Copa Libertadores

Times brasileiros podem avançar às oitavas de final da Libertadores nesta quarta-feira

Foto: Reprodução Comenbol

A rodada desta quarta-feira da Copa Libertadores pode ser decisiva para três clubes brasileiros: Grêmio, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense. Uma nem tão improvável combinação de resultados pode garanti-los na segunda fase do principal torneio do continente e dar-lhes o direito de encarar os últimos jogos da fase de grupos como um “campo de testes” para novas opções táticas – ou apenas para descansar o elenco.

Veja a seguir o que cada time precisa para se garantir nas oitavas de final do torneio.

 

Deportes Iquique x Grêmio

O tricolor gaúcho é quem tem a vida mais fácil na rodada. Um simples empate com o Desportes Iquique, na casa do adversário, basta para os comandados de Renato Portaluppi voltarem pra Porto Alegre classificados. Sem o desgaste de ter jogado no domingo pela final do Campeonato Gaúcho, o Grêmio vai para o jogo em condições de fazer o resultado que precisa. O grande adversário dos gaúchos talvez seja a soberba de seu técnico – que tem um bom histórico de complicar jogos relativamente fáceis.

 

Atlético Paranaense x San Lorenzo

Com a toalha praticamente jogada no Campeonato Paranaense, o Atlético recebe a boa equipe do San Lorenzo precisando fazer a lição de casa: vencer em seus domínios. Este resultado e uma vitória do Flamengo contra a Universidad Católica, no Rio, garantem o furacão na próxima fase (e o mengão também). Embora ainda não tenha arracado grandes suspiros da torcida, o time está taticamente organizado e conta com a experiência do competente – e já campeão da Libertadores – Paulo Autuori.

 

Atlético Mineiro x Sport Boys

Dos três, o único que ainda pensa no campeonato estadual (tecnicamente, o xará paranaense também pensa, mas vai ser difícil reverter os 3 a 0 do último domingo diante do Coritiba). Para se classificar, o Galo precisa vencer o jogo fora de casa e torcer para que o Libertad não derrote o Godoy Cruz na Argentina. Assim como o time paranaense, a equipe do técnico Roger Machado não encanta, mas tem elenco para avançar de fase sem maiores sustos.

 

Prognóstico

Na humilde opinião deste redator, os três se classificam hoje com vitórias. Quem corre mais riscos de ter que esperar mais uma rodada é o Atlético Mineiro, já que depende do Godoy Cruz que, mesmo jogando em casa, pode ser surpreendido pelo Libertad, time que precisa da vitória se quiser continuar vivo na competição.

 

Palmeiras e Flamengo também jogam hoje

Confira aqui o prognóstico para Flamengo x Universidad Católica e para Jorge Wilstermann x Palmeiras.