Ligue 1

O Paris Saint-Germain já é o melhor time do mundo?

Foto: BERTRAND GUAY/AFP/Getty Images

A impressionante vitória por 7×1 na Liga dos Campeões dá à equipe de Neymar um ânimo extra para enfrentar o Mônaco neste domingo            

A ordem de forças do futebol mundial está em uma transição que poucos esperavam. Contando com uma inesperada queda do Real Madrid e com o lento, porém contínuo, declínio do Barcelona, eis que o Paris Saint-Germain de Neymar, Mbappé, Cavani e Daniel Alves está dando passos firmes para mostrar ao mundo que já é a equipe que joga o melhor futebol do planeta. Os números do clube até aqui são impressionantes e dão mesmo muita munição a quem coloca o PSG acima dos demais.

 

Um ataque de outros tempos

Quem acompanha futebol há bastante tempo consegue ter uma noção melhor do feito que o PSG está atingindo. A campanha da equipe até aqui na Liga dos Campeões é surreal, com nada menos que 24 gols marcados e apenas um único sofrido nos cinco jogos disputados. Uma média de quase cinco gols marcados por partida.

A campanha começou com um exato 5×0 sobre o Celtic. As partidas seguintes mostraram um 3×0 no poderoso Bayern de Munique e um 4×0 sobre o Anderlecht, da Bélgica, que levou 5×0 na primeira partida do returno da fase de grupos. O auge da fase goleadora deste PSG veio no show desta quarta-feira (22), com um 7×1 avassalador sobre o Celtic. Os gols foram de Neymar (dois), Cavani (dois), Mbappé, Verrati e Daniel Alves. O Celtic chegou a sair na frente, com um gol logo no primeiro minuto, mas pouco pôde fazer depois para frear o “trem azul”, como já é chamada a equipe de Paris na França.

Os 25 gols do PSG nesta Liga dos Campeões colocam o time bem acima dos demais. O segundo melhor ataque é o do Liverpool, com 16. E vejam que curioso: somando os gols de Real Madrid (14) e Barcelona (7), ainda faltariam outros quatro para atingir a marca do Paris-Saint Germain. Impressionante.

 

Invencibilidade em jogo

Com cinco goleadas nos cinco jogos na Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain está invicto também no Campeonato Francês. Depois de 13 rodadas, a equipe lidera a competição com uma razoável folga para o segundo colocado, o Mônaco, que vem seis pontos atrás (35 a 29). A distância pode disparar neste final de semana, quando as duas equipes se enfrentam às 16h (de Brasília) no Principado de Mônaco.

Não há nada que indique uma possibilidade de vitória do Mônaco, que já perdeu duas partidas até aqui, para o Lyon e para o Nice. O time sentiu demais a saída de Mbappé, que agora volta a rever seu ex-clube.

E o Paris Saint-Germain no Campeonato Francês? Há pouco a se dizer de novo com relação ao que já foi remarcado na campanha da Liga dos Campeões.

A equipe é uma máquina também no nível local. Nas 13 partidas realizadas, ganhou 11 e empatou 2. Fez 43 gols e sofreu só 9. O saldo de gols impressionante (34 gols positivos em 13 jogos) não é visto em nenhuma outra grande liga da Europa.

Quem chega mais perto é o Manchester City. Líder e equipe do momento no Campeonato Inglês, o time de Pep Guardiola, Gabriel Jesus e Kun Agüero exibe 40 gols marcados e 7 sofridos – saldo de 33.

Na Alemanha, o Bayern de Munique domina as ações com 30 gols marcados e 8 sofridos (saldo de 22). Os campeonatos europeus estão em estágios parecidos, entre 12 e 14 rodadas já cumpridas.

O Napoli, líder surpreendente na Itália, marcou 34 gols e sofreu 9 – tem 23 gols a favor. Na Espanha, com a grande rivalidade mundial entre o Barcelona e o Real Madrid, o Barça por enquanto leva a melhor com 33 gols marcados e apenas 4 sofridos. O desempenho da defesa é impressionante. Mas nem assim o saldo da ex-equipe de Neymar consegue ser melhor que o da atual: são 29 no total, contra, repetimos, 34 do PSG até o momento.

 

Jogos da 14ª rodada do Campeonato Francês 2017/2018

Sexta-feira, 24 de novembro

  • 17:45 – Saint-Ettiene x Strasbourg – Palpite: Saint-Ettiene

Sábado, 25 de novembro

  • 14:00 – Rennes x Nantes – Palpite:  Nantes
  • 17:00 – Caen x Bordeaux – Palpite:  Caen
  • 17:00 – Dijon x Toulouse – Palpite: Toulouse
  • 17:00 – Metz x Amiens – Palpite: Amiens
  • 17:00 – Montpellier x Lille – Palpite: Montpellier
  • 17:00 – Troyes x Angers – Palpite: Troyes

Domingo, 26 de novembro

  • 12:00 – Nice x Lyon – Palpite: Lyon
  • 14:00 – Olympique de Marselha x Guingamp – Palpite: Olympique
  • 16:00 – Mônaco x Paris Saint-Germain – Palpite: PSG