Brasileirão Série A

O Corinthians precisa de apenas uma vitória hoje contra o Fluminense para levantar a taça do Brasileirão 2017

Foto: Agência Corinthians

Bastam 3 pontos, logo mais na Arena Itaquera, para o Corinthians comemorar o heptacampeonato brasileiro e se tornar o maior campeão da era dos pontos corridos.

Contando com a ajuda do Vitória que empatou com o Grêmio no último domingo em 1 a 1 e com a Chapecoense que matou o Santos com um sonoro 2 a 0 na segunda-feira no encerramento da 34ª rodada, o Corinthians entra em campo hoje, à partir da 21:45, precisando apenas de uma vitória simples para levantar o seu 7º título de Campeão Brasileiro e tornar-se, com 4 conquistas, o maior vencedor do torneio na era dos pontos corridos – que começou em 2003. Segundo o UOL noticiou ontem, terça-feira, a Rede Globo anunciou que transmitirá o jogo que pode definir o Brasileirão ao vivo para todo o país, exceto Minas Gerais. Cabe ao Fluminense – que ainda pode, matematicamente, entrar no Z-4 – a difícil missão de botar água no chope corintiano e adiar a comemoração em pelo menos mais uma rodada.

 

Campanha de campeão… apesar dos tropeços

O Corinthians que entrou no Campeonato Brasileiro com o rótulo de “4ª força do futebol paulista” (apesar da conquista do título estadual), assumiu a liderança na 5ª rodada do torneio para de lá não mais sair. São 30 rodadas no topo da classificação, em quase todas mantendo uma confortável diferença de 6 pontos (no mínimo). O desempenho espetacular no primeiro turno permitiu ao alvinegro sofrer vários tropeços improváveis no returno e mesmo assim manter-se na liderança com folga. Dono da melhor defesa do Brasileirão com apenas 23 gols sofridos, o Timão valeu-se de sua disciplina tática – uma obsessão que Fábio Carille herdou de Tite – para compensar o elenco limitado e a falta de grandes estrelas. Sempre muito organizado, o alvinegro fez uma campanha cirúrgica, definindo muitos de seus jogos em uma bola e segurando-se na defesa.

 

Campanha para não cair… de novo

Sem dinheiro no caixa e sem grandes nomes no elenco, o técnico Abel Braga conseguiu, aos trancos e barrancos, manter o jovem time do Fluminense fora do Z-4 durante toda a competição. Sofrendo com uma irregularidade crônica e sem conseguir resultados positivos em série o time ocupa hoje a 14ª posição, com 43 pontos após a derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro no final de semana. Apenas 7 pontos separam o tricolor das Laranjeiras do Sport, o 17º colocado que abre a fila de entrada na Série B. Com 12 pontos ainda em disputa, a possibilidade matemática de rebaixamento ainda existe para o Flu que precisa de pelo menos mais 2 pontos para chegar aos 45 que devem garantí-lo na Série A por mais uma temporada. Daí a importância de um resultado positivo contra o Timão hoje.

 

Como chegam

Sem poder contar com Cássio – que estava ontem em Londres à serviço da Seleção Brasileira – e Walter que se contundiu no jogo contra o Atlético-PR (vitória do Timão por 1 a 0), o técnico Fábio Carille colocará, novamente, o jovem Caíque França para proteger a meta alvinegra. Mas os problemas defensivos do Corinthians não acabam aí. Por ter levado o terceiro cartão amarelo, Balbuena está suspenso e será substituído por Pedro Henrique que fechará o miolo de zaga ao lado de Pablo.

A boa notícia é o retorno de Jô que cumpriu suspensão na rodada anterior por conta da agressão que cometeu contra o zagueiro Rodrigo da Ponte Preta no jogo da 31ª rodada. Melhor para as bandeirinhas de escanteio do Itaquerão que não correrão riscos de serem atacadas novamente por Kazim, que volta para o banco de reservas.

Apesar da suspensão de Marlon, expulso na partida contra o Cruzeiro, Abel Braga comemora os retornos do artilheiro do Brasileirão, Henrique Dourado, e do meia Sonorza, que cumpriram suspensão automática na rodada anterior. Para o lugar de Marlon, Léo deverá ir para o jogo.

 

Histórico

Corinthians e Fluminense se enfrentaram 52 vezes na história do Campeonato Brasileiro e os números apontam um certo equílibrio: foram 19 triunfos corintianos (incluindo aí o 1 a 0 do primeiro turno do Brasileirão deste ano), 16 vitórias tricolores e 17 empates.

 

Nosso palpite

Fábio Carille avisou que o campeonato seria decidido nas últimas 7 rodadas e acertou. Foi na 32ª rodada, no jogo contra o Palmeiras, que o Corithians voltou a mostrar a organização que lhe deu o melhor primeiro turno de toda a história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Foram 9 pontos conquistados nos últimos 3 jogos – coisa que ainda não havia acontecido com o Timão no returno.

Disposto a comemorar o heptacampeonato diante de sua torcida, em seu estádio contra um time instável que costuma se desorganizar com certa facilidade o Fiel Torcedor tem muitos motivos para acreditar que gritará “É, campeão!” hoje a noite, depois da vitória corintiana.

 

Jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17:00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Palpite: Atlético-PR
  • 19:30 – Cruzeiro x Avaí – Palpite: Cruzeiro
  • 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: Empate
  • 21:45 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Vitória
  • 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Bahia
  • 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: Flamengo