Brasileirão Série A

O Atlético-PR quer manter a boa fase e o Bahia, distância do Z-4; quem leva a melhor na 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro?

Foto: Cleber Yamaguchi/AGIF

Pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Bahia e Atlético-PR fizeram um jogaço de 8 gols: 6 a 2 para a equipe baiana. De lá pra cá muita coisa aconteceu.

O Atlético-PR viu Paulo Autori assumir o cargo de gerente de futebol e entregar o time para Eduardo Baptista na zona do rebaixamento. O novo técnico tirou o time do Z-4, mas não conseguiu deslanchar nos mata-mata que ainda disputava e, por este motivo, foi substituído por Fabiano Soares que, aparentemente, encontrou um ponto de equilíbrio na equipe.

O Bahia, por sua vez, depois do começo arrasador no Brasileirão, perdeu seu técnico – Guto Ferreira – para o Internacional e Jorginho, seu substituto, não conseguiu estabilizar o time que, pouco a pouco, foi caindo na tabela do campeonato – apesar de alguns bons resultados. O tricolor agora, segue sendo dirigido pelo interino Preto Casagrande e abre o segundo turno perigosamente perto do Z-4.

 

Será que embalou?

Depois de oscilar em boa parte do primeiro turno e apresentar um desempenho apenas razoável em casa – nos últimos 9 jogos foram 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas – o Atlético-PR encontra-se em uma situação curiosa no Brasileirão. Somando 9 pontos nas últimas 3 rodadas, a equipe paranaense está, agora, na 8ª posição, a 2 pontos do G-6. Porém, com 26 pontos até aqui, está a apenas 3 do Bahia e 7 do São Paulo, primeiro time do Z-4.

Seu ataque vem mostrando força e soma 21 gols marcados – número que teve um bom reforço com os 5 a 0 pra cima do Avaí na 18ª rodada do Brasileirão. Sua defesa, porém, não é das mais sólidas e já foi vazada 22 vezes. A boa notícia, porém, para o torcedor atleticano é que a equipe vem de uma sequência de 3 vitórias – uma delas sobre o poderoso Palmeiras, que viu seu time reserva ser batido por 1 a 0 na 19ª rodada – e pode, finalmente, ter pego o embalo necessário pra lutar pelo G-6 ou, pelo menos, uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Seria um resultado excelente para um time que passou por tantos altos e baixos durante o primeiro turno.

 

Será que vai embalar?

Ocupando a 13ª posição, com 23 pontos – apenas 4 à frente do São Paulo – o Bahia que parecia preparado para ser mais do que um coadjuvante no Campeonato Brasileiro, perdeu rendimento, caiu na tabela, viu um técnico ir embora, demitiu outro e com 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, não arranca suspiros da sua torcida.

Em um jogo ruim de doer, na 18ª rodada, venceu o São Paulo, na Fonte Nova, por 2 a 0. Pela 19ª, empatou com a Chapecoense em 1 a 1 na Arena Condá. Em seus últimos 5 jogos a equipe baiana teve 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (7 pontos em 15 possíveis). Seu ataque e sua defesa caminham no mesmo passo: foram 24 gols marcados e 24 sofridos.

Sob o comando de Preto Casagrande – interino/definitivo dependendo dos resultados –, o Bahia joga neste final de semana para somar 3 pontos e, na pior das hipóteses, manter seus 4 pontos de distância do Z-4. Se na primeira rodada o tricolor baiano dava a impressão de que poderia lutar pela vaga na Sul-Americana e, quem sabe, até pelo G-6, a realidade agora mostra muito claramente que o seu campeonato será contra Atlético-MG, Ponte Preta, Chapecoense, São Paulo, Vitória, Avaí e Atlético-GO, todos disputando uma vaga na Série B de 2018.

 

Nosso palpite

No papel, o Atlético-PR é um time muito melhor que o Bahia – quem tem alguns bons jogadores, sim. Os últimos resultados aumentaram a confiança e melhoraram o clima dentro do rubro-negro, que, finalmente, começa a mostrar algum padrão tático/técnico. O Bahia por sua vez segue alternando boas exibições (os 6 a 2 contra o próprio Atlético) e apresentações abaixo da crítica (como os 3 a 0 para a Ponte Preta na 13ª rodada).

Desempenho por desempenho,. os dois times são muito parecidos nos números, mas o melhor momento dos paranaenses deve fazer a diferença. Não será um “passeio”, mas o Atlético-PR deve vencer mais esta e aumentar para 4 a sua série de vitórias seguidas – apesar de o empate não ser um resultado improvável.

 

Caneladas ao Vivo

Neste domingo, a partir das 16 horas acompanhe nossas Caneladas ao Vivo para Vasco e Palmeiras pelo Twitter do Ganhador. Venham conferir! Vai ter bolo.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 20ª rodada do Brasileirão é uma das mais doidas do torneio, então preste atenção para não se perder: ela começa no próximo sábado, dia 12, e termina na quarta-feira, dia 23, com o jogo entre Chapecoense e Corinthians – adiado porque a Chape foi dar um rolê em Barcelona e levou um chapéu do Neymar que foi para Paris.

Sábado – 12/08/2017

  • 16:00 – Atlético-GO x Coritiba – Olímpico (Premiere) – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Vitória x Avaí – Barradão (Premiere) – Palpite: Avaí

Domingo – 13/08/2017

  • 11:00 – São Paulo x Cruzeiro – Morumbi (Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Vasco x Palmeiras – Raulino de Oliveira (Globo, Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Atlético-MG x Flamengo – Horto (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Sport x Ponte Preta – Ilha do Retiro (Premiere) – Palpite: Sport
  • 19:00 – Atlético-PR x Bahia – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Atlético-PR
  • 19:00 – Botafogo x Grêmio – Engenhão (Premiere, SporTV) – Palpite: empate

Segunda-Feira – 14/08/2017

  • 20:00 – Santos x Fluminense – Pacaembu (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos

Quarta-feira – 23/08/2017

  • 19:30 – Chapecoense x Corinthians – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Corinthians