NBB

NBB: Paulistano aguarda Bauru ou Pinheiros

Foto: Bufolin / Flickr oficial do Pinheiros / Divulgação

Amanhã teremos o último jogo da semifinal do NBB.

Paulistano precisou de apenas três partidas para despachar o Vitória, mas Bauru e Pinheiros lutarão até o último segundo para prevalecer no mata-mata. Quinta peleja acontecerá nesta terça-feira, em Bauru.

  

Garotos do Paulistano na final

Com o elenco mais jovem entre todos os 15 participantes do NBB, o Paulistano conseguiu chegar à final. O plantel tem média de idade de 21,9 anos. Os alvirrubros conseguiram captar garotos que se destacaram em peneiras do clube, nas categorias de base internas e até em outros times. Alguns nomes que se destacam são Yago Matheus (17 anos), Luis Fernando (19), Victor André (19), Mogi (20), Lucas (21) e Pedrão (21). A experiência vem com o argentino Hure (32), Eddy (30, Guilherme (30), Jhonatan (29), Prestes (29) e Renato (29).

Com estes atletas e muito trabalho foi que o técnico Gustavo de Conti conseguiu levar os paulistanos à sua segunda final de NBB. A primeira foi em 2013/14, quando o Flamengo se sagrou vencedor.

Vale ressaltar a importância destes jovens e também de se ter o grupo na mão. Por causa de uma virose, o armador titular Georginho, de apenas 20 anos, teve que ser substituído nos jogos 2 e 3 por Arthur Pecos e Yago Matheus, que acabaram se destacando durante cada um dos 40 minutos.

O Paulistano terminou a temporada regular em sexto lugar. Nos playoffs, ganhou do Basquete Cearense (11o) por 3 a 2, do Franca (3o) por 3 a 2 e do Vitória (7o) por 3 a 0. O destaque baiano nas semifinais foi o norte-americano Chris Hayes.

Se o Pinheiros for o rival da melhor de cinco decisiva, será mais um capítulo na histórica rivalidade entre as duas das principais agremiações poliesportivas da capital paulistana. Eles já duelam em outras modalidades como esgrima, judô, tênis, natação, polo aquático, squash, voleibol, entre outros.

  

Bauru e Pinheiros precisam desempatar

O Bauru, quinto colocado da primeira fase, desclassificou o Macaé, 12o, e a UNICEUB, 4o. O time luta para repetir a campanha de 2002, quando se tornou o melhor quadro do país.

Já o Pinheiros terminou a fase de classificação em nono lugar. Quis o destino que os pinheirenses batessem nas duas equipes cariocas de maior torcida. Primeiro superaram o Vasco da Gama, nono, por 3 a 2. Depois, o Flamengo, primeiro, foi a vítima, também por 3 a 2.

No quarto encontro da semifinal, tudo indicava que o Pinheiros fecharia a eliminatória em 3 a 1. Isso foi verdade até que o ala/pivô Jefferson, que fazia uma exibição discreta, resolveu desequilibrar. Ao anotar 20 pontos (11 no último quarto) e praticamente não errar, ele foi o fiel da balança. É preciso mencionar que Gegê, Shilton e Gui Deodato fizeram seus melhores jogos deste playoff. Juntos, eles conseguiram anular Holloway, que tinha média de 27 pontos na semifinal mas que só conseguiu conferir 12 neste embate). Valtinho, Léo Meindl e Jaú são outras peças de confiança do comandante Demétrius Ferracciú.

Além de Holloway, o Pinheiros tem o americano Corderro Bennett como a principal figura de seu plantel, que conta como nomes como Techmann, Neto, Ansaloni, Gemerson, Renan, Ruivo e Mathias. O “professor” do tricolor é César Guidetti.

O quinto é derradeiro duelo está marcado para amanhã, às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Se o Dragão espera contar com o apoio de seu torcedor, os da capital contam com um ótimo retrospecto fora de seus domínios para se classificar.

Quem sobreviverá nesta batalha tão parelha? Qualquer previsão é muito difícil mas vejo o Bauru com um desempenho mais regular que seu oponente. A final do NBB 2016/17 será disputada em melhor de cinco confrontos.

  

Santos-AP excluído da Liga Ouro

O Santos-AP foi excluído da 2a divisão masculina de basquete por razões financeiras. Além de completar dois meses de salários atrasados, o Peixe não estava pagando a taxa de arbitragem de suas partidas. Em nota, a Liga Nacional de Basquete confirmou a anulação de todas as suas partidas. O caso se encaminha agora para a justiça desportiva e o clube amapaense poderá sofrer outras punições.

É bom lembrar que o Santos-AP conquistara a Supercopa Brasil (espécie de 3a divisão), apresentou um aporte financeiro de R$ 500 mil para entrar na Liga Ouro e teve laudos aprovados em seu ginásio para receber as pelejas.

Assim sendo, Botafogo, Joinville e Contagem Towers disputarão as semifinais. O Brusque está eliminado. Apenas o campeão garante vaga para substituir o rebaixado Caxias Basquete no NBB de 2017/18.

  

Playoffs, semifinais:

Paulistano x Vitória:

  • Jogo 1, 09 de maio: Vitória 84×93 Paulistano
  • Jogo 2, 12 de maio: Paulistano 82×72 Vitória
  • Jogo 3, 14 de maio: Paulistano 70×67 Vitória

Bauru x Pinheiros:

  • Jogo 1, 08 de maio: Pinheiros 98×86 Bauru
  • Jogo 2, 13 de maio: Bauru 83×89 Pinheiros
  • Jogo 3, 15 de maio: Bauru 94×77 Pinheiros
  • Jogo 4, 20 de maio: Pinheiros 72×76 Bauru
  • Jogo 5, 23 de maio: Bauru x Pinheiros