NBA

NBA: Antetokounmpo domina LeBron, mas Cavs derrotam os Bucks

Foto: AP Photo/Tony Dejak

Confronto de gerações tem vantagem do “Grego Maluco”, que nem assim evita a sexta derrota do Milwaukee na temporada        

Guarde bem esse nome complicado: Giannis Antetokounmpo. Ele é ídolo de um tal Kevin Durant, que sempre repete estar diante de um MVP quando enfrenta o “Grego Maluco”, como é chamado o ala de 2,11 metros que defende o Milwaukee Bucks.

Na madrugada desta quarta (8) não foi diferente. Antetokoumpo jogou demais, como habitual nesta temporada, e levou vantagem no confronto de cestinhas contra ninguém menos que o astro LeBron James, que igualou os 1072 jogos da carreira do seu ídolo Michael Jordan. E a contagem “jordaniana” foi obtida em grande estilo, com um 124×119 para o Cleveland Cavaliers, que pelo menos por alguns momentos vai poder respirar depois de um começo tão negativo. Os atuais vice-campões da NBA hoje ocupam a nona colocação na Conferência Leste, com 5 vitórias e 6 derrotas. A situação dos Bucks é mais crítica: 4 vitórias e 6 derrotas. Ocupam apenas a 12ª colocação na mesma conferência.

 

E de pensar que Giannis tem só 22 anos…

O que mais chama a atenção no jogo de Antetokounmpo é a maturidade que ele demonstra. Já vimos jovens jogadores tão brilhantes, e nem é difícil se lembrar das mágicas que Jordan e Kobe Bryant faziam ainda garotos, mas o “Grego Maluco”, como Giannis é chamado, parece ter até um algo a mais proveniente de seu impressionante 2,11 metros. Ele é uma máquina de rapidez e de força, mesmo carregando 101 quilos de puro músculo. E mais que isso: é um jogador inteligente que procura espaços, escolhe sempre a melhor opção de jogada e tem uma eficiência formidável nos arremessos.

A partida desta quarta (8) foi excelente exemplo. Antetokounmpo terminou com nada menos que 40 pontos, sendo o cestinha da partida e conseguindo jogar sempre para o grupo, e não para obter destaque individual. O seu duelo contra LeBron foi fantástico, com direito a um espetacular toco que ele impôs ao “King James” que fez a internet explodir em plena madrugada. LeBron gastou todo o seu repertório para livrar-se da marcação do grego, e nem assim ele conseguiu se impor e terminar a partida com mais de 30 pontos, 9 assistências e 8 rebotes. Além dos 40 pontos, Giannis deu 4 tocos e serviu 3 assistências. “Uma besta”, como peculiarmente elogiam os americanos.

O Cleveland deu sinais de que pode reagir em poucas semanas. Talvez de maneira mais lenta que o Golden State Warriors, que começou a temporada com certa inconstância e agora já lidera a Conferência Oeste. Os Cavs não demonstram capacidade de subir tão rápido, mas uma não-ida ao playoff é descartada por todos os especialistas dos Estados Unidos.

 

Um Lakers x Celtics para a nova geração

Quem está beirando os 40 anos lembra muito bem do primeiro joguinho de basquete que trouxe a NBA para os videogames e para os computadores do Brasil. Ele se chamava Lakers x Celtics e mostrava o então brilhante confronto entre Magic Johnson e Larry Bird, os dois maiores nomes do basquete até a explosão de Michael Jordan.

E será exatamente este confronto, mais precisamente um Celtics x Lakers, pois a partida vai ser no TD Garden, que marca a noite desta quarta (8) no melhor basquete do mundo.

Os olhos do Lakers seguem abertos para o calouro Lonzo Ball, que até aqui não mostrou jamais a pecha de gênio apregoada pelo seu pai, o excêntrico LaVar Ball. As médias de Lonzo não são negativas, tampouco a se destacar. Ele carrega até aqui 33 minutos em quadra por partida, com 8,8 pontos, 6,4 rebotes e 6,9 assistências.

Resta saber como ele se dará contra Kyrie Irving, um dos grandes nomes da temporada até aqui. Contando com seu brilho, os Celtics atingiram nove vitórias seguidas – e só uma grande surpresa vai evitar que esta marca se estique até a décima a partir das 23h (de Brasília) de hoje (8).

 

Jogos da Temporada Regular da NBA 2017/2018

Terça-feira, 7 de novembro

  • Washington Wizards 99×113 Dallas Mavericks
  • Indiana Pacers 112×117 New Orleans Pelicans
  • Cleveland Cavaliers 124×119 Milwaukee Bucks
  • Toronto Raptors 119×114 Chicago Bulls

Quarta-feira, 8 de novembro

  • Denver Nuggets 112×104 Brooklyn Nets
  • Utah Jazz 97×104 Philadelphia 76ers
  • Portland Trail Blazers 97×98 Memphis Grizzlies
  • Sacramento Kings 94×86 Oklahoma City Thunder
  • 22:00 – Detroit Pistons x Indiana Pacers – Palpite: Pistons
  • 22:00 – Orlando Magic x New York Knicks – Palpite: Magic
  • 23:00 – Boston Celtics x Los Angeles Lakers – Palpite: Celtics

Quinta-feira, 9 de novembro

  • 00:00 – Phoenix Suns x Miami Heat – Palpite: Heat
  • 01:30 – Golden State Warriors x Minnesota Timberwolves – Palpite: Warriors