NASCAR

NASCAR ou UFC? Quem vai vencer o cinturão da Kobalt 400 em Las Vegas? Veja os pilotos favoritos!

Foto: Daniel Shirey/Getty Images

Após uma corrida recheada de emoção em Atlanta, a NASCAR cruza os Estados Unidos e desembarca no Las Vegas Motor Speedway para a tradicional Kobalt 400! O evento acontece no próximo domingo (12), às 17h30, e vai agitar a cidade de Las Vegas – Nevada. A Cidade do Pecado vai estremecer com um campeonato que chega pegando fogo após duas corridas já realizadas… Qual piloto vai colocar o cinturão de campeão?

Isso mesmo, você não leu errado. Ao contrário das outras corridas, a Kobalt é a única em que o campeão recebe um cinturão ao invés de um troféu – em homenagem à grande tradição da cidade que recebe lutas de boxe e MMA. A corrida terá 267 voltas e segue o mesmo padrão da semana anterior no Estado do Pêssego: com um circuito de 2,4km e totalmente oval.

Exatamente por essa similaridade que os favoritos para o evento já estão bem desenhados – a tendência é que os pilotos que dominaram a corrida em Atlanta voltem a fazer boas apresentações em Nevada. Embora os nomes possam variar, uma coisa já está bem desenhada: os carros da Ford devem deitar e rolar na Las Vegas Motor Speedway.

Calma, eu explico. Os últimos anos mostraram um padrão no começo de temporada da NASCAR: uma fabricante dominou nas primeiras 8-10 corridas e as outras tiveram que correr para se recuperar do prejuízo. Em 2015 os carros da Chevy sobraram, no ano passado a Toyota saiu na frente.. e 2017 é o ano da Ford: os carros da montadora lideraram 389 voltas – contra 116 da Chevy e 20 da Toyota.

 

Dominante, Kevin Harvick busca primeira vitória em 2017

Apesar de ainda não ter levantado um troféu na temporada, Kevin Harvick é o principal favorito na Cidade do Pecado. O californiano vem em uma toada espetacular e, mesmo sem cruzar a linha de chegada na ponta, foi o piloto que mais liderou em Daytona e Atlanta.

A vitória escapou pelos dedos na Geórgia de um jeito bem controverso: Harvick fez a pole position, ficou na frente em quase toda a corrida e perdeu por ter que cumprir uma penalidade, bem discutível, no seu último pit stop: o radar pegou um excesso de velocidade de 50,07 MPH em um limite de 50 na área dos boxes. O piloto da Stewart-Haas Racing venceu a Kobalt 400 em 2015 e pode repetir a dose no domingo.

O principal rival de Harvick deve ser Brad Keselowski. O piloto se beneficiou com a punição a Harvick no último domingo e viu a vitória cair em seu colo em Atlanta. Será que ele engata o segundo triunfo consecutivo? Tradição na Kobalt 400 ele tem de sobra: o piloto de Michigan venceu a prova em 2016 e 2014 e em todas as últimas quatro edições ficou no mínimo em sétimo. Assim como na Georgia, Las Vegas possui um circuito cheio de variações e é fundamental ter um chefe de equipe consistente para receber a bandeira quadriculada. É exatamente o que Keselowski possui: Paul Wolfe é um dos melhores da atualidade e deve ser fator determinante no domingo.

O terceiro na lista do principais favoritos é a lenda Jimmie Jonhson, mas a presença deve ser mais por ser o atual campeão da última temporada do que pelo que vem fazendo até então em 2017. O maior campeão da história da NASCAR (empatado com sete conquistas) vem sendo uma das maiores decepções no ano: terminou em 34º na Daytona 500 e em 19º em Atlanta. Apesar do momento atual, a história de Johnson em Atlanta pesa demais: ele já venceu a corrida quatro vezes (2005, 2006, 2007 e 2010), liderou pelo menos 30 voltas nos último cinco anos – em quatro deles terminou, pelo menos, na sexta colocação.

Pulando para os azarões, tem um nome que vale a pena demais ficar com os olhos bem abertos: Kyle Busch. Pouco falado no começo do ano, Busch ganhou os holofotes após uma vitória de tirar o fôlego na Daytona 500 e chega com tudo para correr ‘em casa’. Natural do estado de Nevada, Busch conhece a Las Vegas Motor Speedway como poucos e, apesar de ser o nono na lista dos favoritos, tem boas chances de repetir o feito do irmão Kyle, campeão em 2009, e faturar o primeiro cinturão da carreira. O veterano se encontra talvez na melhor forma da carreira e é o atual vice-líder da competição com 86 pontos.

 

Veja os principais favoritos para a Kobalt 400:

  • Kevin Harvick da Stewart-Hass Racing (5.00)
  • Brad Keselowski da Team Penske (7.50)
  • Jimmie Johnson da Hendrick Motorsports (8.00)
  • Kyle Busch da Joe Gibbs Racing (8.50)
  • Joey Logano da Team Penske (8.50)
  • Chase Elliott da Hendrick Motorsports (9.00)
  • Martin Truex Jr. Furniture Row Racing (11.00)
  • Matt Kenseth da Joe Gibbs Racing (11.00)
  • Dale Earnhardt Jr. da Hendrick Motorsports (13.00)
  • Denny Hamlin da Joe Gibbs Racing (15.00)
  • Kurt Busch da Stewart-Hass Racing (15.00)