Brasileirão Série A

Nada melhor para o Fluminense do que se recuperar em cima do Flamengo na 27ª rodada do Brasileirão

Fla-Flu
FOTO: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Clássico Fla-Flu acontece hoje, às 17h00, no Maracanã

Flamengo e Fluminense vivem maus momentos no Campeonato Brasileiro. O Urubu deixou de perseguir o Corinthians, desceu a ladeira e já está ameaçado de sair do G-7. Isso sem falar nas quedas na Libertadores, Copa do Brasil e Primeira Liga. O Pó de Arroz deixou o G-13 e é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Perto do fundo do poço, o Tricolor deve conseguir os três pontos para o time voltar a subir na classificação. Meu colega de redação Flávio Soares, que sempre torce contra tricolores, não enxerga quão óbvio será a festa em verde, branco e grená nas arquibancadas do outrora maior do mundo. Confira os prognósticos da razão da vitória do Fluminense!

 

Histórico

Desde que o departamento de futebol do Flamengo foi fundado por ex-futebolistas do Fluminense, pai e filho já se cruzaram em 410 oportunidades. O rubro-negro prevaleceu em 148 oportunidades, contra 129 dos Tricolores.

 

Sem pensar em rebaixamento

O Fluminense não veio para este Brasileirão apenas para escapar do rebaixamento. Ao contrário, o clube visava a Libertadores, mas teve que vender algumas peças para se recuperar financeiramente, e se contenta em retornar à Copa Sul-Americana, cujo próximo adversário na edição deste ano é o próprio Flamengo.

O plantel está pressionado – foi recebido no aeroporto, após a derrota para o Grêmio por 1 a 0, sob vaias e protestos da nação. Alguns atletas tiveram que conversar com as torcidas organizadas na terça-feira para acalmar os ânimos e pedir apoio.

Carlos Alberto Parreira não será o vice-presidente de futebol, pois tem agenda cheia de compromissos pessoais e terá que se ausentar bastante da Cidade Maravilhosa.

Para pegar o Flamengo, Abel Braga não conta com Henrique, que sente uma lesão na coxa esquerda, com Wellington, com dores no púbis, nem com Orejuela que chega desgastado após defender a seleção equatoriana. O professor gostaria de vencer, pois ainda está mordido com o revés na decisão do Estadual: “Para mim foi falta do Réver no Henrique. Não deixaram a gente levar”, declarou.

Para o fim de semana, é possível que Gum, Pierre e Renato Chaves estejam no banco de reservas, pois os três estão cem por cento recuperados das contusões e já aprimoram suas formas físicas.

Apesar da pré-temporada mais curta em janeiro, o Tricolor optou por participar do Torneio da Flórida, onde encara PSV (da Holanda) e Barcelona (do Equador).

Em outra frente, o vôlei feminino perdeu o título estadual conquistado em 2016. O SESC foi superior às meninas das Laranjeiras este ano. O sexteto debuta na Superliga contra o Brasília, no domingo, às 13h00, no Hebraica.

 

Fla sem Guerrero

Guerrero tem a melhor média de gols de toda a sua carreira atuando esta temporada pelo Flamengo. Pelo Peru, salvou os Incas classificando seu país para a Repescagem da Copa do Mundo, onde encontra a Nova Zelândia, em novembro.

Sem o matador, a turma do chinelinho pode ficar à vontade para perder para o Fluminense, pois o restante da equipe não joga nada. Basta ver Diego, que desandou e parece um cara comum, em vez daquele craque fora de série. Lembram do Vinícius Júnior? Pergunta ao escrete sub-17 se ele faz falta!

Para melhorar o ambiente, surgiram boatos de que Adriano pode pintar no Ninho do Urubu no ano que vem. Já Neymar declarou que pretende encerrar sua carreira no rubro-negro. Com notícias assim, a desconcentração é total e não parece que os flamenguistas estão muito focados no espetáculo desta noite.

 

As possíveis escalações

Flamengo: Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Geuvânio, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá. Técnico: Reinaldo Rueda.

Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Reginaldo, Nogueira e Léo; Orejuela, Wendel, Douglas, Sornoza e Gustavo Scarpa; Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

 

Serviço

O mandante do clássico anunciou que dez mil bilhetes foram vendidos até terça-feira. Seus preços variam entre R$ 20,00 e R$ 245,00.

 

Palpite

O Flávio Soares é a cara do Flamengo do Eduardo Bandeira de Mello ou do Palmeiras da Crefisa. Pensa que vai ganhar porque tem os jogadores mais badalados. Ser superior tem que ser provado dentro de campo, como esporte coletivo, e não individualmente. O Fluminense deve aproveitar a má fase do Urubu para sair do Maracanã com um belo 2 a 0.

 

27ª rodada do Brasileirão

Quarta-feira, 11 de outubro:

  • 19h30: Atlético-PR 2×2 Atlético-GO
  • 19h30: Botafogo 2×1 Chapecoense
  • 21h00: Corinthians 3×1 Coritiba
  • 21h45: Atlético-MG 1×0 São Paulo
  • 21h45: Avaí 1×2 Vasco da Gama
  • 21h45: Grêmio 0x1 Cruzeiro

Quinta-feira, 12 de outubro:

  • 17h00: Flamengo x Fluminense – palpite: Fluminense.
  • 17h00: Ponte Preta x Santos – palpite: Santos.
  • 17h00: Vitória x Sport – palpite: empate.
  • 21h00: Palmeiras x Bahia – palpite: Palmeiras.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 58 – Campeão + Taça Libertadores da América.
  2. Cruzeiro, 47 – Taça Libertadores da América.
  3. Santos, 47 – Taça Libertadores da América.
  4. Grêmio, 46 – Taça Libertadores da América.
  5. Palmeiras, 43 – Taça Libertadores da América.
  6. Botafogo, 43 – Taça Libertadores da América.
  7. Flamengo, 39 – Taça Libertadores da América.
  8. Atlético, MG – 37 – Copa Sul-Americana.
  9. Vasco da Gama, 36 – Copa Sul-Americana.
  10. Atlético-PR, 35 – Copa Sul-Americana.
  11. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana.
  12. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana.
  13. Bahia, 31 – Copa Sul-Americana.
  14. São Paulo, 31
  15. Ponte Preta, 31
  16. Fluminense, 31
  17. Sport, 30 – Série B.
  18. Avaí, 30 – Série B.
  19. Coritiba, 28 – Série B.
  20. Atlético-GO, 26 – Série B.