Brasileirão Série A

Muito dinheiro e pouca bola: Palmeiras e Flamengo fazem o duelo do desânimo no Allianz Parque

Palmeiras x Flamengo
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Equipes gastaram fortunas e pintaram como favoritas ao título, mas desempenho é abaixo do esperado. Duelo ocorre às 17h (de Brasília) de domingo (12)   

O futebol não é uma mera questão de dinheiro, e está aí o Brasileirão para comprovar com o melancólico Palmeiras x Flamengo, das 17h (de Brasília) deste domingo (12), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Dois dos times mais ricos do Brasil, ambas as equipes pintaram como enormes candidatas ao título, e na abertura desta 34ª rodada brigam para terminar em uma boa colocação para atingir a Libertadores 2018 de maneira direta. O Palmeiras ocupa a quarta posição, com 54 pontos. O Flamengo vem mais atrás: é o sétimo, com 50.

 

Palmeiras vive ano de vexames

Um clube com a grandeza do Palmeiras, turbinado pelos milhões da Crefisa, não pode encarar 2017 de outra forma que não como uma gigante (e caríssima) frustração. O time não conquistou título algum na temporada, colecionando eliminações vergonhosas no Paulista, na Copa do Brasil e na Libertadores. No Brasileirão, para piorar, a “eliminação” na briga pelo título veio justamente através do rival Corinthians, que fez o Timão acordar para a dura realidade aos empurrões com um histórico 3×2 em Itaquera no último final de semana.

A troca de técnico, que parecia produtiva, também já dá sinais de que vai precisar ser revista para 2018. A saída do excêntrico Cuca para a entrada de Alberto Valentim teve um grande choque de realidade com as derrotas para Corinthians (3×2) e Vitória (3×1, em Salvador, no meio de semana). O Palmeiras está com a cabeça em 2018, mas com as pernas nas rodadas por cumprir neste Brasileirão. E o duelo contra o Flamengo será um grande teste para ver como está o ânimo alviverde nesta ingrata reta final de um campeonato que, para piorar, conta com a enorme festa do Corinthians, seu eterno parâmetro.

Os titulares ainda estão para ser definidos pelo técnico, que se mistura entre a pressão para seguir no G-4 e a necessidade de testar novas peças para a temporada que vem. A grande possibilidade é que o clube mantenha a quase totalidade dos nomes que enfrentaram Corinthians e Vitória. A necessidade de pontuação exige que o Palmeiras jogue para vencer. O Alviverde soma 54 pontos, contra 51 de Botafogo e Cruzeiro e 50 do Flamengo, justamente o adversário deste domingo (12).

 

Flamengo luta por 13 pontos em cinco jogos

Muito do que foi dito das vergonhas do Palmeiras se aplicam também ao Flamengo. Há um óbvio atenuante: a equipe ganhou o Carioca e está viva na luta pela Sul-Americana, mas a sétima colocação no Brasileirão, diante do quarto lugar do Palmeiras, é um resultado fraco demais para um time que no começo do campeonato era tido como uma seleção sul-americana.

O cálculo pelos lados do gigante carioca é simples. Das cinco partidas que restam para o fim do Brasileirão, a equipe precisa simplesmente ganhar quatro e empatar uma – sequência absolutamente improvável em um campeonato marcado por um interminável perde-e-ganha de quase todos os times.

A pressão no clube é gigante porque a má campanha pode deixar rastros para 2018. Uma não-classificação para a Libertadores do ano que vem, por exemplo, seria uma catástrofe para as contas do clube que investiu pesado na contratação de atletas caríssimos como Diego e Guerrero.

A tabela daqui até o fim mostra ainda a dificuldade de fazer três jogos fora de casa (contra Palmeiras, Coritiba e Vitória) e dois na Ilha do Urubu (diante de Corinthians e Santos). O Fla está diante de semanas decisivas – e só o bom desempenho em campo vai permitir que não sejam também tensas.

 

Palpite

O que era para ser um dos jogos mais aguardados de todo o Brasileirão virou um duelo marcado pelo desânimo. O Palmeiras joga em casa e terá um empurrão (ou puxão de orelha) a mais para tentar alcançar os três pontos. O Flamengo atua com a necessidade de pontuar e sair da complicada zona que está. Imaginamos um empate. Um 1×1 é bem compatível com a triste realidade de ambos – que, esperamos, melhorem logo. O futebol brasileiro agradece.

 

Jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 11 de novembro

  • 17:00 – Botafogo x Atlético-PR – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Corinthians x Avaí – Palpite: Corinthians

Domingo, 12 de novembro

  • 17:00 – Vasco x São Paulo – Palpite: Vasco
  • 17:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Empate
  • 17:00 – Atlético-GO x Sport – Palpite: Empate
  • 18:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Coritiba x Ponte Preta – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Empate

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos – Palpite: Santos