UFC

Lesão tira Mauricio Shogun do UFC Japão, e evento agora conta com quatro brasileiros

Foto: Divulgação/UFC

A bruxa, definitivamente, está solta no UFC! Depois de diversas lesões de última hora que mudaram os planos da maior organização de MMA do mundo, agora são os fãs japoneses que perdem a chance de ver um astro às vésperas do show. Mauricio Shogun, que faria a luta principal do UFC FIght Night Japão contra Ovince St Preux, neste sábado, está fora do evento por conta de uma lesão no joelho esquerdo. O brasileiro anunciou sua saída do card em publicação nas redes sociais.

Aos 35, Shogun é o quinto colocado no ranking oficial dos meio-pesados. O brasileiro vive boa fase e, diante da situação da divisão, uma vitória contra St Preux o colocaria bem próximo a uma nova chance ao título. Mas o que acontece é que depois de tantos anos de carreira o brasileiro precisa se cuidar. Ele mesmo relatou em seu comunicado na internet que tentou forçar a barra e lutar lesionado, mas isso só agravou a situação da lesão. Atletas costumam fazer esse tipo de esforço, mas depois de quase 15 anos no MMA não é mais algo que vale a pena. Os prejuízos são muito maiores. A recuperação de uma lesão séria demora mais para um cara que já luta há anos.

O ex-campeão dos meio-pesados do UFC fez o certo. À essa altura da carreira, com três vitórias consecutivas e em quinto lugar na categoria, não é inteligente lutar machucado contra um cara como Ovince St Preux. Seria colocar em risco tudo o que ele construiu nos últimos meses. Tenhamos paciência. O UFC escalou Yushin Okami para substituir o brasileiro.

O nome de Shogun se junta a vários atletas, especialmente brasileiros, que tiveram seus compromissos adiados ou cancelados no UFC. Depois de Ray Borg, que por problemas de saúde teve de abandonar a disputa de cinturão dos moscas prevista contra o campeão Demetrious Johnson, no UFC 215, Glover Teixeira, Felipe Sertanejo e Thiago Pitbull também tiveram seus planos frustrados. O primeiro sofreu uma lesão leve, e adiou o combate contra Misha Cirkunov. Inicialmente programado para 28 de outubro, em São Paulo, o duelo agora acontece no dia 16 de dezembro, em Winnipeg, Canadá. Pitbull e Sertanejo saíram de última hora do UFC Fight Night de Pittsburgh (EUA). Thiago por problemas pessoais causados pelo furacão Irma, que devastou a cidade onde mora, e Felipe também por problemas de saúde causados pelo corte de peso.

Vale lembrar que o UFC Fight Night que acontece neste sábado, no Japão, tem ainda quatro brasileiros em ação. Na co-luta principal do show, Claudia Gadelha e Jessica Andrade se encaram em confronto entre tops da divisão peso palha feminino. Jussier Formiga e Henrique da SIlva enfrentam Ulka Sasaki e Gokhan Saki, respectivamente.