Primeira Liga

Jogando em casa, Internacional deve levar a melhor sobre o Atlético-MG nas quartas de final da Primeira Liga

Foto: Ricardo Duarte

Depois de embalar na Série B – com 5 vitórias nos últimos 5 jogos –, o Internacional assumiu a liderança da competição e antes de aproveitar a folga no Brasileirão (cortesia dos jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia), recebe o Atlético-MG no Beira-Rio no jogo único válido pelas quartas de final da Copa da Primeira Liga. E por mais que meu companheiro de Ganhador, Miguel Gonzalez, teime em chamar de “delírio”, tenho plena convicção de que o Colorado tem tudo para depenar o Galo hoje à noite e chegar às semifinais.

 

Jogo único

As quartas de final da Primeira Liga não são disputadas no sistema de mata-mata. Com apenas uma partida, os jogos são, como na Copa do Mundo, duelos de “mata” e mais nada. Tendo apenas 90 minutos para definir a vaga e jogando diante de sua torcida – que já viu sua cota de “fiascos” no ano – o Internacional entra motivado para “fazer bonito” contra um time da Série A exatamente como já havia feito contra o Palmeiras pela Copa do Brasil onde, apesar da eliminação, o time gaúcho jogou de igual para igual contra o “melhor elenco do Brasil”.

 

Internacional reforçado

Embora venha esboçando um time reserva para a partida, dificilmente o técnico Guto Ferreira deixará escapar a oportunidade de lutar por um título na temporada – ainda mais quando tem pela frente um “freguês” histórico (em 85 encontros, o Inter venceu 35 enquanto que o Galo levou a melhor em 27 oportunidades e a igualdade marcou os outros 23 embates). Leandro Damião e Camilo, por exemplo, chegaram e – embora o segundo não seja titular absoluto – deram ao Internacional uma consistência ofensiva que faltou durante boa parte do primeiro turno da Série B. Será ingenuidade acreditar mesmo que o professor Guto deixará seus melhores atletas de fora. Um último esforço antes de uma parada de 10 dias? Claro que os jogadores aguentam! Ei, Miguel! Será que Micale consegue pedir o mesmo a Robinho e Fred?

 

Focado e estável

Diferente do Atlético-MG que vive altos e baixos na Série A do Campeonato Brasileiro, o Internacional encontrou seu ponto de equilíbrio na Série B: é líder, com 1 ponto de vantagem para o segundo colocado e 8 pontos à frente do 5º colocado (Paraná). Focado como está, o time deverá manter o embalo e voltar para a Série A no ano que vem; com isso, é mais fácil dividir a atenção com uma segunda competição que pode dar ao Inter a possibilidade de faturar 2 títulos em 2017 (Brasileiro Série B e Primeira Liga).

O Galo por sua vez faz uma campanha horrorosa na elite do futebol brasileiro: com 3 derotas e 2 vitórias nos últimos 5 jogos, a equipe mineira luta para conseguir chegar ao G-6 e se garantir na Libertadores de 2018. E só. Mesmo que encare a Primeira Liga como sua chance de título no segundo semestre, o foco do Atlético é subir na classificação do Brasileiro e isto, obviamente, irá se refletir em campo logo mais.

 

As possíveis escalações

Internacional: Marcelo Lomba; Junio, Danilo Silva, Ernando e Iago; Charles, Alex Santana, Camilo, Nico López e Carlos (D’Alessandro); Joanderson (Leandro Damião). Técnico: Guto Ferreira.

Atlético-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Gabriel, Bremer e Leonan; Roger Bernardo, Yago, Valdívia e Clayton; Robinho e Fred. Técnico: Rogério Micale.

 

Meu palpite

O Internacional, embora dispute a Série B, está num momento melhor, com mais confiança e mais consistência. Deve depenar o Galo no Beira-Rio e seguir para as semifinais sem maiores sustos – para alegria da torcida colorada.

 

Serviço

Os ingressos para o jogo estão sendo vendidos por preços que variam entre R$ 10,00 e R$ 60,00.

 

Quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto:

  • 19h30: Internacional x Atlético-MG – palpite: Internacional.
  • 19h30: Londrina x Fluminense – palpite: Fluminense.
  • 21h45: Flamengo x Paraná – palpite: Flamengo.
  • 21h45: Cruzeiro x Grêmio – palpite: Cruzeiro.