Copa Libertadores

Jogando em casa, Grêmio precisa de um empate contra o Godoy Cruz para seguir adiante na Libertadores

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Mantendo o foco nas competições de mata-mata, o Grêmio entrará em campo com sua força máxima em busca da classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América, na Arena Grêmio, nesta quarta-feira a partir das 19:15. O jogo pode marcar a despedida de Luan do elenco tricolor.

 

Jogando com a cabeça

O Grêmio chega ao duelo de volta pelas oitavas de final da Libertadores mostrando não apenas um futebol vistoso, mas também uma nova faceta do técnico Renato Gaúcho: a estratégia. Poupando seus principais jogadores no Campeonato Brasileiro para ter força máxima na fase de mata-mata da competição continental e também na Copa do Brasil – da qual é o atual campeão – o tricolor gaúcho segue de perto o Corinthians, líder do Brasileirão, mesmo abrindo mão de seu melhor poder de fogo em alguns jogos. Não é à toa que grande parte da crônica esportiva brasileira segue afirmando que o Grêmio é o time que joga o melhor futebol do Campeonato Brasileiro atualmente.

Sem nenhum problema de contusão ou cartões, Renato talvez escale o meia-atacante Luan pela última vez. A janela de transferência para o mercado europeu segue aberta e a diretoria gremista já antecipou que dificilmente conseguirá manter o jogador em seu elenco. Com a possibilidade de fazer sua última apresentação diante da torcida portoalegrense, as chances de Luan ter um destaque excepcional contra o fraco Godoy Cruz são grandes.

No mais, o jogo deve seguir a receita de sucesso do Grêmio na competição: firme na defesa e mortal no contra-ataque.

 

Godoy Cruz não assusta

Sem jogar desde o final de junho – o calendário argentino segue o modelo europeu –, o Godoy Cruz chega ao Brasil em pré-temporada, sem ritmo de jogo e precisando vencer por dois gols de diferença. Seu último jogo oficial foi justamente a partida de ida contra o Grêmio, quando foi derrotado por 1 a 0. De lá pra cá, a equipe argentina ficou quase um mês sem jogar – realizou apenas um amistoso contra o San Lorenzo em 2 de agosto, quando também foi derrotada por 1 a 0.

Encerrando o Campeonato Argentino em 14º lugar, a equipe do Godoy Cruz, em condições normais, não inspira maiores cuidados. Vindo, então, de uma pré-temporada, com apenas um amistoso realizado, não assusta mesmo.

 

Nosso palpite

A diferença de qualidade entre as duas equipes é gritante. O Grêmio vem embalado no Campeonato Brasileiro, mantendo a regularidade mesmo jogando com um time reserva. Além disso jogará diante de sua torcida e em seu estádio contra uma equipe que não está em ritmo de competição.Vitória tranquila do tricolor gaúcho e passaporte mais do que carimbado para as quartas de final da Libertadores.