Primeira Liga

Já classificado, Flamengo “esquece” Primeira Liga e escala equipe cheia de reservas para última rodada

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Nadando de braçadas no Grupo B do torneio, Fla se concentra mais na disputa da semifinal do Carioca, onde medirá forças contra o Vasco.

Estamos chegando ao fim da fase de grupos de um dos torneios mais bagunçados dos últimos tempos: a Primeira Liga. Aquela que nasceu sendo uma esperança para o futebol brasileiro por conta da união de alguns clubes para tentar organizar um campeonato que fosse interessante e lucrativo a eles, mas acabou virando um estorvo para estes mesmos times que possuem competições de mais interesse ou situações mais periclitantes para se preocupar. E neste meio de semana teremos apenas um grande jogo que movimentará a tabela do torneio: Ceará e Flamengo.

Enquanto enfrenta uma situação completamente bizarra em seu campeonato estadual, onde ainda não sabe (ao menos até esta terça-feira, às 20h30) onde irá jogar diante do Vasco da Gama, o Flamengo parece estar mais interessado na decisão que virá dos tribunais do que propriamente dito naquilo que será apresentado em campo nesta quarta, diante do Ceará. E não é para menos. Já classificado e praticamente garantido com a primeira colocação do Grupo B, o Mengão deixará parte de seu elenco no Rio de Janeiro para se concentrar e esperar a decisão de onde enfrentará o arquirrival na semi do Carioca. Tanto é verdade que a delegação que viajou para Fortaleza não conta com seus principais e mais importantes jogadores.

 

Guerrero? Diego? Nada disso.

Quem for ao Estádio do Castelão não verá Guerrero, Diego, Berrío ou nem mesmo Willian Arão. O único titular que de fato estará em campo é o goleiro Alex Muralha. Ou seja, é a chance do técnico Zé Ricardo dar rodagem a atletas mais jovens, mas com enorme potencial, como Felipe Vizeu ou Matheus Sávio. O primeiro, inclusive, deve ser titular ao lado do meia Lucas Paquetá, autor de um golaço no “chocolate” aplicado no fim de semana em cima do Madureira, por 4 a 0. Os 11 que iniciarão a partida também devem ser compostos por jogadores que perderam um pouco de espaço, como Márcio Araújo e Cuellar.

A verdade é que a partida desta quarta pouquíssimo vale ao Fla a não ser testar e dar ritmo de jogo a algumas de suas peças. A equipe de Zé Ricardo já está classificada para a fase mata-mata da Primeira Liga, com seis pontos em dois jogos. Os cariocas ganharam por 2 a 0 do Grêmio na estreia e depois bateram o América Mineiro por 1 a 0. Ou seja, a (o Alex) Muralha ainda não foi vazada nesta competição.

 

Ceará em crise

Em compensação, para o Ceará o duelo tem sim bastante importância. Com um ponto até aqui, se vencer os cariocas, na pior das hipóteses, o Vovô terá apenas que empatar diante do Grêmio, em Porto Alegre, para garantir a sua vaga. Isso porque o tricolor gaúcho ainda não pontuou e o América Mineiro tem apenas um pontinho na competição. Ou seja, se chegar a quatro pontos com uma vitória diante do time reserva do Flamengo, a classificação fica bastante encaminhada.

Acontece que a equipe cearense está longe de viver um momento tranquilo. Gilmar Dal Pozzo deixou o cargo de treinador após sofrer ameaças da principal torcida organizada do time, a Cearamor, depois da eliminação na Copa do Brasil para o Boavista. O treinador vinha fazendo um excelente trabalho no campeonato estadual, onde o Ceará lidera com quatro pontos de vantagem para o vice Fortaleza, mas a pressão da torcida fez com que a diretoria abrisse mão de Pozzo.

Sendo assim, o experiente Givanildo Oliveira foi chamado para assumir o time e prometeu não fazer grandes mudanças. A principal esperança no ataque do Ceará faz jus ao apelido do time: Magno Alves, de 41 anos. A equipe também conta com o experiente e rodado meia Felipe Menezes, com passagens recentes por Palmeiras, Ponte Preta e Goiás. Outro conhecido do futebol brasileiro é Maxi Biancucchi, também conhecido por ser primo de Lionel Messi. São alguns nomes experientes, sem dúvidas, e que podem até fazer a diferença em uma partida com tantos jovens do outro lado do campo.

Palpite: mesmo com a equipe quase toda reserva, o Flamengo ainda tem um excelente time.  Com o momento turbulento do Ceará, um empate é possível de acontecer.

 

Dados do jogo Ceará x Flamengo:

  • Data e horário: Quarta-feira (22), às 19h30
  • Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
  • Odds: Ceará (2.85), Flamengo (2.22), Empate (3.51)