NBA

Harden, LeBron ou Westbrook. Quem merece o MVP desta temporada?

Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Repassamos o que cada astro fez até aqui para ganhar o prêmio

A NBA volta às quadras na noite desta quinta (23), e até lá há tempo para os fãs falarem bastante sobre quem será o Jogador Mais Valioso da temporada regular.

São seis, os favoritos de momento – e vamos dizer o que cada um deles tem feito para merecer o prêmio entregue desde 1956 e cuja forma de seleção é o voto direto de jornalistas especializados dos Estados Unidos e do Canadá.

É importante ressaltar que tal votação ocorre logo depois da temporada regular, não incluindo os playoffs e também não sendo encerrada antes de terminar o tradicional período das 84 partidas que cada uma das equipes faz até fechar esta fase na primeira quinzena de abril.

O grande favorito até aqui para o MVP é James Harden, o “Barba”, pelos seus feitos com o Houston Rockets, terceiro colocado na Conferência Oeste.

O desempenho de Harden até aqui tem sido mesmo impressionante, e suas médias, por si só, já compõem quase um “triple-double”. São 29,2 pontos, 8,3 rebotes e 11,3 assistências por jogo.

As médias individuais são o seu grande ponto a favor. O ponto contra é a histórica exigência de votarem quase sempre em jogadores dos times que terminam as conferências na liderança.

Assim como Harden, este tem sido o dilema do segundo principal candidato, o espetacular Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder. A equipe vai mal, pode-se dizer, ocupando hoje apenas a sétima posição no Oeste. Mas como desprezar o rendimento de Westbrook que tem como média o “triplo-double” em si, com espantosos 31,1 pontos de média, 10,5 rebotes e 10,1 assistências?

O terceiro nesta lista é alguém que conhece como ninguém na atualidade o gosto de ser o Jogador Mais Valioso da temporada regular. Trata-se de LeBron James, que tem uma razão em especial para atingir o feito. Ele igualaria o seu ídolo Michael Jordan, ambos então com cinco troféus cada um.

LeBron conquistou os seus nos anos de 2009, 2010, 2012 e 2013. Jordan, em 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998.

E o que LeBron tem feito para merecer o MVP neste ano? De fato, muita coisa. O Cleveland resistiu às oscilações e parece estar rumando à liderança sem maiores dramas na Conferência Leste.

As médias de LeBron são as seguintes: 25,9 pontos, 7,7 rebotes e 8,8 assistências. Mais discretas que as dos concorrentes, é verdade – e será preciso de uma dose de boa vontade dos jurados com as campanhas das conferências para colocar o “King James” no topo.

O quarto colocado nas possibilidades de MVP é Isaiah Thomas, o baixinho bom de bola do Boston Celtics. Olhe só a sua façanha: ele seria o primeiro jogador a obter o troféu pela equipe desde 1986, com Larry Bird.

Thomas tem 29 anos e apenas 1,75 metro. Ele mostra médias de 29,9 pontos, 2,7 rebotes e 6,3 assistências. Se o quesito plasticidade contasse votos, ele certamente teria mais chances. Mas sua eficiência em comparação a outros craques como Harden e Westbrook é limitada – também pudera, pois é impossível exigir rebotes de um jogador de menos de 1,80 metro.

O quinto na lista é Kawhi Leonard, dos Spurs, que joga com rara eficiência e, convenhamos, com um “poker face” poucas vezes visto na história da NBA. Leonard é um exemplo de linguagem corporal. Sempre focado ao extremo, não dá ao adversário o menor sinal do que está sentido. Talvez por isso seja um dos queridinhos de todos os tempos do bélico Gregg Popovich, que faz de tudo para não demonstrar fraquezas.

Os Spurs estão praticamente consolidados na segunda colocação do Oeste. Primeiro ponto a favor: relevância da campanha. O segundo: as suas médias de 25,9 pontos, 5,9 rebotes e 3,3 assistências. São números mais magros que os dos concorrentes, isso até Kawhi reconhece.

O sexto colocado entre os favoritos ao MVP é Kevin Durant, que entra na lista muito mais para ter alguém do Golden State Warriors, líder do Oeste, do que pela sua atuação nas partidas. Ele tem 25,8 pontos, 8,3 rebotes e 4,9 assistências.

Stephen Curry, seu badalado companheiro, sequer consta entre os favoritos. Seria seu terceiro troféu seguido, mas ele vem tendo uma compreensível queda de rendimento.

 

Os odds para o MVP da temporada regular são esses:

  • James Harden (1.87)
  • Russell Westbrook (2.60)
  • LeBron James (7.50)
  • Isaiah Thomas (11.00)
  • Kawhi Leonard (15.00)
  • Kevin Durant (21.00)

Palpite: Russell Westbrook, que deve crescer suas médias daqui até o fim e não dar espaço para que qualquer outro mereça o troféu mais do que ele.