Ganhador.com

Brasileirão Série A

Grêmio x Santos pela 17ª rodada do Brasileirão: em casa, Tricolor tenta parar os surpreendentes Meninos da Vila

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Em segundo no campeonato, o Grêmio recebe o Santos, o terceiro, em um jogo que promete esquentar a noite de domingo em Porto Alegre

A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ter um duelo de tirar o fôlego às 19h (de Brasília) de domingo com o encontro entre Grêmio e Santos na novíssima Arena do Grêmio, em Porto Alegre. É o encontro mais forte entre todos os dez jogos da rodada: enquanto o Grêmio soma 32 pontos e ocupa a vice-liderança do torneio, o Santos vem logo atrás, com 30, podendo ultrapassar o Tricolor na tabela em caso de vitória.

 

Grêmio vai precisar lutar contra o cansaço

Vítima de sua própria competência, o Grêmio entra em campo para esta partida tão importante realmente juntando os cacos depois de vencer o Atlético-PR por 3×2 na noite de quinta-feira pela Copa do Brasil. O calendário brasileiro vem sendo dos mais desumanos, e o Grêmio é um grande exemplo. São só dois dias completos de descanso – sexta e sábado – entre uma partida decisiva e outra.

Tal dificuldade não foi negada pelo técnico Renato Gaúcho, que sempre foi conhecido por falar muito mais que o necessário. Ele aplaudiu sua equipe, mas voltou a ressaltar que tal agenda só empobrece o futebol brasileiro. “Os jogadores valem milhões, mas não são máquinas. Não tem como jogar com todo mundo neste ritmo. A questão nem é por opção, é por necessidade mesmo que preciso juntar todo mundo no domingo e decidir quem joga e quem não joga”, bradou o treinador.

O Grêmio, porém, levou um time misto a Curitiba no meio de semana justamente pela necessidade de poupar seus principais nomes para este jogo de domingo.

Os gols de Pedro Rocha e Luan prometem aparecer contra o Santos, e a efetividade tricolor é mesmo de chamar a atenção. O clube tem até aqui o melhor ataque do Brasileirão, com 31 gols marcados, à frente inclusive do Corinthians, que soma 26.

 

Santos aguarda a volta de Zeca

O time jovem levado a campo por Levir Culpi está fazendo mesmo o torcedor do Santos sonhar com os tempos em que o contava com astros ainda tão garotos que o apelido de “Meninos da Vila” era mesmo inevitável. Foi o que aconteceu com Diego e Robinho em 2002 e Neymar e Paulo Henrique Ganso em 2012, para ficar só em dois exemplos, e é o que está enchendo os olhos de quem gosta de bom futebol. A eliminação na Copa do Brasil acabou sendo apenas um detalhe. O que Copete, Bruno Henrique, Lucas Lima e companhia fizeram no 4×2 diante do Flamengo na última quarta-feira, foi realmente para honrar uma camisa que é tida no mundo todo como um símbolo de futebol ofensivo.

E tal propensão ao ataque deve ser reforçada com a volta do rápido e competente lateral-esquerdo Zeca. Ele estava fora dos gramados desde o jogo contra o Cruzeiro, pela terceira rodada, e sua utilização na equipe em Porto Alegre é bastante provável. Talvez não de início, pois Jean Mota tem dado conta do recado, mas o reforço para a equipe nas próximas rodadas será, com certeza, considerável.

O Santos não deve encarar esta partida contra o Grêmio como um duelo de vida ou morte, embora a equipe tenha a excelente chance de medir forças contra uma das melhores formações do Brasileirão. Se o título está cada vez mais distante, a vaga na Libertadores 2018 está cada vez mais perto, e isso para o Santos vai ficar de bom tamanho.

 

Palpite

O Grêmio entra mais desgastado, embora com uma vantagem pequena tanto no astral – pela classificação diante do Atlético-PR – quanto pela campanha levemente mais positiva. O Santos, porém, já mostrou que é capaz de reverter prognósticos. Seria o suficiente de novo desta vez? De sete jogos em Porto Alegre, o Grêmio venceu cinco. Deve rumar tranquilo para a sexta vitória diante de sua torcida. Vamos de 2×1 para o Grêmio. E para você? Dá Santos? Ou empate?

 

Jogos da 17ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 29 de julho

  • 16:00 –Botafogo x São Paulo – Palpite: Botafogo
  • 19:00 –Palmeiras x Avaí – Palpite: Palmeiras

Domingo, 30 de julho

  • 11:00 –Chapecoense x Atlético-GO – Palpite: Chapecoense
  • 16:00 –Corinthians x Flamengo – Palpite: Corinthians
  • 16:00 –Coritiba x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Bahia x Sport – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ponte Preta x Fluminense – Palpite: Empate
  • 19:00 – Cruzeiro x Vitória – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Grêmio x Santos – Palpite: Grêmio

Segunda-feira, 31 de julho

  • 20:00 – Vasco x Atlético-PR – Palpite: Vasco

  

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar