Brasileirão Série A

Grêmio recebe o Atlético-GO e se despede da torcida antes da “Batalha de Lanús”

Grêmio 2017
Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Tricolor gaúcho vai escalar reservas no duelo pela 37ª rodada do Brasileirão, em Porto Alegre, às 17h (de Brasília) deste domingo (26)    

O Grêmio está com a cabeça e com as pernas voltadas para a “Batalha de Lanús”, como já está sendo chamada a finalíssima da Libertadores. A partida que ocorre na periferia de Buenos Aires na próxima quarta-feira (29) obriga o tricolor gaúcho a se preservar neste fim de semana pelo Brasileirão, quando enfrenta o lanterninha e já rebaixado Atlético-GO. O confronto pelo campeonato nacional será no domingo (26), a partir das 17h (de Brasília), com a presença total dos reservas em campo.

 

Foco na arbitragem e nos bastidores

Não é segredo para ninguém, e não faz mesmo sentido que seja diferente. O Grêmio vai ter este confronto com o Atlético-GO quase como uma distração para aliviar um pouco o peso desta importante partida da próxima quarta (29). De essencial, apenas a recepção da torcida, que deve se despedir da equipe com o habitual fervor antes da viagem à Argentina.

O Grêmio não esconde de ninguém que está tentando reverter o cartão amarelo dado ao zagueiro argentino Kannemann, que está suspenso da partida decisiva da Libertadores. A diretoria do clube está reunida desde a quinta-feira analisando como recorrer desta punição que divide as atenções dos cartolas gremistas com a desastrosa arbitragem do chileno Julio Bascuñán, que deixou de dar um pênalti claro para o Grêmio no final da partida.

O Tricolor teme ser prejudicado novamente na Argentina, por isso há um forte movimento nos bastidores para tentar assegurar um jogo limpo na partida de volta. Basta olhar para o histórico para perceber que é algo bastante complicado em se tratando de Libertadores da América contra equipes argentinas – ainda mais com a decisão ocorrendo na Argentina, onde os clubes brasileiros historicamente se dão mal.

O time 100% reserva que o técnico Renato Gaúcho deve escalar no domingo tem os seguintes jogadores: Paulo Víctor; Léo Gomes, Bruno Rodrigo, Rafael Thyere e Conrado; Machado, Cristian, Kaio, Patrick e Dionathã; Batista será o único atacante de ofício e ocupa a vaga de Jael, suspenso.

Escalar a equipe reserva mostra que o Grêmio está realmente totalmente relaxado neste Brasileirão. A equipe é a segunda colocada na tabela, com 61 pontos, seguida de muito perto por Palmeiras (60) e Santos (59). O Cruzeiro, quarto colocado, está mais atrás, com 56. Ou seja: vai ser impossível o Grêmio descer para sexto e encarar os mata-matas preliminares da Libertadores de 2018 – tal conta, claro, só faz sentido se a equipe não conseguir vencer o Lanús e não conquistar a vaga que é correspondente ao detentor do título da competição.

 

Atlético-GO joga pela honra

Não foi surpresa para ninguém. Na última colocação durante a imensa maioria do Brasileirão, o Atlético-GO foi rebaixado para a Série B com duas rodadas de antecedência. O time já está obviamente com a cabeça em 2018, e sabe que uma despedida elegante da Série A vai ajudar – e muito – na pré-temporada para o próximo ano.

Além do Grêmio, a equipe enfrenta outro tricolor no encerramento do Brasileirão: será o Fluminense, em Goiânia.

O Dragão, como é chamado, já confirmou inclusive os seus três primeiros reforços para 2018: os volantes Valderrama e Diego Silva e o atacante Chiquinho, que estão treinando normalmente com o elenco.

Valderrama (23) e Diego Silva (28) vieram do Sampaio Corrêa, da Série C. E Chiquinho (22) chega ao clube vindo do Atlético Itapemirim, do Espírito Santo.

O clube renovou também o contrato com o zagueiro William Alves e o lateral-direito Jonathan. Quem tiver proposta de algum clube da Série A dificilmente vai continuar na equipe para a temporada 2018.

 

Palpite

O Grêmio vai encarar esta partida como um “detox” às vésperas da decisão da Libertadores. O Atlético-GO, por sua vez, sabe que precisa demonstrar confiança para a próxima temporada, mas sua equipe reúne condições técnicas limitadas. Está com jeito de empate: um 1×1 não deixaria ninguém chateado em Porto Alegre.

 

Jogos da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 25 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Sport – Palpite: Fluminense

Domingo, 26 de novembro

  • 17:00 – Avaí x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 17:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 17:00 – Coritiba x São Paulo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Atlético-GO – Palpite: Empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Vitória – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Bahia x Chapecoense – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Flamengo x Santos – Palpite: Empate

Segunda-feira, 27 de novembro

  • 20:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras