Brasileirão Série A

Grêmio assume vice-liderança e tem esperança do título

Grêmio Brasileirão
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Desafio de domingo é o Vitória, que luta contra o descenso

Com os tropeços de Santos e Palmeiras, o Grêmio voltou ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro. Mesmo a oito pontos do líder Corinthians, o Tricolor tem esperanças de terminar a corrida pelo título na frente. Para isso acontecer, não pode escorregar diante do Vitória. O rubro-negro baiano porém, não fará corpo mole, pois precisa de pontos para afastar a possiblidade de desfilar na segundona no ano que vem. Confira abaixo os prognósticos da peleja.

 

Histórico

Tricolores e rubro-negros já se encararam 46 vezes. Os gremistas comemoraram em 22 oportunidades, contra 13 dos leoninos. Obviamente, que aconteceram 11 igualdades.

No turno desta competição, no Barradão, os gaúchos se impuseram por 3 a 1.

 

Título é possível

Todos sabem que a prioridade em Porto Alegre é a conquista da terceira Taça Libertadores da América da história do Grêmio. Mesmo assim, se deixarem, o Tricolor ficará feliz se ficar também com o troféu do Brasileirão. Vale comentar que como a conquista sul-americana não é garantida – há um Lanús pela frente -, terminar no G-4 garante ao Mosqueteiro a presença na fase de grupos da edição do ano que vem da Libertadores.

A missão gremista no certame nacional é praticamente impossível: restando cinco jornadas, ou 15 pontos em disputa, será preciso descontar oito. No sábado, o Timão recebe o Avaí, uma das piores agremiações da Série A.

Ao longo do ano, o Grêmio não deu nenhuma volta olímpica, mas se orgulhou de ter um time estável e concentrou suas forças para alcançar a final da Taça Libertadores. Nos últimos compromissos porém, um atleta começou a ganhar destaque: Marcelo Grohe. O camisa um não apenas fez a “defesa do ano” contra o Barcelona de Guayaquil, como tem salvado seus companheiros regularmente. A defesa gaúcha não está mais tão sólida, quanto no início do ano. Os oponentes têm exigido mais do goleirão, que se transformou num muro impenetrável. Ele merece a seleção? A torcida gremista diz que sim!

Contra a Ponte Preta, o desempenho dos comandados por Renato Gaúcho foi sofrível. Marcel Grohe salvou lá trás e Ramiro foi classificado como herói por ter marcado o gol solitário do encontro, encerrando assim um jejum de 36 anos sem triunfos no Moisés Lucarelli. Já Beto da Silva sofreu uma lesão e provavelmente ficará uma semana afastado dos gramados. Ele se junta a Cortez, Douglas, Maicon e Lucas Barríos no departamento médico.

Por causa do aluguel da Arena do Grêmio para o show do Coldplay, o confronto contra o Vitória será em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi.

 

Alívio no Barradão

O Vitória encarou uma das melhores equipes da primeira divisão, o Palmeiras, dentro de sua casa, onde o aproveitamento é péssimo, e conseguiu um excelente resultado por 3 a 1. Os autores dos gols foram Yago (dois) e Tréllez. Uillian Correia foi expulso e desfalca o Leão no Rio Grande do Sul.

Para encarar o Grêmio, Yago também fica em Salvador, pois recebeu o terceiro cartão amarelo. Carlos Eduardo deve entrar no meio-campo. Pelo menos Neílton pode ser relacionado, pois cumpriu sua punição. A tendência é que ele barre David.

Vagner Mancini elogiou a atitude do elenco contra o Palmeiras: “não deixamos eles terem muitas chances”.

Graças aos revezes sofridos por Avaí, Ponte Preta e Sport, o Vitória saiu da areia movediça e abriu dois pontos de margem os pernambucanos.

 

As possíveis escalações

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira; Jailson, Michel, Cristian e Ramiro; Everton e Jael. Técnico: Renato Gaúcho.

Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Wallace Reis e Geferson; José Welison, Ramon, Filipe Soutto e Carlos Eduardo; Tréllez e Neílton. Técnico: Vagner Mancini.

 

Serviço

Desde o começo da semana já é possível garantir seu lugar no alçapão do Juventude. Os preços para este enfrentamento variam entre R$ 25,00 e R$ 70,00.

 

Palpite

O Grêmio tem muito mais qualidade que o Vitória, além de jogar diante de sua torcida. Todos estão motivados e querem achar seus espaços para estarem presentes na final da Libertadores. Assim, creio em 2 a 0 para os mandantes.

 

34ª rodada do Brasileirão

Sábado, 11 de novembro

  • 17h00: Botafogo x Atlético-PR – palpite: Botafogo.
  • 19h00: Corinthians x Avaí – palpite: Corinthians.

Domingo, 12 de novembro

  • 17h00: Vasco da Gama x São Paulo – palpite: Vasco da Gama.
  • 17h00: Palmeiras x Flamengo – palpite:
  • 17h00: Grêmio x Vitória – palpite: Grêmio.
  • 17h00: Atlético-GO x Sport – palpite: Atlético-GO.
  • 18h00: Bahia x Atlético-MG – palpite: empate.
  • 19h00: Cruzeiro x Fluminense – palpite: Cruzeiro.
  • 19h00: Coritiba x Ponte Preta – palpite: Coritiba.

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20h00: Chapecoense x Santos – palpite: Santos.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 65 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio, 57 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Santos, 56 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Palmeiras, 54 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Botafogo, 51 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  6. Cruzeiro, 51 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  7. Flamengo, 50 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  8. Vasco da Gama, 48 – Copa Sul-Americana.
  9. Bahia, 45 – Copa Sul-Americana.
  10. Atlético-MG, 45 – Copa Sul-Americana.
  11. São Paulo, 44 – Copa Sul-Americana.
  12. Fluminense, 43 – Copa Sul-Americana.
  13. Atlético-PR, 42 – Copa Sul-Americana.
  14. Chapecoense, 41
  15. Coritiba, 39
  16. Vitória, 38
  17. Sport, 36 – Série B.
  18. Ponte Preta, 35 – Série B.
  19. Avaí, 35 – Série B.
  20. Atlético-GO, 27 – Série B.