Brasileirão Série A

Goleado na última rodada do Brasileirão 2017, o Sport busca a recuperação diante do Avaí

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Um os poucos times que não puderam aproveitar integralmente a “folga” proporcionada pela pausa do Campeonato Brasileiro para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, o Sport vem de uma goleada de 5 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre – resultado que colocou lenha da disputa pelo título entre o time gaúcho e o líder Corinthians. Precisando reencontrar o caminho da vitória, o rubro-negro, que ainda sonha com o G-6, recebe o Avaí – que apesar de ser o melhor time do returno até aqui, segue lutando contra o rebaixamento. Apenas a vitória interessa às esquipes.

 

De contrato novo

Depois da bronca que Vanderlei Luxemburgo deu nos atletas durante a coletiva após a derrota por 5 a 0 na Arena do Grêmio – e do áudio vazado da bronca nos vestiários – muito se especulou sobre a disposição do elenco em “jogar” pelo “profexô” e a longevidade de seu “pojeto” no Sport. Bem, a especulação acabou: na última sexta-feira chegou a público a informação de que Luxemburgo e sua comissão técnica tiveram seus contratos renovados até dezembro de 2018 – o que no Brasil onde “contratos são feitos para serem rasgados”, não quer dizer absolutamente nada além de uma “demonstração de prestígio” do treinador com a cartolagem.

Teoricamente “presos” a Luxemburgo até o fim de 2018, é possível que os atletas do Sport entreguem aquele “pouco à mais” que faltou nos últimos jogos – foram apenas 2 pontos conquistados em 15 disputados. A possível “falta de vontade” do elenco se reflete na tabela de classificação: com apenas 29 pontos numa campanha que soma 8 vitórias, 9 derrotas e 5 empates, o time pernambucano, que chegou a sonhar com o G-4, hoje amarga a 11ª posição, 7 pontos atrás do Palmeiras (4º colocado), mas apenas 2 atrás do Cruzeiro (6º colocado e último time com vaga na Libertadores pelo Brasileiro).

Sem dinheiro para investir em novas contratações – o último a  chegar foi o meia Wesley – Vanderlei Luxemburgo terá que se virar com o que tem em mãos. Ou seja: vai ter que encontrar uma forma de extrair de Diego Souza – principal astro do time e apontado pela imprensa local como alvo da bronca do “profexô” em Porto Alegre – tudo o que ele pode render; ou fazer valer sua palavra, barrar o atleta e aguentar as consequências em campo.

 

Com a cabeça no lugar

Mostrando um raro (no Brasil) equilíbrio financeiro e uma relativa tranquilidade administrativa – não fez contratações “malucas” e manteve o técnico Claudinei Oliveira mesmo nas sequências de resultados ruins no primeiro turno – o Avaí segue lutando para fugir do rebaixamento e terá neste domingo diante do Sport uma chance real de escapar do terrível Z-4.

Administrado (até aqui) com o cérebro e não com o fígado, o clube que sofreu no primeiro turno com resultados ruins – e outros muito bons, como a vitória diante do Grêmio em Porto Alegre – exibe agora, no returno, a melhor campanha do torneio: 7 pontos com 2 vitórias e 1 empate. Desempenho que mais do que justifica a esperança dos torcedores em verem o clube seguir na Série A.

Encarando um Sport ferido pela goleada, mas com um ambiente ligeiramente tóxico, o time catarinense agarra-se à esperança de somar mais pontos e, na combinação de resultados, colocar-se na luz da elite do futebol, distante das trevas do Z-4.

 

Nosso palpite

Embora venha tendo uma campanha digna de aplausos no segundo turno, não acredito que o Avaí terá forças para segurar o Sport na Ilha do Retiro. “Mordido” pela goleada da 22ª rodada, o time pernambucano deverá se impôr sobre o visitante querendo garantir logo os 3 pontos e ganhar alguma tranquilidade para planejar os próximos passos. Vitória do Sport, com alguma dificuldade.

 

Caneladas ao Vivo

E domingo com rodada do Brasileirão, é domingo com Caneladas ao Vivo – simmmmmm, sou brasileiro, não desisto nunca e continuarei perturbando-os no Twitter do Ganhador nas tardes dominicais!

Desta vez estarei dando meus pitacos e reclamando do Romero no clássico paulista Santos e Corinthians, a partir das 16 horas. Nos encontramos lá!

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 23ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 09/09/2017

  • 16:00 – Atlético-MG x Palmeiras – Independência (Horto) (Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 18:00 – Vasco x Grêmio – São Januário (Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – São Paulo x Ponte Preta – Morumbi (Premiere) – Palpite: empate

Domingo – 10/09/2017

  • 11:00 – Atlético-PR x Coritiba – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Santos x Corinthians – Vila Belmiro (Globo, Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Vitória x Fluminense – Barradão (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Sport x Avaí – Ilha do Retiro (Premiere) – Palpite: Sport
  • 19:00 – Botafogo x Flamengo – Engenhão (Premiere) – Palpite: empate
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro – Arena Condá (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 11/09/2017

  • 20:00 – Atlético-GO x Bahia – Olímpico (Premiere, SporTV) – Palpite: Bahia