Ganhador.com

NBA

Golden State Warriors assusta a concorrência. Já pintou o campeão da NBA?

Foto: Jonathan Ferrey/Getty Images

Stephen Curry e companhia economizam e ainda assim atropelam o Portland Trail Blazers

E o que todo mundo imaginava realmente aconteceu. O Golden State Warriors voou em quadra e fechou, nesta segunda-feira (24), sua primeira série de playoff com a maior facilidade entre todos os confrontos. O 4×0 sobre o Portland Trail Blazers confirmou a expectativa, tudo bem. Mas ninguém imaginava que seria fácil como foi – especialmente com os Warriors atuando sempre no “modo econômico”.

Desde a partida que abriu o confronto – um 121×109 sem maiores discussões – até o 128×103 que definiu a série na noite de ontem, o Golden State jogou dando todos os sinais de que a supremacia era obtida ainda sem usar tudo o que podia. Em outras palavras: o time mal suou em quadra, e olhe que o Portland lutou para isso acontecer.

O quarto e decisivo duelo deixou isso bem claro a todo mundo que quis enxergar. O grande sinal veio do craque do jogo, Stephen Curry, que está seguindo o exemplo de LeBron James neste playoff e jogando realmente tudo o que sabe. Mas não durante toda a partida. “Steph” ontem cravou 37 pontos, agarrou sete rebotes e serviu oito assistências, mas…sequer saiu do banco no último quarto! Basta aplicar sua média de pontos nesta partida e ele facilmente passaria dos 50. Um assombro.

O assombro dois foi a volta de Kevin Durant. Ele não atuava desde o jogo 1 por um problema na panturrilha esquerda. E mesmo ainda pegando ritmo, saiu de quadra com dez pontos em 20 minutos jogados.

Merece destaque também a ótima atuação do ala-pivô Draymond Green, que obteve 21 pontos. Klay Thompson foi um pouco mais discreto, mas ainda assim muito útil ao GS, com 18.

O Golden State mal se classificou e já começou a comemorar também o que está por vir. Seu adversário na semifinal do Oeste vai sair daquele que provavelmente é o mais equilibrado e desgastante embate deste playoff. Vai dar Los Angeles Clippers ou Utah Jazz? Ninguém sabe. O que se tem certeza é que o atual 2-2 ainda vai longe nesta série, e a possibilidade de um 4-3 para qualquer um dos lados é bem real.

A extensão e o sofrimento do duelo certamente vão favorecer os Warriors, que podem treinar e se preparar inclusive fisicamente para o que está por vir. E o que está por vir? Mais uma final contra o Cleveland Cavaliers? Contra o Boston Celtics?

O adversário, cada um que escolha o seu. Mas que os Warriors estão com cara e corpo de finalistas, ah, isso estão…

Falando em corpo, é bom prestar atenção na situação de saúde de Steve Kerr, técnico do GS. O excepcional armador dos anos 90 está com um sério problema na coluna e, em certas ocasiões, mal consegue deixar o quarto de hotel. Mesmo assim, Kerr jamais saiu da beira da quadra e em momento algum perdeu o poder sobre o time. Mais um grande sinal de que os Warriors estão focados e que vai ser difícil desviar a equipe do grande foco desta temporada – simplesmente um certo anel de campeão…

   

Em 24 segundos…

…Firme como poucos outros times neste playoff, o Atlanta igualou tudo contra o Washington na última noite. O 2-2 já era esperado.

…Em série tão equilibrada, é de se imaginar que o mando de quadra dos Wizards seja determinante. Ainda é cedo, mas já está com cara de jogo 7.

…Outro time que preza pela firmeza e pelo jogo coletivo é o Toronto, que se complicou mais do que deveria contra o Milwaukee, mas agora abriu 3-2 e encaminhou a vaga.

…O 118×93 da noite passada no Canadá deixou claro que há um desnível entre as equipes, e que a virada do Toronto já era mesmo esperada.

…E que impressionante! Todos os titulares dos Raptors terminaram com pelo menos dez pontos, cada um.

…A terça-feira é marcada pela expectativa da definição do duelo entre Houston e Oklahoma. Só uma imensa surpresa fará a série passar do inevitável 4-1 que traçamos para esta noite.

…Em San Antonio, os Spurs precisam tomar muito cuidado com os Grizzlies. As duas partidas em casa tiveram vitórias tranquilas dos soldados de Popovich, mas a série ainda tem alguns desdobramentos antes de ser considerada fechada.

   

Os jogos desta terça na NBA:

  • 21h00 – Houston Rockets x Oklahoma City Thunder (Houston 3-1)
  • 22h00 – San Antonio Spurs x Memphis Grizzlies (2-2)
  • 23h30 – Los Angeles Clippers x Utah Jazz (2-2)

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar