UFC

Gastelum cai no doping, e Anderson Silva precisa de novo rival para o UFC Rio

Anderson Silva
Foto: Steve Marcus/Getty Images

Uma verdadeira bomba caiu sobre os planos do UFC Rio. Depois de ser anunciado como rival de Anderson Silva no show que acontece no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro, Kelvin Gastelum foi notificado pela Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos) sobre um possível flagra no doping por uso de maconha em período fora de competição, durante a semana de sua luta com Vitor Belfort no UFC Fight Night em Fortaleza, dia 11 de março.

Segundo comunicado oficial publicado no site oficial da franquia, o Ultimate agora procura um novo rival para manter Spider no UFC 212. Já Gastelum, deve ter seus exames analisados pela Usada e, se confirmado o doping, pode pegar uma suspensão mínima de um ano após julgamento com a Comissão Atlética responsável pelo teste conduzido.

Como o flagra aconteceu em período de competição, o que caracteriza dias antes da luta ou horas depois, a data exata não é divulgada, diferentemente de se fosse um flagra em período fora de competição. Sem querer ir longe demais, mas é prudente dizer que existe a possibilidade do lutador ter feito o uso da substância ilegal enquanto esteve no Brasil.

O caso é péssimo para o UFC, para Anderson Silva e, claro, para Kelvin Gastelum. A organização terá de lidar com a interrupção da ascensão de um potencial astro da franquia. Vale lembrar que o americano foi campeão do The Ultimate Fighter 17 e tem 25 anos, o que caracteriza um perfil adorado pelo UFC para atrair novos fãs. Spider agora precisa de um novo rival para fazer parte do UFC Rio e o próprio Kelvin, que vem em boa fase no octógono, ganha um capítulo triste que pode atrapalhar sua carreira, fora o tempo que ele deve ter de ficar afastado do octógono se for suspenso.

O lado bom é que ainda faltam dois meses para o UFC Rio, o que dá um tempo decente para encontrar um adversário para Anderson Silva. Não é o tempo adequado, mas levando em consideração a oportunidade de enfrentar o maior lutador de todos os tempos, o que não vai faltar é pretendente a substituto de Gastelum para participar do evento no Rio.

Quem vocês acham que deveria ser o rival de Spider no UFC Rio? Comente!

» Veja também: Coutinho conta detalhes da coletiva de imprensa do UFC Rio