Copa do Brasil

Flamengo x Santos: quem avança para a semifinal da Copa do Brasil? Confira nosso prognóstico para este jogo

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Hoje, a partir das 21:45, na Vila Belmiro, o Santos terá a difícil missão de, pelo menos, devolver ao Flamengo a derrota por 2 a 0 sofrida na Ilha do Urubu na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O rubro-negro se classificará  mesmo perdendo por 2 gols de diferença, desde que marque pelo menos 1.

 

Missão difícil, mas não impossível

Enfrentando o Bahia no último domingo pelo Brasileirão, o Santos mostrou que sabe fazer gols. Foram 3 – exatamente o necessário para se classificar sem passar pelos pênaltis no duelo de hoje. Claro que o Bahia, por mais ajeitado que esteja, nem de longe pode ser comparado com o Flamengo, mas o resultado serviu para colocar o Peixe à frente do Mengão no Campeonato Brasileiro – o que mostra, no mínimo, um desempenho parelho entre os times.

Mesmo assim, o técnico Levir Culpi não deverá aproveitar o retorno de quatro atletas que estavam no departamento médico do clube: Ricardo Oliveira, Zeca, Gustavo Henrique e Victor Ferraz – poupando-os para o jogo que vale o segundo lugar do Brasileiro contra o Grêmio no final de semana. Um indício de que, talvez, o treinador tenha “jogado a toalha” na Copa do Brasil e aposte suas melhores fichas no Brasileirão no qual conquistou 13 pontos nos últimos 5 jogos (4 vitórias e 1 empate).

 

Grande elenco, pequenas apresentações

No Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue sendo uma decepção. Sem perder jogadores que compunham o elenco no ano passado e reforçado por nomes como Evérton Ribeiro e Geuvânio, o time continua sem conseguir emplacar uma sequência de resultados positivos. No último sábado, enfrentando o Coritiba – e novamente jogando mal – a equipe escapou do terceiro empate seguido graças a um providencial pênalti – que existiu de fato – no final do segundo tempo, convertido pelo já mencionado Éverton Ribeiro: 2 a 1 salvador que serviu para acalmar um pouco os ânimos da torcida.

Mas que isso não crie ilusões: o técnico Zé Ricardo vai para o jogo pressionado. Embora tenha uma grande vantagem construída em casa, um gol do Santos no começo do jogo pode bagunçar as coisas para o comandante carioca, que dificilmente seguirá no cargo se conquistar mais uma eliminação. E este não é um cenário dos mais improváveis mesmo que a defesa rubro-negra, com 13 gols sofridos, seja, apesar de Márcio Araújo, a 3ª menos vazada no Brasileirão, ficando atrás de Corinthians (7) e do próprio Santos (10).

 

Nosso palpite

A vantagem de 2 gols conquistada na Ilha do Urubu garante uma certa tranquilidade ao Flamengo. A derrota não significa, necessariamente, a desclassificação. O Santos, jogando em casa, tem toda a responsabilidade de “propor o jogo” – algo que, tomando o Brasileirão como referência –, não tem sido bom (basta ver o exemplo do Corinthians, líder isolado com posse de bola abaixo de 50%). Meu palpite é que o Flamengo, sem a pressão de precisar fazer o resultado, ganha por 2 a 1 e garante ao técnico Zé Ricardo pelo menos uma boa noite de sono.