Carioca

Flamengo, Fluminense e Vasco estreiam na Taça Rio neste fim de semana; confira os prognósticos

Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C./Reprodução

Torneio que vale como o segundo turno do Campeonato Carioca começou ontem (09), com a vitória do Botafogo sobre o Volta Redonda por 1 a 0.

Não há tempo a perder. Com a partida entre Botafogo e Volta Redonda, vencida pelo Alvinegro, ontem (09), pelo placar mínimo, no estádio Nilton Santos, foi dada a largada na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Nesta fase, os times do Grupo B enfrentarão as equipes da chave C. No sábado (11), o Flamengo joga contra a Portuguesa, enquanto Fluminense e Vasco pegam Boavista e Macaé, respectivamente, no domingo (12), fora de casa. Mas a tendência natural é que os três grandes do Rio iniciem a competição com o resultado positivo.

Como conquistou a Taça Guanabara, no último domingo (05), contra o Fla, nos pênaltis, o Tricolor das Laranjeiras já está garantido na semifinal do Campeonato Carioca, que irá reunir os vencedores dos dois turnos, além dos outros dois times de melhor campanha em toda a competição. Se o Flu também vencer a Taça Rio, o terceiro clube com rendimento superior aos demais se classifica para a fase final (as semifinais do Carioca).

 

FLAMENGO X PORTUGUESA

Em ordem cronológica, começamos com a partida entre Flamengo e Portuguesa, que será realizada no estádio Raulino de Oliveira, amanhã, às 18h30 (horário de Brasília). Mesmo atuando em Volta Redonda, o mando de campo é dos rubro-negros, que seguem invictos em 2017 e irão encarar a equipe de pior campanha do Grupo C, durante a Taça Guanabara – quando marcou apenas dois pontos, o que significa que a Lusinha ainda não venceu no Carioca.

E com o abismo técnico entre ambos, a agremiação da Ilha do Governador, pelo visto, seguirá seu jejum de vitórias, pois os rubro-negros, além de contarem com um grupo infinitamente superior, querem tirar o gosto amargo da perda do título para o Fluminense. Embalados pela excelente estreia na fase de grupos da Copa Libertadores da América, após o triunfo maiúsculo sobre o San Lorenzo (ARG), na última quarta-feira (08), no Maracanã, por 4 a 0, os comandados de Zé Ricardo têm tudo para construir uma nova goleada na Cidade do Aço.

Como a competição sul-americana é tida como prioridade na Gávea, o treinador já deixou claro que vai rodar o elenco, durante a Taça Rio, para não desgastar os titulares. Sendo assim, jogadores como Thiago (goleiro); Rodinei e Renê (laterais); Juan e Donatti (zagueiros); Márcio Araújo, Cuéllar e Ronaldo (volantes); Lucas Paquetá, Matheus Sávio, Cafu (meias); além dos atacantes Felipe Vizeu, Leandro Damião, terão participação mais constante no segundo turno do Carioca. Contra a Portuguesa, pelos menos quatro dos considerados reservas devem entrar em campo amanhã.

Odds: Flamengo (1.22), Portuguesa (11.90), empate (7.35).

Palpite: mesmo com uma equipe mesclada, o Flamengo vai passear contra a Lusinha. Facilmente, teremos uma vitória por três ou mais gols de diferença.

 

BOAVISTA X FLUMINENSE

Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense viaja até Saquarema, onde, no domingo (12), enfrenta o Boavista de Joel Santana, às 19h (horário de Brasília), no estádio Elcyr Resende de Mendonça. Os donos da casa tiveram um desempenho abaixo da expectativa, no primeiro turno, ao fechar a participação do Grupo B na quinta colocação, atrás de Flamengo, Madureira, Botafogo e Nova Iguaçu.

Contando com nomes conhecidos e bastante rodados no futebol brasileiro, como o goleiro Felipe, os zagueiros Antonio Carlos e Renato Silva, o meia Fellype Gabriel, além do atacante Leandrão, o Verdão, que está na terceira fase da Copa do Brasil, quer surpreender o Tricolor em seus domínios. Mas será muito difícil, pois o Flu já mostrou que conta com um time muito coeso e que teve 100% de aproveitamento na fase de grupos da Taça GB. Se perder de pouco, a equipe do Papai Joel ainda sai no lucro.

Odds: Boavista (4.77), Fluminense (1.68), empate (3.71).

Palpite: dá Fluminense sem dó e peso na consciência. Resultado positivo do Tricolor com dois ou mais gols de vantagem no marcador.

 

MACAÉ X VASCO

Nada como encarar o time de pior campanha, até o momento, no campeonato. Cambaleante em 2017, o Vasco enervou a torcida, mais uma vez, ao empatar contra o Vitória (1 a 1), em São Januário, o duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, na noite de ontem (09). E o resultado só não foi pior porque Nenê deixou tudo igual, de pênalti, aos 47 minutos do segundo tempo. No domingo (12), contra o Macaé, que não marcou um ponto sequer no Carioca, até agora, e que atuará em casa, a partir das 16h (horário de Brasília), o técnico Cristóvão Borges, que segue muito pressionado, deve antecipar a estreia do atacante Luis Fabiano, principal contratação do Gigante da Colina na temporada e maior esperança de gols. O que o Vasco mais precisa.

Odds: Macaé (4.60), Vasco (1.84), empate (3.55).

Palpite: os vascaínos vão mal das pernas, mas o Macaé dá a impressão de não tê-las. Expectativa de jogo feio, mas os cruzmaltinos passam com dois de diferença no marcador.

 

Demais confrontos da 1ª rodada da Taça Rio:

  • 11/03 – 15:30: Nova Iguaçu (2.07), Bangu (3.33), empate (3.39)
  • 12/03 – 15:30: Madureira (1.99), Resende (3.53), empate (3.43)