Brasileirão Série A

Flamengo e Palmeiras lutam por uma vaga no G-4 nesta quarta-feira pelo Brasileirão-2017

Foto: Staff Images / Flamengo

Depois de conseguirem resultados bem distintos na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras se encontrarão na Ilha do Urubu, na próxima quarta-feira, em um duelo que vale a 4ª colocação na tabela de classificação. Os dois clubes que mais se reforçaram para esta temporada ainda estão devendo um bom futebol. Será que, finalmente, teremos um jogo à altura dos dois elencos?

 

Péssimo empate

Embora não tenha jogado mal – e, paradoxalmente, não tenha jogado bem –, o Flamengo, que marcou primeiro, não conseguiu segurar o resultado e acabou cedendo o empate para o Cruzeiro, no Mineirão, no duelo da última rodada. Um pouco decepcionante se lembrarmos que dos 24 pontos conquistados pelo rubro-negro até aqui, 13 foram como visitante (3 vitórias e 4 empates). Jogando em seu estádio, o Flamengo somou apenas 11 pontos (3 vitórias e 2 empates) e acumula 2 derrotas no Campeonato Brasileiro até aqui.

Seu retrospecto contra o Palmeiras, nos últimos 6 duelos não é bom: foram 3 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória. Porém, seu momento e “estágio de preparação” nesta edição do Brasileiro é melhor do que o do alviverde.

 

Venceu e não convenceu

Também jogando no último domingo, o Palmeiras enfrentou o vice-lanterna do Brasileiro e não soube se impôr em seu estádio. Os visitantes saíram na frente. O Verdão foi buscar o empate em um pênalti muito duvidoso e, no final do primeiro tempo, conseguiu a virada com Dudu.

Sofrendo com muitos erros individuais, o Porco foi pressionado pelo Vitória até que o fôlego do time baiano acabou. Somente a partir deste momento que os donos da casa fizeram valer sua maior qualidade técnica e definiram o jogo. Muito pouco para um time que no começo do ano era apontado como “candidato a tudo” na temporada.

 

Prognóstico

O duelo de amanhã vale a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro, mas não apenas isto. Para o Flamengo, a vitória vale seguir com o Corinthians “no campo de visão” mantendo, na pior das hipóteses, a atual diferença em pontos. Para o Palmeiras, que com uma campanha muito abaixo de seu potencial praticamente jogou a toalha em termos de luta pelo título, vale a entrada no G-4 e a garantia de entrar na fase de grupos da Libertadores em 2018. Um bom prêmio de consolação se os títulos não vierem neste ano.

Mas o Flamengo joga em casa e vive um momento muito melhor. Deve conseguir os 3 pontos sem maiores dificuldades ou, na pior das hipóteses, um empate (neste caso, com cheirinho de derrota).

 

Jogos da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Quarta-feira, 19 de julho

  • 19:30 – Vitória x Grêmio (Premiere, SporTV)
  • 19:30 – Santos x Chapecoense (Premiere)
  • 21:00 – Avaí x Corinthians (Premiere)
  • 21:00 – Ponte Preta x Coritiba (Premiere)
  • 21:45 – Flamengo x Palmeiras (Globo, Premiere)
  • 21:45 – São Paulo x Vasco (Globo, Premiere)
  • 21:45 – Atlético-MG x Bahia (Globo, Premiere)

Quinta-feira, 20 de julho

  • 19:30 – Fluminense x Cruzeiro (Premiere)
  • 20:00 – Sport x Atlético-GO (Premiere)
  • 21:00 – Atlético-PR x Botafogo (Premiere, SporTV)