Brasileirão Série A

Flamengo é muito favorito para ganhar do Vitória no jogo da 19ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Duelo rubro-negro ocorre às 11h (de Brasília) deste domingo (6) na Ilha do Urubu

Uma rápida olhada na tabela do Brasileirão indica: se há um jogo desigual nesta 19ª rodada, este é o Flamengo x Vitória das 11h de domingo (6) na Ilha do Urubu. Nada menos que 14 posições no campeonato separam o Fla – hoje o quinto – do Vitória, o preocupante 19º e vice-lanterna deste Brasileirão.

Outro dado retrata bem o desnível entre os times: o rubro-negro carioca tem simplesmente 13 pontos a mais que o clube baiano (29 a 16).

 

Zé Ricardo busca alívio no Fla

O Flamengo segue o dilema de manter ou não o seu treinador, o contestado Zé Ricardo, que balança no cargo desde a eliminação na Libertadores para o San Lorenzo de Almagro. As críticas voltaram com força neste meio de semana, quando o Fla perdeu para o Santos no Pacaembu em um espetacular 3×2, mas insuficiente para apaziguar o ânimo da torcida rubro-negra, que pichou muros, hostilizou jogadores e voltou a pedir a troca de técnico.

Zé Ricardo sabe que fechar o primeiro turno com derrota para um rival tão fraco pode culminar sim na sua saída, então a concentração do grupo vai precisar ser particularmente reforçada nesta rodada, embora o Fla desde já não possa contar com o lateral-direito Rodinei, expulso contra o Santos.

Outra preocupação do treinador é com o atacante Guerrero, que sentiu dores na coxa direita e foi substituído por Felipe Vizeu ainda no primeiro tempo do jogo contra o Santos. Sem Guerrero, o Fla tende a sofrer demais. O peruano é o artilheiro da equipe na competição, com cinco gols, e é conhecido atualmente por ser também um líder em campo. Sua ausência vai fazer a esperança flamenguista ser depositada toda no badalado trio Diego, Everton Ribeiro e Everton – que, convenhamos, ainda pode render muito mais neste segundo turno.

Um fato que com certeza pode animar o torcedor do Fla é o desempenho da equipe jogando em casa. O clube ganhou três das últimas cinco partidas que fez atuando na Ilha do Urubu, e tal carinho do fanático será – com certeza – bem mais útil que sua raiva.

A equipe não vence no geral há três rodadas – desde 23 de julho, ante o Coritiba, na própria Ilha do Urubu.

 

Vitória quer repetir surpresa

Aflito e reconhecendo que as cartas precisam ser postas na mesa o quanto antes, o rubro-negro baiano foi muito bem no meio de semana, quando atropelou a Ponte Preta com um surpreendente 3×1 no Barradão.

O time tenta subir na tabela depois de um começo desastroso que culminou na saída de Alexandre Gallo. Seu substituto, Vagner Mancini, está conseguindo impor o estilo que chegou a fazer a Chapecoense sonhar com dias melhores neste Brasileirão. Mancini está no cargo há só duas semanas, mas neste período obteve, além da importante vitória sobre a Macaca, também um empate por 0x0 com o Cruzeiro.

A tendência é que a equipe titular contra a Ponte Preta seja mantida ante o Fla. O Vitória iria a campo no domingo com: Caíque, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Ramon, Uillian Correia, Yago e Neilton; David e Santiago Trelléz.

 

Palpite

Não dá para florear muito uma situação que a tabela mesma já diz como deve ser. O Flamengo é o grande favorito à vitória nesta rodada, em que pese a pressão sobre seu técnico.

A sensação que a torcida tem neste momento é de uma grande falta de capacidade em extrair o que o elenco pode oferecer, embora o Flamengo esteja hoje firme na zona de classificação para Libertadores e com muitos adversários na alça de mira. São apenas cinco pontos de desvantagem para o terceiro colocado Santos – nada que uma boa sequência não resolva.

A pressão moderada pode significar um bem-vindo empurrão na equipe, que se quiser manter seu treinador no cargo vai precisar realmente jogar por ele. Apesar de esforçado e com novidades sob o comando de Vagner Mancini, o Vitória não demonstra muita capacidade para ameaçar. Por isso, palpitamos um 2×0 para o Flamengo na Ilha do Urubu.

E para você? Quem ganha neste domingo?

 

Jogos da 19ª rodada do Brasileirão da Série A 2017

Sábado, 5 de agosto

  • 19:00 – Corinthians x Sport – Palpite: Corinthians
  • 19:00 –Fluminense x Atlético-GO – Palpite: Fluminense

Domingo, 6 de agosto

  • 11:00 – Flamengo x Vitória – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Bahia x São Paulo – Palpite: Empate
  • 16:00 – Coritiba x Chapecoense – Palpite: Coritiba
  • 16:00 – Cruzeiro x Botafogo – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Grêmio x Atlético-MG – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Palmeiras x Atlético-PR – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Avaí x Santos – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ponte Preta x Vasco – Palpite: Empate