Brasileirão Série A

Firme no G-7, Botafogo pode afundar Fluminense na 32ª rodada do Brasileirão

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Clube da Estrela Solitária vai aos poucos garantindo vaga na próxima Copa Libertadores; de ressaca após eliminação na Copa Sul-Americana, Fluminense tenta juntar os cacos 

Querendo pegar carona na crise que vive o Fluminense depois da incrível queda na Copa Sul-Americana para o Flamengo, o Botafogo recebe neste sábado (4 de novembro), às 19h, no estádio Nilton Santos, os tricolores cariocas pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em sexto lugar na tabela com 48 pontos, o Fogão pode dar um importante passo rumo à Copa Libertadores de 2018 vencendo o Clássico Vovô de logo mais. Já o time das Laranjeiras tenta passar uma borracha no que aconteceu na quarta-feira e dar sequência à luta contra o rebaixamento. Confira as informações do confronto.

 

Botafogo favorito? Não para os jogadores…

Em um jogo que envolve um time que luta para estar na próxima Libertadores contra uma equipe que tenta permanecer na primeira divisão, as chances de vitória estão mais para o lado do primeiro, não é? Não é bem assim que acontece no Botafogo, que apesar de brigar por uma vaga no torneio continental do ano que vem, tem sentido na pele o que é tropeçar em casa durante a temporada, principalmente quando é considerado favorito.

O Brasileirão entra na reta final com a equipe da Estrela Solitária calejada pelos resultados negativos no Engenhão. Que o digam as derrotas para Avaí e Vitória ou mesmo o empate com o Coritiba, equipes que buscam desesperadamente ficar na primeira divisão. Por isso, o embate com o Fluminense é tratado com muita cautela. Apesar de estar melhor na tabela, o time dirigido por Jair Ventura não quer cometer os erros do passado. Assim, nada de salto alto e achar que os três pontos virão facilmente.

Dentro das quatro linhas, o Botafogo terá os retornos de Rodrigo Lindoso e Marcus Vinícius, que cumpriram suspensão na rodada passada e estão à disposição do treinador. Por outro lado, o volante João Paulo está fora, pelo mesmo motivo de cartão.

 

Juntando os cacos

O cenário não poderia ser pior para o Fluminense. Eliminado da Copa Sul-Americana pelo Flamengo, depois de abrir 3×1 no Maracanã, o Flu não tem nem tempo para chorar o duro golpe, pois já tem um confronto importantíssimo neste sábado. Com 39 pontos e a 14ª colocação na tabela do Brasileirão, o clube das Laranjeiras ainda não se livrou totalmente da turma que briga contra o rebaixamento. Ponte Preta (17º) e Avaí (18º), por exemplo, possuem 35 pontos e ainda não desistiram da Série A. Ou seja, duas novas derrotas dos cariocas, aliada aos resultados positivos dos paulistas e catarinenses, e a situação de Abel Braga e companhia passa a ficar desesperadora.

E se a fase já não ajuda, é bom redobrar a atenção no clássico com o Botafogo. Ainda mais pelo fato de o Tricolor Carioca ter alguns desfalques importantes para a partida de logo mais. O primeiro deles é o zagueiro Reginaldo, que cumpre suspensão. Até aí tudo bem, já que o capitão Henrique, recuperado de lesão, pode pintar entre os 11 titulares. Ele deve formar a dupla de zaga com Gum, que vem tendo boas atuações no Brasileirão, ou Renato Chaves, que apesar da queda no torneio continental, se destacou contra o rival rubro-negro anotando dois gols. No ataque, Marcos Júnior, machucado, é carta fora do baralho. Brigam por uma vaga ao lado do artilheiro do campeonato Henrique Ceifador (16 gols) os garotos Romarinho e Wellington Silva.

 

Retrospecto

Apesar de tentar amenizar o favoritismo, o Botafogo leva sim vantagem contra o Fluminense quando o assunto é Campeonato Brasileiro. Pelo menos se puxarmos os últimos dez clássicos… O alvinegro conta com cinco vitórias, diante de três do rival e outros dois empates. A vantagem também é do Fogão no histórico do Nacional ao longo de 47 partidas, somando 16 vitórias contra 14 derrotas para o Tricolor. Foram 17 empates no período.

 

Palpite

Ainda com a “cabeça cheia” pelo o que ocorreu na Sul-Americana, o Flu deve sofrer para se organizar no duelo com o Fogão. Melhor para o time da casa, que tem tudo para alcançar mais uma vitória e aumentar a crise rival.

 

Jogos da 32ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 4 de novembro

  • 17:00 – Santos x Atlético Mineiro – Palpite: empate
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Atlético Goianiense x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Coritiba x Avaí – Palpite: Coritiba

Domingo, 5 de novembro

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético Paranaense – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo – Palpite: empate
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Chapecoense x Sport – Palpite: Chapecoense