NBA

Finais da NBA: Golden State Warriors vence o Cleveland Cavaliers e abre 2-0 na série

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Decisão sai da dobradinha de Oklahoma com o cenário sonhado pelos Warriors

O Golden State Warriors arrasou o Cleveland Cavaliers na noite deste domingo (4) no Jogo 2 das Finais da NBA. A vitória pelo placar de 132×113 representou o 2-0 na série melhor de sete que agora terá mais dois jogos em Cleveland, nesta quarta e sexta-feira.

   

CURRY E DURANT, OS ASTROS DA NOITE

A partida deste domingo (4) foi praticamente um filme repetido do Jogo 1, na última quinta. Os Cavs começaram melhores – neste domingo, bem melhores, com LeBron James e Kevin Love comandando as ações e colocando a equipe na frente no crucial primeiro quarto.

Mas os Warriors logo se assentaram na partida e distribuíram o repertório de jogadas ofensivas especialmente com os dois astros que parecem brigar entre si pelo MVP das finais. Stephen Curry e Kevin Durant estão “imparáveis” mesmo para uma defesa que chegou a esta decisão como campeã da conferência e atual campeã da liga.

Tanto foi assim que a dupla puxou a contagem dos Warriors no final do primeiro quarto para impressionantes 40×34. Sim, você leu certo: 40 pontos em 12 minutos de jogo – não houve período algum nesta trilogia de finais entre Cavs e Warriors com tamanha pontuação.

Para encontrar algo próximo a este placar precisamos recuar para o Jogo 3 da decisão do ano passado, aquele do famoso 120×90 dos Cavs, com os 38 pontos marcados pela equipe só no terceiro período.

O começo arrasador deste Jogo 2, claro, minou a confiança do Cleveland para o restante do domingo.

O segundo quarto de novo contou com domínio dos Warriors, que falaram grosso em todas as zonas de quadra. A grande batalha que todo mundo acompanhava era: o Golden State caprichava para aumentar a distância; o Cleveland se desesperava para não deixar a vantagem disparar.

Veio, então, o grande duelo entre LeBron e Curry.

Os dois fizeram tudo o que sabem de melhor. Parecia até um mano a mano, como aqueles de Magic Johnson contra Michael Jordan e Isaiah Thomas no All-Star Game de 1992, mas este Curry x James era numa plena final da NBA!

Os dois monstros roubaram o sono de quem precisava acordar cedo. E com uma bandeja de Kyrie Irving no estouro do cronômetro, o intervalo chegava com uma apertada vitória parcial do Golden State por 67×64 e com uma promessa de um segundo tempo daqueles.

Pena que ficou só na promessa.

De novo como no Jogo 1, os Warriors voltaram do vestiário dispostos a liquidar os Cavs. E que terceiro quarto de Stephen Curry! Em um dos lances mais sensacionais da temporada, ele fez LeBron James dançar para anotar dois pontos em um raro tapinha sob o aro.

O craque da camisa 30 mostrou todo seu repertório de arremessos de perto e de longe e liderou o Golden State para um 102×88 que deixava claro que a vitória já estava bem encaminhada, e que o último quarto, vencido por 30×25 também com serenidade, decretava o 2-0 na série e uma clara vantagem para os Warriors nesta semana.

Os aplausos todos foram mesmo para Stephen Curry, que obteve seu primeiro triplo-duplo em playoffs. Ele anotou 32 pontos, 10 rebotes e 11 assistências. Uma atuação descomunal de Curry, que teve a parceria de um Kevin Durant que também demonstrou estar pronto para finalmente ficar com o anel de campeão da NBA. Durant também brilhou: 33 pontos, 13 rebotes e 6 assistências.

Pelo lado do Cleveland, de novo uma grande atuação de LeBron James, que vai colocando os Cavs na típica situação do “exército de um homem só”.  LeBron cravou 29 pontos, 11 rebotes e 14 assistências. Mas o time de novo se limitou apenas ao que ele fez.

E é bom que o Cleveland faça algo para reverter a situação. Não há, no que foi visto até agora, nada que demonstre uma reviravolta dos Cavs.

Dois números: 1) complicado demais imaginar a recuperação de um time que perdeu os jogos até aqui por 22 e agora 19 pontos; 2) dos oito quartos desta decisão, os Cavs pontuaram mais que os Warriors apenas e tão somente em um.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 2-0 Cleveland Cavaliers

Próximos jogos:

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – ONTEM – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 3 – QUARTA –  22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 4 – SEXTA – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden  State Warriors
  • Jogo 5 * – SEGUNDA – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – 15/06 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden  State Warriors
  • Jogo 7 * – 18/06 – 22h – Golden  State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários