NBA

Finais da NBA: Golden State Warriors luta contra o Cleveland Cavaliers e contra o medo para fechar a série em 4-1

Foto: Gregory Shamus/Getty Images

Curry, Durant e Thompson encaram seus fantasmas antes do Jogo 5, às 22h desta segunda, em Oklahoma

O Golden State Warriors e o Cleveland Cavaliers vão se reencontrar às 22h (de Brasília) desta segunda-feira (12) para mais uma partida que já está na história antes mesmo de começar.

Não tem meio-termo: este Jogo 5 das finais da NBA vai deixar marcas profundas nos vencedores e nos vencidos.

A série está 3-1 para o Golden State Warriors, que teve, na última sexta-feira, a primeira chance de faturar a decisão, mas deu de cara com um LeBron James superlativo que levou os Cavs à impressionante vitória por 136×117.

O que poderia ser 4-0 agora está 3-1 para o Golden State, e é aí que mora o perigo.

   

FILME REPETIDO

Vale lembrar que era exatamente esta contagem – 3-1 a favor – que o Golden State tinha no ano passado quando viu tudo desmoronar e o título ficar com o Cleveland.

Há diferenças, claro.

A primeira delas é o fato de aquela série jamais ter estado 3-0, algo que o Golden State teve para si até a sexta-feira.

A segunda grande diferença é Kevin Durant, como falamos há alguns dias. Quem atuava na posição 3 do Golden State no ano passado era (quem?) Harrison Barnes, e isso por si só já muda muita coisa.

Mas para este ano, 2017, muda também o fato de o Golden State jogar com a pressão de provar que o ocorrido em 2016 foi um deslize casual, e não um carimbo de “amarelão” em seu uniforme.

É a questão mental que tem tudo para fazer a diferença tanto neste jogo quanto nos demais, se eles vierem a ser disputados.

LeBron James atuou com uma raiva e com um foco no Jogo 4 que poucos jogadores demonstraram na história recente da NBA. Ele tanto fez questão de “doutrinar” o Golden State que buscou uma enterrada humilhante, jogando a bola na tabela e pegando o rebote para cravar de forma espetacular. Se você não viu, confira agora:

 

 

LeBron gastou um repertório vasto. Arrumou também uma briga com Kevin Durant e saiu de quadra dizendo em alto e bom som: “O Golden State é o melhor time e é o favorito, nós somos a zebra da final, praticamente não temos chance”.

A guerra psicológica tem boas chances de surtir efeitos e o Golden State sucumbir ao medo.

   

O PRIMEIRO DA HISTÓRIA

Vale lembrar que o jogo das 22h de hoje, na Oracle Arena, em Oklahoma, na casa do Golden State, pode representar o primeiro título do Warriors em seu ginásio na história da NBA.

As duas conquistas anteriores, em 1975 e 2015, foram obtidas na quadra do adversário. Como a equipe vai lidar com esta pressão e, mais que isso, esta loucura que vai dominar os 20.000 torcedores que vão lá para festejar, não para ver um jogo parelho e com a possibilidade de vitória do Cleveland?

E como vão reagir Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green?

E o próprio Kevin Durant, que também tem trauma com o 3-1, porque era este o placar da série quando ele jogava no Oklahoma e perdeu o título do Oeste de 2016 para o Golden State?

O Cleveland não quer saber. Continua dizendo que para ser campeão precisa ganhar as mesmas quatro partidas que precisava antes de começar a série.

É verdade. Se o foco for o momento presente, sem se atrapalhar com o que passou e o que está por vir, as chances dos Cavs estão mais para o Jogo 4, o da vitória, da sexta-feira, que os das partidas que levaram o 3-0 da final para o Golden State.

Vale assistir da primeira à última bola. Nossa previsão nesta segunda?

Os Warriors seguem favoritos na questão técnica e tática. Se jogarem o que sabem, são campeões, até com certa facilidade.

Mas há, sempre há, o risco de não jogarem o que sabem. De encurtar o braço. Aí certamente teremos um Jogo 6 para nos alegrar ainda mais na quinta-feira (15) em Cleveland.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 3-1 Cleveland Cavaliers

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 3 – Golden State Warriors 118×113 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 4 – Cleveland Cavaliers 137×116 Golden State Warriors

Próximos jogos:

  • Jogo 5 –  SEGUNDA (12) – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – QUINTA (15) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 7 * – DOMINGO (18) – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários