NBA

Finais da NBA: Golden State Warriors joga para ser o maior campeão da história!

Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Série pode ser fechada nesta sexta contra os Cavs em Cleveland com um incontestável 4-0

Quem gosta de basquete não pode perder de jeito nenhum. A partir das 22h (de Brasília) desta sexta-feira (9), na Quicken Loans Arena, contra o Cleveland Cavaliers, o Golden State Warriors pode ser decretado não apenas o campeão da atual temporada da NBA – mas sim o maior campeão de todos os tempos.

A afirmação não é uma mera opinião. Ela está respaldada pelos números do maior basquete do mundo. Jamais uma equipe chegou ao título da NBA sem perder nenhum jogo dos playoffs. E é exatamente isso o que o fantástico Golden State de Kevin Durant e Stephen Curry tem a chance de conseguir.

   

EM BUSCA DO 16-0

O desempenho da equipe nos três jogos até aqui foi tão avassalador que nem é preciso lembrar do 4-0 das fases anteriores contra o Portland Trail Blazers, o Utah Jazz e o San Antonio Spurs.

Os Warriors estão realmente amassando os Cavs, atuais campeões da NBA e que contam com aquele que é tido como o Michael Jordan dos nossos tempos, ninguém menos que LeBron James.

E é o próprio LeBron, tricampeão da NBA, em sua oitava final de liga, que coloca o Golden State em um posto privilegiado:

“É, disparado, o time mais ofensivo que enfrentei na NBA. Eles são realmente muito bons, e olhe que buscamos encontrar formas de pará-los desde o Jogo 1 e não conseguimos. Acho que isso dá uma boa ideia do que temos pela frente nesta sexta”, comentou o astro da camisa 23 dos Cavs.

“Se conseguimos pará-los nas bolas de três, eles têm recursos para entrar no nosso garrafão. Se apertamos a marcação com os nossos pivôs, eles passam a acertar tudo de fora. É mesmo um adversário daqueles que marcam um novo estilo de jogar”, conclui LeBron, que nem deve ser tido como um atleta de baixo rendimento nessa decisão. Ele somou simplesmente 39 pontos na última partida, quando os Cavs estiveram a instantes da vitória, mas sucumbiram ao poder de fogo de Kevin Durant, que acertou uma bola de três a 45 segundos do fim e colocou o Golden State na liderança para não mais perdê-la.

   

A SOLUÇÃO ESTÁ NO BANCO

A chance derradeira do Cleveland é contar com um auxílio um pouco maior de seus reservas no Jogo 4, nesta sexta-feira.

Ficou muito claro que os titulares de Cleveland e Golden State são compatíveis – com uma leve vantagem dos Warriors, é preciso destacar, mas a grande diferença desta final está no momento em que os suplentes são exigidos. E é evidente que uma equipe é formada por mais atletas do que os tidos como principais, pois as partidas são disputadas sempre em altíssima intensidade por quase 50 minutos, exigindo que as estrelas descansem e tenham condições de brilhar quando são mais solicitadas – ou seja, nos instantes finais.

Além do incrível Golden State, o Cleveland vai precisar desafiar também um pouco do seu estímulo próprio para jogar nesta noite.

Afinal, é uma grande decepção que atletas tão preparados apenas para ganhar estejam atuando diante de sua torcida, em um ginásio certamente lotado por 20.000 privilegiados, com a impactante situação de estar com uma desvantagem de 3-0 na série decisiva.

A sensação de derrota antecipada deve ser a primeira armadilha a ser evitada pelo Cleveland Cavaliers nesta noite.

E há também muitos outros aspectos que precisam ser levados em consideração. O principal deles talvez seja como fazer para colocar o ala-pivô Kevin Love no nível dos demais colegas nesta decisão.

LeBron James e Kyrie Irving fizeram o que se esperava deles. Juntos, atingiram quase 80 pontos no Jogo 3. Até J.R.Smith deu sua contribuição. Mas Love, nesta partida e nas anteriores, demonstrou estar fora de sintonia com os seus colegas. O técnico Tyronn Lue não tem outra opção: ou exige uma maior entrega sua ou encontra um substituto que possa bagunçar um pouco a ordem estabelecida até aqui.

E se essa ordem for simplesmente seguida, já sabemos o que vai acontecer: Golden State 4-0 e recorde nesta noite.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 3-0 Cleveland Cavaliers

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 3 – Golden State Warriors 118×113 Cleveland Cavaliers

Próximos jogos:

  • Jogo 4 – SEXTA (9) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 5 * – SEGUNDA (12) – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – 15/06 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 7 * – 18/06 – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários