NBA

Finais da NBA: Cleveland Cavaliers se apega à torcida para evitar vexame contra o Golden State Warriors

Foto: Pool/Getty Images

Cavs confiam no mando de quadra, às 22h desta quarta-feira, para fugir do 3-0 que seria fatal para a série decisiva

As vitórias do Golden State Warriors estão tão fáceis que chegam até a enganar qual é a atual contagem das finais da NBA. Tudo bem, o 2-0 é importante, mas não tem nada decidido no melhor basquete do mundo, principalmente levando em consideração que as próximas duas partidas, nesta quarta (7) e sexta (9), serão na Quicken Loans Arena, a casa do Cleveland Cavaliers, onde mais de 20.000 torcedores vão certamente empurrar LeBron James e companhia em busca de uma reviravolta que seria tão histórica quanto a do ano passado.

   

SE O CLEVELAND PERDER, ACABOU?

E é bom que os Cavs tenham a real noção do que significa o Jogo 3 da série, marcado para começar às 22h (de Brasília) desta quarta. Diante de um adversário que está demonstrando um incontestável poderio técnico e físico, o Cleveland não tem outra opção se quiser ser campeão a não ser dar tudo de si e emparelhar a série em 2-1.

Eis a grande chave para os Cavs e o Golden State Warriors olharem para este Jogo 3 como talvez o mais determinante da série.

Se ganhar também a terceira partida, os Warriors farão 3-0 e estabelecem uma vantagem jamais revertida na história da NBA. Tal recorde está bem fresco na memória do Golden State e tudo o que o time está trabalhando por meses a fio é para não repetir o 3-1 que virou derrota por 4-3 para o Cleveland no ano passado.

Pelos lados dos Cavs, justamente pela necessidade de impedir tal distância de 3-0, a postura ao entrar em quadra tem de ser com 100% das atenções e energias neste propósito. Tem tudo para ser o grande jogo que o fanático por basquete vem pedindo.

   

CAVS MANTÊM TIME, APESAR DAS CRÍTICAS

O técnico Tyronn Lue discorda que este Jogo 3 vai valer mais que os demais: “Esta é uma final e cada jogo é separado dos outros por si só. Precisamos pensar sempre no nosso próximo ato, sem gastar muito tempo com o que já passou”, filosofou o treinador, que vem recebendo críticas em Cleveland por não mexer no time titular depois de duas verdadeiras surras impostas pelos Warriors até aqui.

A insistência de Lue com o time titular de fato soa como teimosia. O mínimo que se espera de um treinador na final da NBA é que olhe para situações especiais como a do ala-armador J.R.Smith, que não fez nenhum ponto nos 13 minutos que atuou no Jogo 2, e busque soluções em seu elenco – a não ser que tais respostas sequer existam no banco de reservas, o que ele só saberia em caso de troca, o que não deve ocorrer para esta terceira partida.

A alteração imaginada pelo técnico seria a entrada do ala Iman Shupert como titular, mas Lue não está disposto a abrir mão de um jogador como Shupert, que já demonstrou ser melhor entrando no decorrer da partida que abrindo o duelo logo de cara.

Há, claro, o contraponto naquilo que aposta Tyronn – e esta opinião foi reforçada pela sua grande estrela, LeBron James.

Tanto LeBron quanto Lue acham que a final está seguindo o curso do ano passado, quando os Warriors abriram também 2-0 na série e houve a virada. E que se deu certo uma vez, pode dar nas demais, porque o plano de jogo do Cleveland é forte o suficiente para bater equipes de bom ataque como o Golden State.

A pensata de LeBron e do treinador na verdade esconde coisas que são um pouco diferentes entre si: será que as finais merecem ser comparadas? Como fechar numa mesma mão o Golden State do ano passado, sem Kevin Durant, com o de agora, com ele passando dos 30 pontos por jogo e batendo recordes não da atualidade, mas da história da final da NBA?

Será que teremos mais uma supernoite de LeBron James? Ela é extremamente necessária, pois aí talvez nem LeBron James e Michael Jordan juntos no mesmo time pudessem reverter este 3-0 que se desenha como muito provável para o Golden State na noite desta quarta-feira em Cleveland.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 2-0 Cleveland Cavaliers

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers

Próximos jogos:

  • Jogo 3 – QUARTA (7) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 4 – SEXTA (9) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 5 * – SEGUNDA (12) – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – 15/06 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 7 * – 18/06 – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários