Premier League

Favoritos na Premier League 2017/2018: Guardiola x Mourinho em Manchester, Chelsea sem Diego Costa e Liverpool e Arsenal como azarões

Foto: Alex Livesey/Getty Images

Após rejuvenescer setor defensivo, Citizens são os principais candidatos ao título na Terra da Rainha; com novos camisas 9, Diabos Vermelhos e Blues tentam igualar forças

Chegou a hora, pessoal! O campeonato mais prestigiado da Europa dá o seu pontapé inicial nesta sexta-feira (11 de agosto), com Arsenal x Leicester, no Emirates Stadium, às 15h45. A temporada 2017/2018 da Premier League promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos, com pelo menos seis equipes tendo totais chances de faturar o título na Terra da Rainha. E isso se não aparecer um outro “Leicester” da vida, é claro, como ocorreu há dois anos, e derrubar todas as previsões. Entre os favoritos aparece o Manchester City, de Pep Guardiola, que após trazer diversas peças, surge como time a ser olhado nesta abertura de torneio. Mas os Citizens têm concorrência pesada pela frente, como o atual campeão Chelsea, que tenta se reerguer sem Diego Costa, e o Manchester United, de José Mourinho, que aposta no artilheiro Lukaku para substituir Ibrahimovic. Correndo por fora estão Tottenham, Arsenal e Liverpool, que buscam aprontar para cima das previsões e retornar aos tempos de glórias.

 

Guardiola pressionado em sua segunda temporada com o Manchester City

O técnico Pep Guardiola vai para o seu segundo ano à frente do Manchester City tendo a missão de fazer o milionário time ser competitivo. Não que 2016/2017 tenha sido de todo ruim, mas a instabilidade da equipe, que ficou pelo caminho na disputa pelo caneco do nacional com o Chelsea e caiu nas oitavas da Liga dos Campeões, ainda repercutem.

A responsabilidade do espanhol aumenta ainda mais com a chegada de reforços. Os Citizens foram um dos times que mais movimentaram a janela de transferências entre as potências da Inglaterra. Destaque do Benfica, o jovem Ederson chega para ser o novo camisa 1, especialmente após Claudio Bravo, contratado no passado junto ao Barcelona, conviver com lesões e altos e baixos. O setor defensivo, até então considerado com jogadores com média alta de idade, foi rejuvenescido através das chegadas dos laterais Benjamin Mendy (Mônaco), Kyle Walker (Tottenham) e Danilo (Real Madrid). Isso porque na frente Gabriel Jesus, que fará sua primeira temporada completa na Premier League, e Kun Aguero seguem bastante prestigiados.

 

Com Mourinho, United conta com esquadrão para derrubar rival de Manchester

Maior campeão inglês com 20 conquistas, o Manchester United quer reerguer a taça após quatro anos. E terá em José Mourinho, um especialista em Premier League – venceu em três oportunidades com o Chelsea –, como principal aposta. Depois de alcançar o título da Liga Europa, que garantiu a equipe na Liga dos Campeões deste ano, o técnico português quer fazer seu time voltar a ser protagonista na Inglaterra.

Com aquisições pontuais, os Diabos Vermelhos depositam suas fichas no belga Lukaku, que anotou 25 gols com o Everton em 2016/2017. Ele chega para substituir o sueco Ibrahimovic, que não teve seu contrato renovado. Quem também aparece como importante reforço é o sérvio Nemanja Matic, que deixou os Blues para brilhar com o United. Somados a eles ainda há Pogba, que parece estar adaptado ao futebol inglês após sua temporada de estreia em 2016.

 

Chelsea tenta sobreviver sem Diego Costa

Ainda que tenha mantido parte da base campeã e o competente técnico Antonio Conte, o Chelsea é uma grande incógnita neste início de temporada europeia. Tudo porque o atual campeão inglês perdeu duas importantes peças. A primeira, como já citamos, o volante Matic, e também Diego Costa. É bem verdade que o brasileiro naturalizado espanhol continua no clube, mas não faz parte dos planos do comandante italiano após desavenças. Contratado junto ao Real Madrid, Morata chega para ser o homem gol, mas até a bola rolar e suas finalizações entrarem, ficaremos com esta dúvida. E sem o polêmico atacante e John Terry, que deixou o clube após 22 anos, o brasileiro David Luiz e belga Hazard surgem como líderes.

 

Azarões: Arsenal e Liverpool

O segundo escalão de potências para a temporada da Premier League tem Arsenal, que mais uma vez terá Arsene Wenger à frente da equipe, e o Liverpool, com o alemão Jurgen Klopp. Os dois clubes iniciam o campeonato em meio às incertezas em seus elencos. Nos Gunners, o chileno Alexis Sánchez, em último ano de contrato, é especulado diariamente em rivais ingleses ou no próprio PSG. Já nos Reds, o principal motivo de preocupação é o meia Philippe Coutinho, que quer ir para o Barcelona para substituir Neymar.

Se quiserem voltar aos temos de vitórias, os dois clubes precisarão segurar suas principais peças ou então ter reposições à altura. O Arsenal não vence o Inglês desde 2004, enquanto o jejum do clube da cidade dos Beatles é ainda maior. Os Reds não sabem o que é ser campeão da Premier League desde 1990.

 

Surpresa: Tottenham

Não é bem uma surpresa, uma vez que ficou com o vice-campeonato na temporada passada, mas o Tottenham é o time que pode surpreender os grandes da Inglaterra. Menos balado que os rivais, os Spurs querem continuar competitivos. Para isso, eles mantiveram o rápido Harry Kane, que continua como principal nome do clube, e que promete ser a pedra no sapato de Chelsea, City e United. Fora de campo, a novidade fica por conta da nova casa, o estádio de Wembley, que receberá os jogos da equipe enquanto o White Hart Lane passa por reforma.

 

Os favoritos

  1. Manchester City
  2. Manchester United
  3. Chelsea
  4. Tottenham
  5. Arsenal
  6. Liverpool
  7. Everton
  8. Leicester
  9. Southampton
  10. West Ham

 

Jogos da 1ª rodada da Premier League 2017/2018

Sexta-feira, 11 de agosto

  • 15:45 – Arsenal x Leicester – Palpite: Arsenal

Sábado, 12 de agosto

  • 8:30 – Watford x Liverpool – Palpite: Liverpool
  • 11:00 – Crystal Palace x Huddersfield Town – Palpite: Crystal Palace
  • 11:00 – Chelsea x Burnley – Palpite: Chelsea
  • 11:00 – Everton x Stoke City – Palpite: Everton
  • 11:00 – West Bromwich x Bournemouth – Palpite: West Bromwich
  • 11:00 – Southampton x Swansea – Palpite: Empate
  • 13:30 – Brighton x Manchester City – Palpite: Manchester City

Domingo, 13 de agosto

  • 9:30 – Newcastle x Tottenham – Palpite: Tottenham
  • 12:00 – Manchester United x West Ham – Palpite: Manchester United