Copa do Brasil

Equilíbrio marca encontro entre Santo André e Criciúma pela Copa do Brasil. Bahia também estreia; veja prognósticos

Foto: Caio Marcelo/www.criciuma.com.br

Últimos cinco jogos da primeira fase da competição estão programados para acontecer na quinta-feira.

Nesta quarta-feira, serão 15 jogos. Amanhã, a realização das últimas cinco partidas da primeira fase da Copa do Brasil 2017, em um total de 40 confrontos entre equipes dos quatro cantos do País. É uma experiência das mais agregadoras no nosso futebol, quando torcedores de localidades extremas têm contato com grandes times e jogadores famosos. Na sequência, os vinte classificados medirão forças na segunda fase, que continua a ser disputada em duelo único, com o visitante tendo a vantagem do empate para seguir vivo na competição.

Sobre os embates de quinta-feira (16), a equipe com a camisa mais “pesada” é o Bahia, que vai a Aracaju encarar o Sergipe. Mas o confronto mais equilibrado do dia será entre dois dos campeões mais controversos da Copa do Brasil. O Santo André, que calou a torcida do Flamengo, no Maracanã, em 2004, receberá o Criciúma, que, em 1991, com Luiz Felipe Scolari no comando, bateu o Grêmio na decisão.

 

SANTRO ANDRÉ X CRICIÚMA

Não teremos Jairo Lenzi, Roberto Cavalo nem Soares pelos lados do time da Capital do Carvão. Nem mesmo Elvis, Romerito e Sandro Gaúcho vestindo as cores do Ramalhão. Se as conquistas de ambos foram acidentes de percurso ou mesmo uma intervenção dos deuses da bola para desbancar o pragmatismo, a realidade atual é que ambos voltaram à normalidade da condição de coadjuvantes do futebol brasileiro. Mas surpresas desse tipo fizeram da Copa do Brasil um campeonato tão admirado pelos torcedores e que mexe com o imaginário de atletas que, hoje, pegam condução para os treinos – mas que podem ficar famosos do dia para a noite.

O fato é que só um poderá manter acesa a chama de uma nova (e praticamente improvável) conquista. Amanhã, às 16h (horário de Brasília), no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, o Santo André faz as honras da casa para o Criciúma. Atualmente, as duas equipes disputam a primeira divisão regional, tanto no Paulistão como no Campeonato Catarinense, quando realizam boas campanhas. O Ramalhão, até o fechamento deste artigo, lidera o Grupo C, que tem a presença do Palmeiras, atual campeão brasileiro. Já o Tigre ocupa a terceira posição no Estadual de Santa Catarina.

Um duelo um tanto quanto imprevisível, com muita igualdade de condições. Nesse tipo de situação, o empate costuma “dar as caras” – sendo o suficiente para os visitantes avançarem à segunda fase. Mas os mandantes chegam muito, mas muito embalados para a estreia na Copa do Brasil. O motivo? Na última rodada do Paulista, a equipe do ABC venceu nada mais nada menos do que o Corinthians, em pleno Itaquerão, pelo placar de 2 a 0. De encher a moral!

Odds: Santo André (2.88), Criciúma (2.37), empate (3.34).

Palpite: fator casa, triunfo sobre o Timão e confiança em alta. Ingredientes que determinarão a classificação do Santo André, com triunfo por um tento de diferença.

 

SERGIPE X BAHIA

Missão mais tranquila terá o Bahia contra o Sergipe, mesmo atuando longe de Salvador. Às 21h30 (horário de Brasília), os dois clubes que levam os nomes de seus respectivos estados medem forças no estádio Batistão. Ao que tudo indica, o Tricolor de Aço não terá problemas para alcançar a vitória e, de quebra, uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil, competição na qual os baianos nunca passaram das quartas de final. Será que teremos quebra de tabu este ano?

Na volta à Série A, o Bahia esbanja alto astral. Além de contar com um competente treinador, Guto Ferreira, o Tricolor contratou bons reforços para o setor ofensivo e de criação, como o atacante Maikon Leite (ex-Santos, Palmeiras e Atlético-PR) e o meia argentino Augustín Allione, emprestado pelo Palmeiras e candidato a ídolo da torcida. A nota lamentável é que Allione está fora do duelo de amanhã, devido a um estiramento no quadril durante partida do Campeonato Baiano, do qual o Tricolor da Boa Terra lidera com sete pontos, mas com um jogo a mais que o arquirrival Vitória, que soma seis e conta com 100% de aproveitamento.

Odds: Sergipe (5.30), Bahia (1.67), empate (3.73).

Palpite: vitória sem problemas do Tricolor de Aço, que sairá de Aracaju com o resultado positivo construído com uma margem de vantagem de dois gols.

 

Confrontos da 1ª Fase da Copa do Brasil:

  • 16/02, 16:00 – Santo André (2.88), Criciúma (2.37), empate (3.34)
  • 16/02, 19:15 – Brusque (2.48), Remo (2.99), empate (2.99)
  • 16/02, 21:30 – Sergipe (5.30), Bahia (1.67), empate (3.73)
  • 16/02, 21:30 – Sinop (2.62), Salgueiro (2.81), empate (3.30)
  • 16/02, 22:30 – Fast Clube (6.80), Vila Nova (1.50), empate (4.00)