Champions League

Em semana de jogos decisivos, Barcelona pega a Juventus em Turim querendo consolidar liderança na Liga dos Campeões

Foto: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Blaugranas necessitam de um empate para confirmar o primeiro lugar da chave; vitória coloca italianos na briga pela ponta

A quinta e penúltima rodada da chave de grupos da Liga dos Campeões 2017/2018 dá as caras neste meio de semana (21 e 22 de novembro) com um duelo que tem sido recorrente nos últimos anos: Juventus x Barcelona. As duas equipes se encontram nesta quarta-feira, às 17h45, valendo a liderança do Grupo D. Com 10 pontos, os espanhóis dependem de um empate para assegurarem a ponta do grupo e mandarem o segundo jogo das oitavas de final em casa. Já os italianos, vice-líderes com sete pontos, precisam de uma vitória para colocar “fogo” na chave. Confira a análise deste jogaço em Turim!

 

Rivalidade recente

Dois dos clubes mais poderosos da Europa, Juventus e Barcelona têm proporcionado importantes embates ao longo dos últimos anos. O jogo de logo mais será o de número cinco entre as equipes nas últimas três temporadas da competição – os clubes também disputaram um amistoso neste ano nos Estados Unidos, onde o Barça ganhou por 2×1.

Os blaugranas levam vantagem, vencendo dois confrontos no período. O mais emblemático deles foi na final da temporada 2014/2015, quando Messi, Suárez e Neymar superaram a Velha Senhora por 3×1. Já a Juve triunfou uma única vez – 3×0 -, mas foi o suficiente para que a equipe abrisse vantagem no mata-mata da edição passada do torneio e garantisse posteriormente a classificação no Camp Nou.

 

Foco

A Juve chega ciente da importância que a partida contra o Barcelona tem. Tanto é que o técnico Massimiliano Allegri poupou seus principais jogadores na 13ª rodada do Calcio. Buffon, Alex Sandro e Dybala foram algumas das peças que ganharam alguns minutos preciosos no banco de reservas. Porém, o resultado não foi o esperado: derrota para a Sampdoria por 3×2, queda para o terceiro lugar na tabela e distância de quatro pontos para o líder Napoli.

Apesar da segunda derrota no torneio, o time de Turim tem tempo para se recuperar no Italiano. Mas já não podemos dizer o mesmo na Liga dos Campeões, uma vez que uma derrota ou mesmo um empate contra o Barça pode deixar a equipe em maus lençóis. O Sporting, terceiro colocado com quatro pontos, recebe o Olympiakos e tem tudo para somar os três pontos. Por isso, é melhor Higuaín, Douglas Costa e companhia entrarem “voando” em campo.

 

Uma decisão por vez

Já no Barça, o clima não poderia ser melhor. Líder nas duas competições que disputa, o time de Lionel Messi acumula uma invencibilidade de 16 jogos na temporada, com 14 vitórias e dois empates. A equipe está em primeiro na La Liga com quatro pontos de vantagem para o Valencia, o segundo colocado, e três de diferença sobre a Juve, na Liga dos Campeões. Por falar nos times rivais, os blaugranas vivem uma semana de decisão contra eles.

Primeiro, Messi e companhia vão a Turim jogar pela ponta do Grupo D. Depois, retornam a Espanha e encaram o Valencia no domingo, no Mestalla. Dois jogos para o técnico Ernesto Valverde ver como o time se comportará em embates de grande importância, já que na última temporada o clube ficou com o título da Copa do Rei de consolação.

Uma coisa é certa. O Barcelona pode contar com Paulinho, que rapidamente caiu nas graças da torcida após uma contratação bastante criticada na Espanha. Em 11 jogos pelo novo clube, o ex-jogador do Corinthians já balançou as redes adversárias quatro vezes. Para se ter noção do “efeito Paulinho”, o volante brasileiro possui o mesmo número de gols do trio BBC – Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo -, do Real Madrid.

Além disso, o clube ganha o reforço “moral” de Luís Suárez, que voltou a fazer as pazes com as redes após cinco jogos. O uruguaio foi o nome da partida na goleada de 3×0 sobre o Leganés, no último sábado, fora de casa, anotando dois tentos. Paulinho, sempre ele, completou.

 

Jogos da quinta rodada da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 21 de novembro

  • 15:00 – Spartak Moscou x Maribor – Palpite: Spartak Moscou
  • 17:45 – Sevilla x Liverpool – Palpite: empate
  • 17:45 – Manchester City x Feyenoord – Palpite: Manchester City
  • 17:45 – Napoli x Shakhtar Donetsk – Palpite: Napoli
  • 17:45 – Besiktas x Porto – Palpite: Besiktas
  • 17:45 – Monaco x RB Leipzig – Palpite: Monaco
  • 17:45 – Apoel x Real Madrid – Palpite: Real Madrid
  • 17:45 – Borussia Dortmund x Tottenham – Palpite: empate

Quarta-feira, 22 de novembro

  • 15:00 – CSKA x Benfica – Palpite: empate
  • 15:00 – Qarabag x Chelsea – Palpite: Chelsea
  • 17:45 – Basel x Manchester United – Palpite: Manchester United
  • 17:45 – Anderlecht x Bayern de Munique – Palpite: Bayern de Munique
  • 17:45 – PSG x Celtic – Palpite: PSG
  • 17:45 – Atlético de Madrid x Roma: Atlético de Madrid
  • 17:45 – Juventus x Barcelona – Palpite: empate
  • 17:45 – Sporting x Olympiakos – Palpite: Sporting