Brasileirão Série A

Em busca do sonho de levar o Nordeste à Libertadores, Sport é favorito contra Atlético-GO

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Duelo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece às 20h desta quinta-feira

Três partidas fecham a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas os olhos de ao menos uma região estão voltados para o jogo do Sport contra o Atlético-GO. Favorito para o duelo, os pernambucanos podem até entrar na zona de classificação para a Libertadores se confirmarem a vitória.

   

Tropeço esperado

A última rodada não foi das melhores para o Sport. O clube até fez uma boa partida, mas acabou perdendo para o Botafogo, cedendo assim a sua sexta posição. No entanto, apesar das consequências, o revés no Rio de Janeiro era algo esperado. Graças às quatro vitórias seguidas antes, o time conseguiu acumular um bom número de pontos para continuar na briga.

Com isso, pode voltar para o G-6 já nesta rodada, dependendo dos resultados de Botafogo e Cruzeiro – isso porque o triunfo às 20h é praticamente certo. Desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o time se acertou tanto na frente, quanto atrás, e não tem bobeado com os adversários. Prova disso é que somando jogos do estadual, do Brasileirão e da Sul-americana, o rubro-negro chegou a fazer seis partidas sem sequer sofrer gols, vencendo todas. Duas delas inclusive foram por três gols de diferença – contra Coritiba e Chapecoense. Pela diferença técnica das duas equipes, a expectativa é de um novo placar confortável.

O único problema do Sport para a partida é o desfalque do goleiro Magrão. Um dos destaques e ídolo do clube, o jogador segue no departamento médico e está fora.

No entanto, isso deve ser compensado pelo fator casa. O time pernambucano tem tido um ótimo desempenho atuando com o seu mando no campeonato, ganhando quatro, empatando dois e perdendo apenas um jogo (para o Vitória, em 18 de junho).

   

Para manter vivo o sonho de uma região

Sem representantes na Libertadores desde 2009, o Nordeste nunca esteve tão dentro da briga como nesta edição. Curiosamente, o Sport é que o responsável novamente por esta luta. Na ocasião, o time foi campeão da Copa do Brasil e garantiu vaga no torneio.

Se formos considerar a classificação através do Brasileirão, este jejum da região é ainda maior – de 28 anos -, desde quando o Bahia foi campeão nacional e disputou o torneio em 1989. Depois disso, o mais próximo que o Nordeste chegou foi com o Sport em 2015, terminando em sexto lugar. Na época, as vagas iam até o quarto colocado. O foco do clube rubro-negro é exatamente brigar por uma dessas últimas, possivelmente contra Santos, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Atlético-MG.

   

Só cumprindo tabela

A sensação que se tem é que o Atlético-GO está neste campeonato apenas para cumprir o protocolo. Sem conseguir manter a base que subiu no ano passado e nem trazer reforços, o time não tem condições de participar da elite nacional.

O máximo que pode fazer é atrapalhar a vida de alguns adversários, como da Ponte Preta e Avaí, que foram superados pelos goianos e também de Santos e São Paulo, que ficaram no empate. Nas demais 10 partidas, saíram de campo sem nenhum pontinho. Para piorar, conta com o segundo pior ataque e a segunda defesa mais vazada.

No entanto, quando se trata de jogar fora de casa, o Atlético não intimida, tendo conquistado apenas um ponto, que foi diante do tricolor paulista. Nas demais cinco partidas pelo Brasileirão como visitante foi derrotado em todas. No geral, marcou apenas três gols e sofreu 13. Com isso, o clube caminha a passos largos para voltar para a Série B.

   

Retrospecto recente

Nos últimos cinco anos, as equipes se enfrentaram apenas quatro vezes e a vantagem é do Sport. O clube pernambucano ganhou duas vezes, empatou uma e perdeu outra.

   

Classificação

Após os jogos desta quarta-feira, o Sport aparece na oitava posição, com 21 pontos. Em caso de vitória pode ir para o quinto lugar. Em compensação, se perder pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que encara o Cruzeiro.

Para o Atlético-GO não há muita mudança. O clube é o lanterna do Brasileirão, com apenas oito pontos. Mesmo que vença não vai sair do lugar, podendo apenas encostar no Vitória, que tem 12. O primeiro fora da zona de rebaixamento é o Atlético-PR, com 16 pontos.

   

Programação da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (20/07)

  • 19:30 – Fluminense x Cruzeiro. Palpite: Fluminense vence por 2 a 1
  • 20:00 – Sport Recife x Atlético-GO. Palpite: Sport vence por 3 a 0
  • 21:00 – Atlético-PR x Botafogo. Palpite: 1×1