Brasileirão Série A

Elano e o Santos tentam tirar o Brasileirão do Corinthians. Como em 2002…

Santos Brasileirão
Foto: Ivan Storti / Santos FC

Com o ex-volante agora como técnico, Peixe enfrenta o Vasco nesta quarta (8) às 21h45 (de Brasília) na Vila Belmiro   

Quem gosta de futebol não esquece. Quem torce pelo Santos, então, é capaz de chorar só de lembrar. Há exatos 15 anos, Corinthians e Santos se enfrentaram pela decisão do Campeonato Brasileiro de 2002, o último a ter um mata-mata para definir o campeão. O Corinthians vencia a partida por 2×1 e estava a um gol do título, quando o coringa Elano empatou a partida que levou a taça inédita para a Baixada Santista. A história de 2002 tem muitas semelhanças com a atual. Mais uma vez, Corinthians e Santos se enfrentam para decidir quem será o campeão. E Elano mais uma vez está presente – agora como técnico do Peixe que enfrenta o Vasco às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira (8), na Vila Belmiro.

Elano Santos

 

Um treinador simples e efetivo

Alçado ao comando do Santos depois da demissão de Levir Culpi, Elano era interino e tem colocado em prática tudo aquilo que demonstrava nos gramados: o jogo descomplicado e eficiente que o levou até a uma Copa do Mundo, a de 2010, na África do Sul.

Sua capacidade como atleta foi mais que comprovada. E aqueles que quiserem conferir se Elano será ou não um grande treinador têm um laboratório dos mais fartos nas próximas semanas. Muitos técnicos terminam a carreira sem jamais brigar por um título brasileiro. E esta briga acontece daqui até o fim com o estreante Elano já mergulhado nela.

A situação do Santos não é nada fácil. O time está na segunda colocação, com 56 pontos, seis a menos que o Corinthians, com 62. O duelo contra o Vasco vale pela 33ª rodada da competição. Além desta partida, faltarão mais cinco até o fim do Brasileirão.

Há dúvidas para armar a equipe – e com grande possibilidade de Elano mostrar sua capacidade (ou não, sejamos sinceros) desde já. O lateral-direito Daniel Guedes está suspenso depois de levar seu terceiro cartão amarelo na vitória por 3×1 sobre o Atlético-MG, no último final de semana. Há, porém, a volta de três jogadores importantes: Jean Mota, Matheus Jesus e Jonathan Copete. Os dois retornam à equipe depois da suspensão automática por três cartões. E o colombiano Compete está recuperado – briga por uma posição no ataque com Arthur Gomes, autor de um dos gols contra o Galo.

O primeiro turno contou com um 0x0 entre as duas equipes. Santos e Vasco se enfrentaram também pela Copa do Brasil de 2016, e o Santos avançou com uma convincente vitória por 3×1 na própria Vila.

 

Vasco perde Anderson Martins

O Santos briga pelo título, como já citamos. E o Vasco luta para participar da Libertadores do ano que vem. O Gigante da Colina é o oitavo no campeonato, com 45 pontos, só dois atrás do Flamengo, hoje o sétimo e último classificado para a competição continental.

O time do técnico Zé Ricardo vai precisar ser remontado para enfrentar o Santos. O lateral-direito Madson, o goleiro Martin Silva e o atacante Luis Fabiano estão fora – todos tomaram o terceiro amarelo. E Anderson Martins, zagueiro que vinha sendo importante no sistema defensivo da equipe carioca, sofreu uma lesão na coxa e está igualmente vetado.

O Vasco está invicto há cinco jogos, mas os últimos três terminaram em empate. A equipe está há quase dois meses sem perder. A última derrota foi em 17 de setembro, contra o Corinthians, 1×0 em Itaquera.

 

Palpite

A Vila Belmiro deve ver um jogo de bom nível e grandes emoções. O Santos leva vantagem histórica sobre o Vasco quando atua em seu alçapão, e o filme deve ser repetido desta vez. A necessidade de ganhar para ter chances de título deve empurrar o alvinegro praiano a mais uma vitória – como já ocorreu no final de semana sobre o perigoso Atlético-MG por 3×1. Imaginamos um placar mais apertado: 2×1 para o Santos. E para você? Como será a noite de quarta (8) na “vila famosa”?

 

Jogos da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 8 de novembro

  • 19:30 – Ponte Preta x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:30 – Avaí x Bahia – Palpite: Empate
  • 21:00 – Sport x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 21:00 – Atlético-PR x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Santos x Vasco da Gama – Palpite: Santos

Quinta-feira, 9 de novembro

  • 20:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
  • 20:00 – Atlético-MG x Atlético-GO – Palpite: Atlético-MG
  • 21:00 – Fluminense x Coritiba – Palpite: Fluminense