Copa Libertadores

Duelo Brasil x Argentina: River Plate e Grêmio são os principais favoritos na Copa Libertadores

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Equipes surgem como as candidatas ao título da competição continental em 2017; Jorge Wilstermann (BOL) é a grande zebra nas quartas

Em tempo de Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018, não poderíamos deixar de abordar o duelo Brasil x Argentina. Mas “pera aí”… os hermanos não enfrentam o Uruguai e a Seleção Canarinho o Equador? Pois é, na coluna de hoje falaremos dos principais candidatos ao título da Copa Libertadores de 2017. E adivinha de quais países são os favoritos à taça? Sacou? River Plate e Grêmio são as equipes a serem batidas na competição, que em duas semanas abrirá com os jogos das quartas de final.

 

Millonarios em busca do tetra

Tradicional clube do futebol sul-americano, o River Plate tem sido nos últimos anos um dos principais exemplos do continente. Desde que passou pelo pior momento de sua história, com o rebaixamento para a segunda divisão em 2011, o clube tem disputado título ano após ano. Sabe aquela frase de que aprendemos nas adversidades e/ou derrotas?

Pois é, com os Millonarios foi assim. Desde a fatídica queda, a equipe de Buenos Aires venceu o Argentino em 2013/2014, foi campeã da Copa Sul-Americana em 2014 e voltou a conquistar à Libertadores (2015) após 19 anos.

Comandando o clube do coração há três anos, o técnico Marcelo Gallardo é a principal esperança da torcida porteña em busca do tetracampeonato da América. Sem encontrar qualquer dificuldade na primeira fase, o River ficou em primeiro do Grupo 3 com 13 pontos. Nas oitavas, os Millonarios bateram o Guaraní por 2×0, no Paraguai, e ficaram num empate morno de 1×1 no Monumental de Núñez.

De volta ao expediente depois de um curto período de férias, o clube tenta ganhar entrosamento. O problema é que o xerife hermano está prestes a perder uma de suas principais referências. O jovem Lucas Alario está de malas prontas para a Alemanha, onde deve defender as cores do Bayer Leverkusen. Outros desfalques contra os bolivianos do Jorge Wilstermann, responsável por ser uma das zebras das oitavas eliminando o Atlético Mineiro, são Lucas Martínez e Mayada, pegos no exame antidoping, em junho.

Se passarem pelos bolivianos, os Millonarios fazem um confronto local diante do vencedor do embate entre San Lorenzo e Lanús. A Argentina vai pegar “fogo”!

 

Grêmio pressionado

Apesar da vice-liderança do Brasileirão, os dez pontos que separam a equipe do líder Corinthians fazem o Grêmio priorizar a Copa Libertadores. Eliminado recentemente da Copa do Brasil em disputa nos pênaltis contra o Cruzeiro, os gaúchos sabem que a cobrança será grande se a equipe não passar pelo Botafogo, próximo adversário no torneio continental.

O time dirigido por Renato Portaluppi tem um dos melhores futebóis jogados atualmente no país e surge como segundo favorito ao caneco da América, porém sabemos que isso não ganha jogo. Ou melhor, não ganha em decisão de mata-mata. É só olhar para o que ocorreu diante da Raposa, não é?!

Se o Tricolor Gaúcho se recuperar do baque da semana passada e Luan e Lucas Barrios mantiverem o entrosamento e faro de gol apurado, será difícil de pará-los. Veremos!

 

Insegurança santista x confiança botaguense

Se tem um time que está dando pulos de alegria com o recesso da Libertadores, esse time é o Santos. Com campanha tranquila na fase de grupos, fechando invicto e na ponta sua chave com 12 pontos, o Peixe bateu o Atlético Paranaense nas oitavas e agora enfrenta o algoz palmeirense chamado Barcelona de Guayaquil-EQU.

Até aí tudo bem, mas o alvinegro praiano tem caído de rendimento nos últimos meses. É só olharmos para o desempenho do time do técnico Levir Culpi no Nacional. A equipe continua em terceiro na tabela, porém empatou os quatro últimos jogos e tem o quarto pior ataque da competição. Resultados que não são nada bons para um clube que quer brigar por mais uma Libertadores.

No Rio de Janeiro, o Botafogo, que pega o Grêmio em duas semanas, jogará mais uma vez contra os prognósticos. Isso porque a equipe da Estrela Solitária vem calando cada um que ousa em eliminá-la precocemente do torneio continental. Foi assim na fase preliminar, contra Colo Colo e Olímpia; na fase de grupos, batendo fortes concorrentes como o atual campeão Atlético Nacional-COL e Estudiantes, e recentemente nas oitavas, contra o Nacional-URU. Por isso, o Grêmio que se cuide, pois o alvinegro de General Severiano está louco para derrubar mais um campeão da América.

 

Favoritos ao título da Copa Libertadores 2017

  1. River Plate
  2. Grêmio
  3. Santos
  4. San Lorenzo
  5. Botafogo
  6. Lanús
  7. Barcelona de Guayaquil
  8. Jorge Wilstermann

 

Jogos de ida das quartas de final Copa Libertadores 2017

Quarta-feira, 13 de setembro

  • 19:15 – San Lorenzo x Lanús – Palpite: San Lorenzo
  • 21:45 – Botafogo x Grêmio – Palpite: Empate
  • 21:45 – Barcelona de Guayaquil x Santos – Palpite: Empate

Quinta-feira, 14 de setembro

  • 21:45 – Jorge Wilstermann x River Plate – Palpite: River Plate