Brasileirão Série A

De volta ao Z-4, Avaí tenta recuperar campanha do segundo turno contra o Vasco pela 27ª rodada do Brasileirão

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Donos do sétimo melhor aproveitamento no returno, catarinenses querem se reerguer após derrota para o lanterna Atlético-GO; na gangorra, Vasco precisa definir objetivo

Escassez de gols versus fraco desempenho defensivo. É assim que Avaí, dono do pior ataque do Brasileirão com 16 gols, e Vasco, uma das equipes mais vazadas do nacional com 37 gols sofridos, se enfrentam nesta quarta-feira (11 de outubro), às 21h45, na Ressacada. Separados por três pontos na parte debaixo da classificação, os dois clubes lutam pela permanência na Série A. Confira o resumo deste jogão válido pela 27ª rodada da competição nacional.

 

Fantasma do rebaixamento

De volta à zona da confusão com a 18ª posição (30 pontos), o Avaí terá um confronto direto para ensaiar uma reação no torneio. Apesar do revés em casa na rodada passada para o lanterna Atlético-GO (2×0), os catarinenses apoiam-se no segundo turno para fazer frente ao Vasco. Antes da derrota para o Dragão, a azurra chegou a ficar sete jogos invicto, somando 12 pontos e até saindo da turma dos desesperados. Mas uma derrota ocorreu pelo caminho e toda aquela pressão que parecia ter sumido retornou com tudo no colo da equipe comandada por Claudinei Oliveira.

Sem margem para erro, o Avaí precisa da vitória sobre os cariocas, que automaticamente o tira do Z-4. Isso porque Vitória (32 pontos) e Sport (30 pontos), dois times que também brigam contra o descenso, fazem outro duelo de seis pontos.

 

Gols?

Com apenas sete triunfos no Brasileirão, os catarinenses estão no grupo das equipes com o menor número de vitórias – total de sete, ao lado de Atlético-GO, Coritiba e Fluminense – no campeonato. No caso bicolor, um fato é certo para a ausência de resultados positivos: a escassez de gols. Em 26 rodadas, o clube anotou apenas 16 tentos, o que dá em média apenas 0,6 gol por partida.

Para piorar, o fator gol está sobre as costas de um jogador: Júnior Dutra. O atacante é responsável por seis de todos os tentos anotados pelo Avaí no campeonato. Sem a ajuda de seus companheiros, o goleador cobiçado pelo Corinthians não pode fazer milagre, não é?!

 

Z-4 ou Libertadores?

Com 33 pontos e no meio da tabela, o Vasco vê no jogo em Florianópolis como o capítulo final para suas pretensões no Brasileirão. De um lado, o time liderado por Nenê está três pontos à frente da zona do rebaixamento. Do outro, está sete pontos atrás do G-6, que garante vaga para a Taça Libertadores de 2018. Então, qual é o objetivo vascaíno?

Tentando dar fim à sequência negativa de três jogos, Zé Ricardo mudará o setor defensivo, que tem dado calafrios aos torcedores. É bem verdade que desde que o ex-treinador flamenguista assumiu o rival, o time cruzmaltino tomou apenas três gols em quatro jogos. Porém, o clube continua entre as piores defesas do torneio, com 37 tentos sofridos em 26 rodadas. Com Breno suspenso, Paulão ganhará uma oportunidade entre os titulares. A boa notícia é a presença do goleiro Martín Silva, que está recuperado de uma gripe. Quem também deve pintar na escalação inicial é o volante Andrey e o experiente Wagner.

Por outro lado, o goleador Luís Fabiano continua fora. Recuperado de uma cirurgia no joelho direito, Fabuloso tem sido preparado para o clássico com o Botafogo, que ocorre no sábado (14 de outubro), no estádio do Maracanã.

 

Prováveis escalações

Avaí: Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e Capa; Judson, Simião e Pedro Castro; Juan, Joel e Junior Dutra.
Técnico: Claudinei Oliveira

Vasco: Martín Silva; Madson, Paulão, Anderson Martins e Ramon; Wellington, Andrey, Mateus Vital, Wagner e Nenê; Andrés Ríos.
Técnico: Zé Ricardo

 

Palpite

Com duas equipes extremamente frágeis, é bom esperarmos para um jogo bastante estudado. Afinal, quem perder pode ter sua vida bastante complicada no Brasileirão. Assim, a expectativa é de um jogo truncado, apesar de o time da casa levando pequena vantagem. Mas é bom ficarmos espertos para um embate com poucos gols. Para sermos mais exatos, abaixo de 2.5 tentos.

 

Jogos da 27ª rodada do Brasileirão 2017

Quarta-feira, 11 de outubro

  • 19:30 – Botafogo x Chapecoense – Palpite: Botafogo
  • 19:30 – Atlético Paranaense x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético Paranaense
  • 21:00 – Corinthians x Coritiba – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Atlético Mineiro x São Paulo – Palpite: Atlético Mineiro
  • 21:45 – Grêmio x Cruzeiro – Palpite: Grêmio
  • 21:45 – Avaí x Vasco – Palpite: empate

Quinta-feira, 12 de outubro

  • 17:00 – Flamengo x Fluminense – Palpite: empate
  • 17:00 – Vitória x Sport – Palpite: empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Santos – Palpite: Santos
  • 21:00 – Palmeiras x Bahia – Palpite: Palmeiras