Brasileirão Série A

De possíveis rebaixados à realidade com a Copa Libertadores: Vasco e São Paulo “se matam” pelo G-7 do Brasileirão

São Paulo Série A
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Dois pontos atrás do rival Flamengo, última equipe que estaria classificada hoje para a competição continental, cruzmaltinos começam a planejar voos mais altos no Nacional; paulistas vêm logo atrás e querem aumentar a invencibilidade recente

A 34ª rodada do Brasileirão promete ser especial para paulistas e cariocas. Dois dos principais confrontos do futebol nacional ocorrem neste domingo (12 de novembro): Vasco e São Paulo, em São Januário, e Palmeiras e Flamengo, no Allianz Parque. Por aqui, vamos dar atenção ao embate entre vascaínos e são-paulinos, que de desacreditados ao longo de todo o campeonato, têm crescido na reta final, ou seja, na hora certa, e veem o sonho da Copa Libertadores de 2018 se tornar realidade. Confira o prognóstico da partida!

 

Ascenção tricolor

De candidatíssimo ao rebaixamento a possível vaga na Copa Libertadores. Esse é o São Paulo Futebol Clube no Brasileirão 2017. Por essa nem o mais fanático torcedor tricolor esperava, não é?! Depois de fazer um ano de altos e baixos – na verdade, muito mais “baixos” do que “altos”, colecionando eliminações para serem esquecidas, como na Copa Sul-Americana, o Tricolor Paulista conseguiu, finalmente, reverter a má fase.

Mas isso tem sido possível graças a um jogador. E ele se chama Hernanes. Desde o retorno do Profeta, em julho, o São Paulo deu uma guinada na competição e o respeito voltou! Hoje, o clube possui a segunda melhor campanha do returno com 24 pontos. Já o camisa 15 tem a incrível marca de nove gols em 17 partidas pelo clube que o revelou. Número que deixa o técnico Tite, da Seleção Brasileira, de olho em um possível retorno do polivalente a equipe canarinho.

Com quatro jogos de invencibilidade, incluindo, é claro, o inesperado empate na última rodada com a Chapecoense, em pleno Pacaembu, o Tricolor é o 11º na tabela com 44 pontos. São seis pontos de diferença para o Flamengo, sétimo na competição e dono da última vaga para a preliminar da Copa Libertadores. Para encostar no rubro-negro, o Tricolor precisa vencer o Vasco e iniciar com o pé direito a sequência de três confrontos contra times da parte de cima da tabela. Além dos cariocas em São Januário, os são-paulinos encaram o Grêmio, em Porto Alegre, e recebem o Botafogo, no Morumbi. Se cravar nove pontos nesta dura sequência, a competição continental ficará muito próxima.

 

São Januário em ebulição

O ideal da coluna de hoje seria apenas abordar o desempenho dentro das quatro linhas do Vasco da Gama, que assim como o São Paulo, tem melhorado no Brasileirão após um início conturbado. Depois de uma vitória com V maiúsculo e de virada sobre o Santos, na Vila Belmiro, o foco da equipe seria unicamente o G-7, já que dois pontos separam Zé Ricardo e companhia, oitavos na classificação, do Flamengo.

Porém, a polêmica eleição realizada na última terça-feira não pode passar batida por aqui. Eurico Miranda foi reeleito, mas a possibilidade de uma das urnas ter sido manipulada coloca em xeque a vitória do “ancião” vascaíno e o caso está na Justiça. Por isso, um time que tinha tudo para estar em paz neste momento da temporada e com um único objetivo dentro de campo, que é a obsessiva Copa Libertadores, tem o seu ambiente prejudicado com os bastidores em ebulição.

Apesar do clima tenso nos arredores, o Vasco tenta focar nos próximos dois jogos, que ocorrem em São Januário e que vão definir as pretensões do clube no campeonato. Se bater o São Paulo e Atlético Mineiro em casa, o time liderado pelo experiente Nenê tem tudo para ficar muito próximo da competição continental que não disputa há seis anos. Agora, se tropeçar, as possibilidades são praticamente nulas.

 

Palpite

Por não possuírem duas defesas nada confiáveis – os paulistas tomaram 45 gols no campeonato, enquanto os cariocas 41 – , vascaínos e são-paulinos devem fazer um confronto aberto no domingo. E isso significa que teremos bola na rede, de preferência, de ambos os lados. Vale lembrar que o empate não é bom para ninguém, ou seja, é vencer ou vencer!

 

Jogos da 34ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 11 de novembro

  • 17:00 – Botafogo x Atlético Paranaense – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Corinthians x Avaí – Palpite: Corinthians

Domingo, 12 de novembro

  • 17:00 – Vasco x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 17:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: empate
  • 17:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio
  • 17:00 – Atlético Goianiense x Sport – Palpite: empate
  • 18:00 – Bahia x Atlético Mineiro – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Coritiba x Ponte Preta – Palpite: Coritiba

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos – Palpite: Chapecoense