Brasileirão Série C

CSA, Fortaleza, São Bento e Sampaio Corrêa sobem para a Série B de 2018

Foto: Facebook Oficial Fortaleza EC / Reprodução

Quatro clubes tradicionais do futebol nacional subiram mais um degrau na hierarquia de nosso futebol.

Parabéns para CSA, Fortaleza, São Bento e Sampaio Corrêa, quadros conhecidos de todos os fãs do velho esporte bretão. Os quatro já estiveram algum dia entre os maiores do país, passaram por momentos difíceis, e, aos poucos, estão retornando aos seus lugares de origem. Confira como eles conseguiram suas promoções.

 

Fim do sofrimento do Fortaleza

Depois de jogar a Série A pela última vez em 2006, o Fortaleza estava desde 2010 na Série C. Após oito campanhas, finalmente, veio a promoção para a segunda divisão do ano que vem. Vale lembrar que nas últimas três temporadas, o Tricolor foi o melhor da chave norte nordeste mas acabou morrendo na praia nas quartas de final.

Na edição deste ano, os cearenses terminaram em terceiro no decagonal e encontraram o Tupi no mata-mata. No Castelão lotado, Leandro Lima e Bruno Melo colocaram o Leão na frente: 2 a 0.

No estádio Municipal de Juiz de Fora, os mineiros pressionaram, perderam gols feitos, acertaram a trave e o gol solitário só saiu aos 36′ do segundo tempo com Fernando. O Galo Carijó tem que continuar na terceirona em 2018.

 

Viva a Bolívia!

O Sampaio Corrêa não se abateu com o rebaixamento no fim do ano passado e já está de regresso à segunda divisão do ano que vem. Puxando pelos meus arquivos, reparo que a agremiação do Maranhão não desfila na elite desde 1986.

Os maranhenses mereceram a promoção. Tiveram o melhor desempenho entre todos os 20 concorrentes da primeira fase, ao acumularem 32 pontos em 18 desafios. Contra o Volta Redonda, o Tricolor aguentou a pressão na Cidade do Aço e balançou as redes somente aos 46′ da segunda etapa com Zaquel, após cruzamento providencial de Welington Rato.

No fim de semana que passou, Fernando Sobral aproveitou a falha de marcação dos fluminenses para abrir a contagem a nove minutos do fim. Os aureonegros buscaram a igualdade cinco minutos depois com Luan. O empate bastou aos nordestinos.

 

Quebrado o jejum de 35 anos

O São Bento conquistou o acesso à segundona quebrando assim um jejum de 35 anos sem chegar ao nível de prata do futebol nacional. A última vez que os sorocabanos estiveram na Série B foi em 1983. Vale o registro que o Bentão esteve uma única vez no topo. Foi em 1979.

A instituição chegou a ficar afastada do Brasileirão 25 anos. Em 2016, entrou na Série D e, logo de cara, subiu para a terceira divisão. Precisou de apenas um ano para pegar o elevador para cima. E como conseguiu esta proeza?

Terminou a chave B na ponta, com 31 pontos. No playoff pegou o Confiança. Já no primeiro embate, em Aracaju, ganhou por 2 a 0, gols de Anderson Cavalo e Everaldo. No Walter Ribeiro, segurou o empate sem gols. O confronto foi feio, com lances ríspidos e violentos. Era tudo o que Sorocaba queria para começar seu carnaval fora de época.

 

Desde 2000 fora da segundona

O CSA participou algumas vezes do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O último encontro contra os grandes data de 1986. Em 2000, o Azulão fez sua última aparição no segundo andar. Após ficar muito tempo perambulando sem rumo no Brasileirão, os alagoanos iniciaram uma arrancada no ano passado. Vejam só: entre 2009 e 2016 jogaram a quartona, subiram para a terceirona este ano e já estão classificados para a Série B do ano que vem.

Na fase de classificação, o Todo Poderoso somou os mesmos 32 pontos do Sampaio Corrêa mas ficou em segundo nos critérios de desempate.

Nas quartas de final ganhou do Tombense em Varginha por 2 a 0, gols de Michel Douglas e Boquita. Ontem, em Maceió, o gol do acesso foi anotado por Edinho. A torcida do CSA festejou muito e tirou sarro com o eterno rival CRB.

 

Trocas de divisões

Ao final de cada temporada, 40% dos participantes da Série C trocam de divisão.

ASA, Macaé, Mogi-Mirim e Moto Club desceram e foram substituídos por Atlético-AC, Globo, Juazeirense e Operário-PR.

Os quatro semifinalistas pegam o elevador da Série B que, em contrapartida, cospe seus quatro últimos colocados, que neste momento são ABC, Figueirense, Luverdense e Náutico.

 

Quartas de final da Série C 2017

Sábado, 16 de setembro:

  • 16h00: Fortaleza 2×0 Tupi
  • 19h30: Volta Redonda 0x1 Sampaio Corrêa

Domingo, 17 de setembro:

  • 19h00: Confiança 0x2 São Bento

Segunda-feira, 18 de setembro:

  • 20h45: Tombense 0x2 CSA

Sábado, 23 de setembro:

  • 16h30: Sampaio Corrêa 1×1 Volta Redonda
  • 20h30: Tupi 1×0 Fortaleza

Domingo, 24 de setembro:

  • 19h00: São Bento 0x0 Confiança

Segunda-feira, 25 de setembro:

  • 20h30: CSA 1×0 Tombense

 

Semifinais da Série C 2017 (aguardando confirmação da CBF)

  • Fortaleza x Sampaio Corrêa
  • São Bento x CSA

 

Como apostar na futebol 2021