Mineiro

Cruzeiro x Atlético-MG agita o fim de semana! Confira o prognóstico para o Clássico Mineiro

Bruno Cantini / Atlético / Reprodução

Belo Horizonte vai ferver nesse fim de semana! O Campeonato Mineiro chega à 10ª rodada com clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG. A partida acontece no sábado, às 16 horas, no Mineirão, e está dando o que falar!

 

Atlético-MG busca derrubar tabu

Com 100% de aproveitamento no campeonato, o Atlético-MG já marcou 24 gols — uma média de 2,6 por partida — e conta com a melhor defesa da competição, vazada apenas 5 vezes em 9 jogos. Já alcança a marca dos 27 pontos na tabela, o que garante não apenas a classificação, como também a certeza da liderança. Terá um jogo teoricamente fácil nas semifinais, contra o quarto colocado. Matematicamente, não precisa vencer. Porém, há algo a mais em jogo.

O Galo começou 2017 sendo derrotado pela Raposa no Mineirão, em partida válida pela 1ª rodada da Primeira Liga, com torcida dividida. Foi a única derrota da temporada em jogo oficial. Além disso, a última vez em que teve o gostinho da vitória sobre o Cruzeiro foi em 2015, nas semifinais do Estadual. Vencer o jogo de sábado serviria não apenas para manter a sequência de vitórias, como também para lavar a alma e comprovar a evolução do time. No primeiro clássico do ano, o técnico Roger Machado não contava com Fred, artilheiro do campeonato, nem com Robinho, Elias, Adilson ou Luan. Outra novidade é Marlone, que acaba de chegar do Corinthians, fruto de troca por Clayton, e já está pronto para estrear.

 

Cruzeiro defende invencibilidade na temporada

A classificação do Cruzeiro também já está confirmada. Isso porque começou a temporada muito bem. Até a 3ª rodada, acompanhou o Galo na pontuação. No entanto, a Raposa precisou dividir esforços com as fases preliminares da Copa do Brasil. Foi logo após o jogo de estreia por lá que acabou cedendo o primeiro empate no Mineiro, diante da URT. Depois disso, emplacou uma sequência de seis vitórias, contando os dois campeonatos. Porém, o rendimento voltou a cair nas últimas três rodadas do Mineiro, que resultaram em empates com o Tombense, com o Joinville e com o Uberlândia. Até agora, o Cruzeiro não sofreu nenhuma derrota na temporada, mas precisa voltar a vencer.

Os dois times treinam com portas fechadas e não divulgarão a escalação até o momento do jogo. A única certeza é Arrascaeta, que foi convocado pela Seleção Uruguaia para jogar nas Eliminatórias da Copa do Mundo e por isso desfalcou a Raposa por dois jogos, mas está de volta. Foi ele o autor do gol que deu a vitória ao Cruzeiro no último clássico. Titularidade confirmada pelo técnico Mano Menezes.

 

Prognóstico

As duas equipes estão em ótima forma, não precisam da vitória para avançar no campeonato, mas jogam pelo orgulho, pela camisa e pela torcida. Tudo indica um duelo duríssimo, com toda a emoção de clássico. Palpite: Cruzeiro 1×1 Atlético Mineiro. O palpite é no equilíbrio, mas daqueles que balançam o coração do torcedor.

 

Polêmica das bandeiras

Em ofício enviado à Federação Mineira de Futebol, o Cruzeiro — mandante do duelo — tentou proibir que a torcida visitante entrasse no estádio portando faixas, bandeiras e instrumentos musicais. Vetou também a presença do mascote adversário no gramado. O motivo alegado foi reciprocidade, já que a torcida celeste também teria sofrido vetos semelhantes em jogos realizados no Estádio Independência, onde o Atlético-MG manda seus jogos.

No entanto, a FMF refutou a proibição. De acordo com comunicado, não cabe ao clube mantante impedir a entrada de bandeiras e instrumentos musicais. Tal proibição iria contra o Estatuto do Torcedor, a não ser que fosse exigira pelo Poder Judiciário, Ministério Público, órgãos de segurança pública ou pela administradora do estádio. Em outras palavras, os torcedores atleticanos estão liberados para levarem seus artefatos para o jogo.

Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para a partida.

 

Jogos da 10ª rodada do Campeonato Mineiro:

  • 01/04, 16:00 – (2.50) Cruzeiro x Atlético-MG (2.62); empate (3.20)
  • 01/04, 17:00 – (2.50) Tricordiano x Caldense (2.50); empate (3.20)
  • 02/04, 16:00 – (2.50) Villa Nova-MG x Tombense (2.50); empate (3.20)
  • 02/04, 16:00 – (2.75) Tupi-MG x América-MG (2.30); empate (3.20)
  • 02/04, 16:00 – (2.10) União Recreativa dos Trabalhadores x Uberlândia (3.10); empate (3.20)
  • 03/04, 20:30 – (1.95) Democrata GV x América de Teófilo (3.45); empate (3.45)