Brasileirão Série A

Corinthians visita o Botafogo hoje, em jogo que fecha a 30ª rodada do Brasileirão

Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

Nesta segunda-feira, a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 ficará completa com o jogo entre Botafogo e Corinthians, que acontece às 20 horas, no Engenhão. Com um futebol que está deixando a desejar, o Timão pega pela frente um Bota também pressionado, mas tido como favorito para o confronto. Os dois times buscam recuperação. Confira, abaixo, a análise do confronto.

 

Corinthians pressionado na liderança

Em 2017, o Corinthians teve o melhor início de Brasileirão de sua história. Terminou o primeiro turno invicto, com 82,5% de aproveitamento e a promessa de encerrar o campeonato com várias rodadas de antecedência. Porém, a derrota em casa para o Vitória logo no primeiro jogo do returno mostrou aos adversários como dar a bola ao Timão e deixar ele se atrapalhar. Depois disso, já foram quatro derrotas, sendo duas em casa e duas fora. O aproveitamento caiu pela metade e o Corinthians é apenas o 16º melhor time do returno, com 40%. De cinco jogos como visitante, venceu apenas o primeiro, contra a Chapecoense.

De todos os tropeços do returno, os que mais pesaram foram a derrota para o Santos e o empate com o Grêmio, resultados que deram aos adversários a esperança de alcançar o líder. Mas quem realmente ameaça o Timão é o arquirrival Palmeiras. Com a terceira vitória seguida conquistada nesta rodada, o Palestra abocanhou a vice-liderança e promete um final de campeonato emocionante. Corinthians e Palmeiras se enfrentam na 32ª rodada, e o time de Fábio Carille não pode entrar em campo precisando de pontos. A hora de pontuar é agora.

Os torcedores pedem mudanças no time titular. Porém, sem grandes opções, Carille deve escalar uma equipe parecida com a da última rodada. Pablo segue como desfalque, tratando uma lesão na coxa esquerda.

Provável escalação do Corinthians: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Rodriguinho, Jadson e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille.

 

Botafogo na reta final pela Libertadores

Chegou a reta final do Brasileirão, e o Botafogo busca se agarrar com unhas e dentes a uma vaga na Libertadores 2018. No retrovisor, o Vasco vem somando pontos nas últimas seis rodadas, e apenas não dormiu na zona de classificação porque cedeu o empate ao Coritiba, com gol sofrido no segundo tempo.

Após um primeiro turno bastante regular, o Botafogo começou a escalada na tabela, da 11ª para a 7ª colocação. As eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores — ambas ao perder por 1 a 0 fora de casa, após empate por 0 a 0 no jogo de ida — foram um golpe duro, mas serviram para concentrar os esforços no Brasileirão. Chegou a ser o segundo time com melhor aproveitamento no returno. Mesmo após as recentes derrotas para o Vitória e o Vasco, continua tendo o quarto melhor aproveitamento. Entra em campo nesta segunda-feira buscando retomar o bom momento e acumular gordura na tabela. Um resultado favorável poderia até colocar o Botafogo na briga por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O time reconhece o peso de encarar o líder do campeonato, mas tem a seu favor o retrospecto de 4 vitórias em 5 jogos do returno disputados no Engenhão.

Depois de cumprirem suspensão na partida contra o Avaí, o técnico Jair Ventura está de volta à beira do gramado e o capitão Joel Carli retorna ao time titular.

Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luiz; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Brenner. Técnico: Jair Ventura.

 

Palpite

Tudo indica um duelo equilibrado e defensivo. Tendo o Corinthians sofrido apenas 8 gols ao longo dos 14 jogos disputados fora de casa no campeonato, e a defesa do Botafogo tendo sido vazada 17 vezes nos 14 jogos em casa, o palpite para o confronto de hoje fica para menos de 2,5 gols na partida.

 

Resultados dos jogos da 30ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 21 de outubro
  • 17:00 – Vasco da Gama 1×1 Coritiba
Domingo, 22 de outubro
  • 17:00 – Atlético-PR 2×1 Sport Recife
  • 17:00 – Bahia 2×1 Vitória
  • 17:00 – Cruzeiro 1×3 Atlético-MG
  • 17:00 – Grêmio 1×3 Palmeiras
  • 17:00 – Santos 1×0 Atlético-GO
  • 17:00 – São Paulo 2×0 Flamengo
  • 19:00 – Chapecoense 2×0 Fluminense
  • 19:00 – Ponte Preta 1×2 Avaí
Segunda-feira, 23 de outubro
  • 20:00 – Botafogo x Corinthians

 

Classificação do Brasileirão 2017

  1. Corinthians, 59 – Libertadores [joga hoje]
  2. Palmeiras, 53 – Libertadores
  3. Santos, 53 – Libertadores
  4. Grêmio, 50 – Libertadores
  5. Cruzeiro, 47 – Libertadores via Copa do Brasil
  6. Flamengo, 46 – Pré-Libertadores
  7. Botafogo, 44 – Pré-Libertadores [joga hoje]
  8. Vasco, 43 – Copa Sul-Americana
  9. Atlético-PR, 41 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 41 – Copa Sul-Americana
  11. Chapecoense, 38 – Copa Sul-Americana
  12. Bahia, 38 – Copa Sul-Americana
  13. Fluminense, 38 – Copa Sul-Americana
  14. São Paulo, 37
  15. Sport Recife, 35
  16. Avaí, 34
  17. Vitória, 33 – Série B
  18. Ponte Preta, 32 – Série B
  19. Coritiba, 32 – Série B
  20. Atlético-GO, 26 – Série B