Brasileirão Série A

Corinthians tenta voltar aos eixos contra a Chapecoense em jogo atrasado pela 20ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Timão, que viu sua invencibilidade cair em derrota para o Vitória, busca ampliar vantagem na ponta; Chape chega embalada após vitória fora de casa sobre o Palmeiras

Depois de ver sua longa invencibilidade de 34 jogos na temporada cair por terra no sábado passado, o Corinthians busca reação imediata nesta quarta-feira (23 de agosto), contra a Chapecoense, em jogo adiado pela 20ª rodada do Brasileirão. A partida ocorre às 19h30, na Arena Condá, em Santa Catarina, e os detalhes você confere aqui.

 

Primeira derrota tira pressão

Pode parecer estranho, mas você sabia que perder tem o seu lado bom? É assim que os jogadores do Corinthians viram o revés para o Vitória no fim de semana, que custou a perda da invencibilidade no Brasileirão. Para você ter uma ideia, foi apenas o terceiro tropeço do clube em todo ano de 2017. Haja consistência, não é?! Cientes de que uma hora ou outra uma derrota no torneio iria acontecer, os jogadores alvinegros tentam virar a página e focar no confronto em Santa Catarina.

Com 47 pontos, sendo sete de vantagem para o vice-líder Grêmio, o Timão quer aproveitar o duelo no meio de semana para disparar na ponta da tabela. Se vencer, os paulistas podem colocar 10 de vantagem sobre os gaúchos.

E uma estatística faz o Corinthians acreditar que é possível, sim, sair de Chapecó com os três pontos na bagagem. O Timão é dono do melhor aproveitamento longe de seus domínios no Nacional, com 85%. Isso quer dizer que jogar com a torcida contra nem passa de perto a ser pressão para os corintianos. Em nove jogos, são incríveis sete vitórias fora da Arena Corinthians e dois empates.

 

Mudanças

O técnico Fabio Carille embarca para Santa Catarina com duas baixas. A primeira é o zagueiro paraguaio Balbuena, que não joga por conta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo tomado contra o Vitória. Léo Santos vai para o jogo. Quem também está vetado é Guilherme Arana, com suspeita de lesão na coxa direita. Moisés deve ocupar a sua vaga. A equipe que deve ir a campo é a seguinte: Cássio, Fagner, Léo Santos, Pedro Henrique e Moisés; Gabriel e Maycon; Clayson (Marquinhos Gabriel), Rodriguinho e Romero; Jô.

 

Chape revigorada

Há pouco mais de duas semanas, quando a Chapecoense embarcou para o tour que passaria por Europa e Japão, enfrentando equipes como Barcelona, Lyon e Urawa Red Diamonds, muitos torceram o nariz por conta da dura situação do clube no Brasileirão. Neste meio tempo, os catarinenses frequentavam o Z-4 e vinham de três jogos sem vencer no Nacional.

O saldo da excursão terminou com três derrotas e ainda mais desconfiança por parte de seus aficionados torcedores. Mas o que muitos esqueceram é que a Chape é diferente e superação é a ideologia do clube. Apesar do cansaço da viagem – o time passou pela Ásia para enfrentar o Urawa na terça e logo voltou para o Brasil -, o Verdão do Oeste derrubou o Palmeiras por 2×0 em pleno Allianz Parque. Resultado? Saída da turma dos desesperados e respiro com a 15ª posição (25 pontos).

Brigar para não cair ainda faz parte da realidade do clube, já que está dois pontos do São Paulo, primeiro time no Z-4, mas o plantel dirigido pelo técnico Vinicius Eutrópio se apega ao fortalecimento e união do grupo durante a viagem para arrancar no Nacional.

O adversário é “simplesmente” o líder Corinthians, mas os catarinenses prometem não ficar atrás. Se conseguirem impor a segunda derrota consecutiva ao Timão no campeonato, o Verdão do Oeste pula para 10º e aí pode começar a sonhar com a Copa Libertadores de 2018. Se perder, pode reviver toda a pressão de poucos dias atrás.

 

Tabu

Se tabu é feito para ser quebrado, isso vamos saber na quarta-feira, mas até aqui o Corinthians não sabe o que é ser derrotado pela Chapecoense em jogos válidos pelo Brasileirão. Foram sete partidas entre as equipes em toda a história da competição, sendo quatro vitórias para os paulistas e três empates. O embate mais recente ocorreu no primeiro turno e terminou em 1×1, em São Paulo.

 

Palpite

Será que o Timão volta aos eixos ou a Chape, dona apenas da 15ª melhor campanha como mandante – quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas –, volta a ser forte em seus domínios? Por aqui, acredito que o Corinthians não deve perder pontos em Santa Catarina. Um ponto está de bom tamanho para Fabio Carille e companhia, mas o contra-ataque alvinegro, liderado por Romero e Jô, pode dar dor de cabeça ao goleiro Jandrei. Ficaremos de olho!

 

Jogo adiado da 20ª rodada do Brasileirão 2017

Quarta-feira, 23 de agosto

  • 19:30 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: Corinthians