Copa Sul-Americana

Corinthians e Fluminense lideram brasileiros em início da Copa Sul-Americana; veja prognósticos

Foto: AP Photo/John Raoux

Segundo torneio mais importante do continente começará neste meio de semana para o Brasil; Timão encara o Universidad de Chile e o Flu pega o Liverpool genérico

Amigo amante de um bom futebol, você terá mais um motivo para sorrir. Começará – para os brasileiros – neste meio de semana o segundo torneio mais importante da América do Sul. A Copa Sul-Americana colocará em campo aqueles clubes que ficaram no meio de tabela no Campeonato Brasileiro de 2016, mas isso não quer dizer que a força da competição seja menor, pelo contrário. Os representantes nacionais são equipes do calibre de Corinthians, Fluminense, São Paulo e Cruzeiro. Aqui você encontrará análise e prognósticos para os jogos de ida da primeira fase.

 

Corinthians em Itaquera

Daremos início com o jogo entre dois clubes de importância no cenário continental. Falamos de Corinthians e Universidad de Chile, que duelarão nesta quarta-feira (5) em Itaquera. E o embate chega em boa hora para o Timão, já que é possível evitar pensar um pouco no Campeonato Paulista, onde teve uma atuação sofrível diante do Botafogo de Ribeirão Preto nas quartas de finais, e focar neste novo desafio.

Os problemas do Corinthians já são mais do que sabidos de quase todos. Apesar da confortável situação defensiva, onde a equipe de Fábio Carille se mostra muito bem armada e sofre poucos gols de seus adversário, o ataque vai em direção oposta. Com pouquíssima criação, os jogadores sofrem para balançar a rede e são responsáveis por um dos piores ataques do Paulistão – não à toa o duelo contra o Botafogo terminou em 0 a 0.

Do outro lado, a Universidad de Chile não fica muito atrás neste quesito. Depois de oito jogos pelo Campeonato Chileno, o time comandado pelo argentino Angel Hoyo encontra-se na quinta colocação e possui apenas o 12º melhor ataque da competição, com dez gols feitos. Em compensação, a defesa é a segunda melhor, com apenas seis tentos tomados. Ou seja, um placar elástico não deve acontecer neste encontro. Palpite: vitória do Corinthians por pequena margem de gols.

 

Fluminense no Maraca

O jogo de ida do confronto entre Fluminense e Liverpool, do Uruguai, deve ser um espetáculo à parte. Com mais de 21 mil ingressos vendidos já na segunda-feira, a torcida do Tricolor promete encher o Maracanã para a estreia do clube na Sul-Americana. E, ao contrário do duelo entre Corinthians e Universidad de Chile, este confronto está um pouco menos equilibrado.

Isso porque o Flu vem mostrando um futebol bastante interessante nesse início de temporada, inclusive conquistando a Taça Guanabara e estando classificado para a fase final da Taça Rio. Por outro lado, o momento do Liverpool é horroroso. Os uruguaios ocupam apenas a 14ª colocação no campeonato nacional que tem 16 clubes disputando. Em nove jogos, o “primo pobre” do famoso clube inglês conquistou apenas seis pontos. Aliás, a primeira vitória só aconteceu no último fim de semana, com um 2 a 1 diante do Fenix.

Abel Braga não surpreendeu em sua lista dos convocados para a primeira fase da Sul-Americana e o time deve ser o mesmo que vem atuando pelo Carioca. Ou seja, casa lotada, uma equipe bem e outra equipe mal, o que podemos esperar? Possivelmente uma goleada e muita festa em verde e grená.

 

Com a Macaca

Vale ficar de olho também na partida que acontecerá no Moisés Lucarelli. Será lá o palco de Ponte Preta e Gimnasia La Plata, da Argentina. A Macaca já foi vice da Sul-Americana em 2013 e vem constantemente fazendo ótimas campanhas no Campeonato Brasileiro. No Paulistão deste ano não é diferente e foi o único time do interior a vencer a primeira partida das quartas de finais diante do Santos. O único problema foi ter caído justamente com um argentino logo na primeira fase da competição.

A equipe de La Plata vive um grande momento no Campeonato Argentino e acumula cinco vitórias seguidas. Na sétima colocação, deve fazer jogo duro com os paulistas, mas a força da torcida que deve lotar o Moisés Lucarelli poderá fazer a diferença e deixar a vitória no Brasil.

 

Horários dos jogos da semana na Copa Sul-Americana:

  • Ter (04/04) – 19:15 – Petrolero de Yacuiba – Bol (3.44) x (2.22) Universidad de Quito (Ecu) – Empate 3.14
  • Ter (04/04) – 21:45 – Cruzeiro – Bra (1.28) x (11.72) Nacional do Paraguai – Empate 5.10
  • Ter (04/04) – 21:45 – Independiente – Arg (1.27) x (12.69) Alianza Lima – Per – Empate 5.16
  • Qua (05/04) – 19:15 – Everton – Chi (1.75) x (4.87) Patriotas – Col – Empate 3.45
  • Qua (05/04) – 19:15 – Ponte Preta – Bra (1.96) x (4.09) Gimnasia – Arg – Empate 3.19
  • Qua (05/04) – 21:45 – Corinthians – Bra (1.45) x (7.81) Universidad de Chile – Empate 3.97
  • Qua (05/04) – 21:45 – Fluminense – Bra (1.24) x (13.00) Liverpool – Uru – Empate 5.42