Copa Ouro

Copa Ouro chega às quartas de final e tem Estados Unidos e Costa Rica como favoritos

Foto: Mike Carlson/Getty Images

México e Jamaica também devem avançar, porém com jogos mais complicados

A principal competição da América do Norte e do Caribe chega às quartas de final nesta semana. Até aqui, a Copa Ouro não trouxe nenhuma grande surpresa e, portanto, Estados Unidos e Costa Rica largam em vantagem nas suas disputas.

   

Norte-americanos encaram zebra

Melhor equipe da competição, os Estados Unidos somaram sete pontos na primeira fase, empatando com Panamá e ganhando de Martinica e Nicarágua. Foram sete gols marcados e três sofridos. Como passou com a melhor campanha no geral, a seleção caiu na chave contra El Salvador, que se classificou como segundo melhor terceiro colocado. Isso já diz muito do abismo entre cada um e, portanto, não restam dúvidas de que os EUA vão ganhar. Aqui, a expectativa é que os norte-americanos inclusive vençam por dois ou mais gols de saldo.

A diferença técnica é tão grande que nos últimos dez encontros, o máximo que El Salvador conseguiu foi arrancar um empate de 2 a 2. Nos demais, todos terminaram com vitórias dos Estados Unidos, com direito a duas goleadas por 4 a 0 e uma por 5 a 1, na Copa Ouro de 2013.

   

Costa Rica tem adversário perigoso

Para refrescar sua memória, a Costa Rica mantém aquela base que eliminou a Itália da Copa do Mundo de 2014. O futebol não é exatamente aquele, mas ainda é forte para o continente. Nessa Copa Ouro, venceu sem dificuldade Honduras e Guiana Francesa e empatou com o Canadá.

A campanha é bem positiva e a credencia a brigar pelo título, mas vai ter um verdadeiro teste de fogo nesta quarta-feira. A seleção encara o Panamá, que é a quarta força do continente, mas que há anos tenta dificultar a vida de Estados Unidos e México. Portanto, espere um jogo bem disputado e talvez o melhor tecnicamente até aqui na competição.

O palpite é que apesar de não ser fácil, os costa-riquenhos vencem. O triunfo seria o primeiro neste ano, após dois encontros entre as seleções. No primeiro, em janeiro, o Panamá venceu por 1 a 0, enquanto que no segundo, em junho, o jogo terminou sem gols.

   

México reserva vem forte

Se estivesse com seu time principal, o México certamente era favorito absoluto para não só a partida contra Honduras, como também para o título. No entanto, como a seleção jogou a Copa das Confederações, está utilizando reservas e aí perde um pouco a força.

Ainda assim, o desempenho tem sido bem satisfatório, com vitórias convincentes sobre El Salvador e Curaçao e um empate com a Jamaica. Com isso, apesar de ter uma dificuldade maior, deve conseguir superar Honduras – principalmente porque o adversário fez uma péssima primeira fase.

Com a bola no campo, saiu derrotado pela Costa Rica e não passou de dois empates com Canadá e Guiana Francesa. Porém, como o último escalou um jogador irregular, os hondurenhos herdaram um triunfo de 3 a 0 nos tribunais e avançaram. Só que é difícil imaginar que o time vai longe sem sequer ter feito gol na fase de grupos.

Em junho, as duas equipes se enfrentaram e os mexicanos levaram a melhor com uma goleada de 3 a 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção inclusive defende uma boa sequência de cinco jogos sem perder para o adversário. O último triunfo de Honduras ocorreu em setembro de 2013, quando ganhou por 2 a 1.

Pela competição, os times não se encontram desde a edição de 2011, quando o México ganhou por 2 a 0 na prorrogação, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

   

Jamaica deve ter dificuldade

Outro duelo equilibrado da rodada vai ser entre Jamaica e Canadá. As duas equipes são limitadas, mas estão fazendo campanhas interessantes. Com isso, a expectativa é que o jogo seja decidido nos detalhes. Para o tempo normal, o palpite é um empate, com os jamaicanos avançando na prorrogação.

Assim como o momento, o histórico também aponta que o duelo vai ser de igual para igual. Um exemplo disso é que nos cinco últimos encontros, a Jamaica venceu três e o Canadá, dois.

   

Programação das quartas de final da Copa Ouro

Quarta-feira

  • 19:00 – Costa Rica x Panamá. Palpite: Costa Rica vence por 2 a 1
  • 22:00 – Estados Unidos x El Salvador. Palpite: Estados Unidos vencem por 2 a 0

Quinta-feira

  • 20:30 – Jamaica x Canadá. Palpite: 1×1
  • 23:30 – México x Honduras. Palpite: México vence por 2 a 1