Brasileirão Série A

Contra risco de apagão, Botafogo recebe a Chapecoense com a obrigação de seguir no G-6

Botafogo
Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Em dois jogos este ano, Alvinegro entregou vitória, em casa, sofrendo viradas inacreditáveis nos minutos finais; após boa fuga do Z-4, Chape fará de tudo para se manter longe da briga contra o rebaixamento

Botafogo e Chapecoense estão incumbidos de abrirem a 27ª rodada do Brasileirão 2017, nesta quarta-feira (11), às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos. O Glorioso não traz boas lembranças do último jogo em casa, mais precisamente na rodada passada contra o Vitória. O Alvinegro vencia a partida por 2 a 1 – no que seria a confirmação do quinto triunfo consecutivo na competição – até os 45 minutos da etapa final. Nos acréscimos, o Leão da Barra virou para 3 a 2 e levou os três pontos para Salvador.

Mas o roteiro de filme de terror não é inédito na atual edição do Campeonato Brasileiro para o Bota. No primeiro turno, também em casa, a equipe carioca administrava com tranquilidade o marcador de 3 a 1 pra cima do São Paulo. Só que nos minutos finais o Tricolor engatou uma reação incrível diante dos mandantes, que sucumbiram inertes ao inimaginável desfecho do placar de 4 a 3 em favor dos paulistas. Logo, a palavra de ordem em General Severiano é a tolerância zero com os apagões na parte final dos confrontos.

 

BOTAFOGO X CHAPECOENSE

A Chape vai para o duelo na condição de franco-atiradora. Afinal, a responsabilidade de um resultado positivo é toda da equipe de Jair Ventura. No que diz respeito ao preparo físico e foco na competição, há igualdade de condições, já que os dois clubes foram eliminados das demais competições que disputavam em 2017, quando o Brasileirão restou como último compromisso até o desfecho da temporada.

Ambos participaram da Libertadores este ano, mas o Alvinegro demonstra mais condições de voltar à principal competição futebolística do continente no ano que vem. Mesmo na hipoteticamente segura 12ª colocação, o Verdão do Oeste está a apenas dois pontos (32-30) do time que fecha o Z-4, o Sport Recife. Isso significa que uma derrota no Rio aliada a outros resultados na 27ª rodada pode representar o (indesejado) retorno à zona do rebaixamento.

 

RETROSPECTO RECENTE DO CONFRONTO

No Brasileirão do ano passado, a Chapecoense foi absoluta contra o Botafogo, depois de vencer o jogo do turno por 2 a 1, na Arena Condá, e também no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, com o placar de 2 a 0. Porém, em 2017, o Glorioso se impôs fora de casa contra os catarinenses, com um emblemático triunfo por 2 a 0, no dia 18 de junho. Agora no returno, o Time da Estrela Solitária espera repetir o desempenho alcançado pelo Verdão do Oeste no ano passado.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Com o goleiro Gatito Fernández na seleção paraguaia, a volta de Jefferson ao gol alvinegro era a substituição natural, mas o ex-arqueiro do Brasil contraiu uma amigdalite e passou a ser dúvida para o jogo de amanhã (11). Léo Valencia, que está com o Chile nas Eliminatórias, também está fora, mas por ter que cumprir suspensão automática. Sobre o atacante Roger, a cirurgia para retirada de um tumor do rim foi considerada um sucesso. Agora, a expectativa fica em cima do resultado da biopsia. O retorno do artilheiro aos gramados está previsto somente para o ano que vem.

Botafogo: Jefferson (Helton Leite); Arnaldo, Igor Rabello, Joel Carli, Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Brenner – Técnico: Jair Ventura.

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moises Ribeiro, Lucas Mineiro, Canteros e Alan Ruschel; Wellington Paulista e Túlio de Melo – Técnico: Emerson Cris.

 

PALPITE

O Botafogo sabe que se trata de um jogo fundamental na luta para regressar a Libertadores. O tropeço imperdoável da última rodada entrou em uma espécie de “cota de descarte” pela bela campanha que faz o time em 2017. Mas uma nova derrota atrairia nuvens negras e densas sobre o céu de General Severiano. Porém, a equipe de Jair Ventura não sabe o que é má fase ou crise desde que o técnico assumiu. Tudo o que a torcida espera é que o estádio Nilton Santos esteja à prova de apagões. No fim, o Glorioso sai de campo com os três pontos.

 

JOGOS DA 27ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

Quarta-feira, 11 de outubro

  • 19:30 – Botafogo x Chapecoense
  • 19:30 – Atlético-PR x Atlético-GO
  • 21:00 – Corinthians x Coritiba
  • 21:45 – Avaí x Vasco
  • 21:45 – Atlético-MG x São Paulo
  • 21:45 – Grêmio x Cruzeiro

Quinta-feira, 12 de outubro

  • 17:00 – Ponte Preta x Santos
  • 17:00 – Flamengo x Fluminense
  • 17:00 – Vitória x Sport Recife
  • 21:00 – Palmeiras x Bahia

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

  1. Corinthians, 55 – Libertadores
  2. Santos, 47 – Libertadores
  3. Grêmio, 46 – Libertadores
  4. Cruzeiro, 44 – Libertadores via Copa do Brasil
  5. Palmeiras, 43 – Libertadores
  6. Botafogo, 40 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 39 – Pré-Libertadores
  8. Atlético-PR, 34 – Copa Sul-Americana
  9. Atlético-MG, 34 – Copa Sul-Americana
  10. Vasco da Gama, 33 – Copa Sul-Americana
  11. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana
  12. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 31 – Copa Sul-Americana
  14. São Paulo, 31
  15. Ponte Preta, 31
  16. Fluminense, 31
  17. Sport Recife, 30 – Rebaixamento Série B
  18. Avaí, 30 – Rebaixamento Série B
  19. Coritiba, 28 – Rebaixamento Série B
  20. Atlético-GO, 25 – Rebaixamento Série B