Paulista A1

Confronto de estilos marca clássico na semifinal do Campeonato Paulista; veja prognósticos

Foto: AP Photo/Nelson Antoine

Com eliminação do Santos, Palmeiras enfrenta a intrusa Ponte Preta, e São Paulo e Corinthians fazem clássico cheio de interrogações

O Paulistão chega às semifinais e, uma vez mais, sem os quatro grandes na disputa do título – somente três vezes neste século os quatro chegaram juntos às semis. Desta vez, quem ficou de fora foi o Santos, finalista dos últimos nove campeonatos, eliminado pela Ponte Preta nos pênaltis.

A Ponte, apesar de ser um time de primeira divisão nacional, é zebra contra um Palmeiras em estado de graça. No clássico entre São Paulo e Corinthians, um verdadeiro confronto de estilos.

 

PONTE PRETA X PALMEIRAS

A Ponte é sempre forte em Campinas, mas o Moisés Lucarelli não tem sido um estádio de muitas tristezas para o Palmeiras. O jogo abre as semifinais às 16h do domingo.

Em jogo da última rodada da fase de classificação, a Ponte venceu o Palmeiras por 1 a 0, mas era uma partida em que tudo já estava definido para os clubes e o campeão brasileiro atuou com reservas. Antes disso, um retrospecto de equilíbrio. Nos últimos 13 jogos entre eles em Campinas, desde 2003, são cinco vitórias da Ponte, quatro do Palmeiras e quatro empates.

O curioso é que fora de casa a Ponte costuma complicar o Palmeiras. Nos três jogos entre eles no Allianz Parque, um empate e duas vitórias da Macaca.

A Ponte teve a vantagem de descansar durante a semana, enquanto o Palmeiras teve um jogo de extrema intensidade na quarta-feira à noite, vencendo o Peñarol por 3 a 2 pela Libertadores da América, com direito a gol aos 54min da etaoa final.

Desde o retorno de Gilson Kleina ao comando, a Ponte venceu três jogos no Paulista, empatou uma pela Sul-Americana e perdeu do Santos, mas levou a vaga nos pênaltis. Sofreu apenas dois gols em cinco partidas, mostrando solidez defensiva e a proposta de fazer transição rápida para o bom Pottker.

Mesmo em casa, a Ponte deve apostar na defesa para segurar um Palmeiras que é tido como melhor time do Brasil, com um elenco completo e cheio de opções. Eduardo Baptista, ex-treinador da Ponte, avisou que o desgaste físico definirá a escalação do Verdão no domingo. O Palmeiras ganhou apenas um dos últimos 20 campeonatos estaduais, o que faz com o que o Paulistão não possa ser desprezado.

O Palmeiras, com Baptista, é um time de posse de bola, construção de jogo e volume. Vai agredir.

Prognóstico: Ponte Preta 1 x 2 Palmeiras

 

SÃO PAULO X CORINTHIANS

Um confronto de estilos em um clássico que certamente determinará um “antes e depois” na carreira de dois jovens técnicos. O Corinthians, de Fábio Carille, tem a melhor defesa do Paulistão, é um time que se sente muito melhor quando agredido e com espaços para contra atacar. Está se acertando na temporada. O São Paulo, de Rogério Ceni, é o melhor ataque da competição, gosta da posse de bola e de ditar o ritmo dos jogos.

O São Paulo venceu apenas duas das últimas 13 partidas que fez contra o rival pelo Campeonato Paulista e amarga um jejum de 12 anos sem vencer a competição. No Morumbi, as vitórias pelo Brasileirão (4 a 0, ano passado) e pela Libertadores (2 a 0 em 2015) foram as únicas duas do São Paulo nas últimas 15 vezes que recebeu o clássico (período de dez anos).

No meio de semana, pela Copa do Brasil, o Corinthians soube sofrer e, mesmo sem Jô e Jadson, poupados para o clássico, arrumou um bom empate por 1 a 1 com o Internacional, em Porto Alegre. Já o São Paulo jogou na quinta à noite e perdeu em casa para o Cruzeiro por 2 a 0. Um jogo em que teve posse de bola, mas criou e finalizou pouco a gol. Foi um time estático, sem movimentação, associações e triangulações para furar a defesa.

Jogando em casa, Ceni já adiantou que seu time atuará da mesma maneira, propondo o jogo e controlando a posse. O Corinthians tentará se defender e contra atacar, como fez o Cruzeiro com sucesso.

Prognóstico: São Paulo 0 x 0 Corinthians. Jogo chato de doer.