Brasileirão Série A

Prognóstico para Santos x Ponte Preta, jogo da 8ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Ivan Storti / Santos FC

Santos vem embalado para seguir em alta e brilhar em um palco diferente do comum – o bom e velho Pacaembu

O Brasileirão 2017 abre a sua oitava rodada neste sábado (17) com a realização de três jogos – e um deles é um duelo de alvinegros do Estado de São Paulo que tem tudo para dar o que falar.

Quinto colocado na competição até aqui, o Santos recebe a Ponte Preta às 21h, atualmente na nona posição. Vale lembrar que as duas equipes já estiveram frente a frente em outra ocasião recente e ainda mais decisiva, quando a Macaca eliminou o Peixe nas quartas-de-final do Campeonato Paulista.

A Ponte seguiria na competição até o último jogo, quando enfim perdeu o Paulista para o Corinthians. O Santos também não tem do que reclamar: está ativo e elétrico em busca de seu quarto título na Libertadores da América, enfrentando o Atlético-PR nas oitavas-de-final.

   

SANTOS COM FORÇA DEFENSIVA

Celeiro de grandes atacantes – e podemos ficar só em três, com Pelé, Robinho e Neymar – o Santos neste Campeonato Brasileiro está se caracterizando por outra coisa: por um goleiro descomunal que está brilhando tanto que vem sendo pedido para a Seleção Brasileira.

É Vanderlei, o nome da “Fera da Vila”, embora o Santos nesta rodada vá trocar a Vila Belmiro pelo Pacaembu, onde o time também tem boas coisas do passado e do presente para contar.

“Tenho que manter a naturalidade. Há um bom momento individualmente, mas o que manda é o coletivo. Desde que eu cheguei ao Santos, estou fazendo um bom trabalho. Agora se fala mais sobre convocação por causa de vocês da imprensa. Mas o Brasil tem grandes goleiros. Se eu mantiver a regularidade, vão me observar”, comentou Vanderlei nesta quinta-feira, analisando sua excelente participação contra o Palmeiras na última quarta, quando a equipe estreou o técnico Levir Culpi vencendo o atual campeão brasileiro por 1×0, gol marcado por Kayke.

O Santos chega a este duelo com a Ponte depois de três vitórias seguidas. Duas foram com Elano, o técnico interino que chamou a atenção pela simplicidade e pela eficiência de suas ideias. O ex-coringa comandou o Santos contra Botafogo (1×0) e Atlético-PR (2×0), e Levir Culpi manteve a série positiva com o 1×0 sobre o Palmeiras.

A bagagem leve anima o “Peixe”, mas impede qualquer euforia tomar conta da equipe. “O Brasileiro é muito equilibrado. Todos oscilam, até os favoritos. Mas a oscilação tem que ser curta. Ficamos felizes pelo carinho da torcida, mas tem que continuar mostrando trabalho. Assim, todos vão estar do seu lado. Temos que nos empenhar ao máximo. Queremos nos tornar ídolos, com títulos”, concluiu Vanderlei.

   

DIFICULDADES FORA DE CAMPINAS

A Ponte Preta, por sua vez, terá um adversário extra na noite de sábado: a desconfiança da torcida com seu desempenho fora de casa.

O elenco comandado pelo técnico Gilson Kleina só conquistou um ponto nas quatro partidas realizadas fora de Campinas. Perdeu para Botafogo, Atlético-GO e Chapecoense, e só obteve um empate com o Atlético-MG, que faz campanha sofrível no Brasileirão até aqui, ocupando só a 17ª posição.

Se a defesa do Santos vem sendo um ponto forte da equipe, o mesmo não pode ser dito da Ponte Preta do experiente goleiro Aranha, também de longa passagem pelo Santos.

A Ponte sofreu 11 gols nos sete jogos deste Brasileirão. À sua frente na tabela, só a Chapecoense, a quarta colocada, tem um sistema de contenção tão fraco, levando os mesmos 11 gols.

O ataque, porém, não demonstra estar sentindo falta de William Pottker, contratado pelo Internacional. A “Macaca” soma dez gols marcados – também uma quantidade tímida em comparação a Corinthians (14) e Grêmio (18), mas é um ataque mais positivo, por exemplo, que o do Santos, que tem só sete gols até aqui, média exata de um gol por jogo.

   

PROGNÓSTICO

O “Santos feijão com arroz” está sólido em todas as linhas de campo para vencer mais uma partida como mandante – em que pese ser no Pacaembu, e não na mais acanhada Vila Belmiro. A Ponte Preta já provou que tem capacidade de surpreender os grandes, mas o momento do Peixe é mais positivo. Olhamos para este jogo e enxergamos uma vitória magra do Santos: 1×0. E você? Qual seu palpite?

 

Jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Confira todos os jogos da 8ª rodada do Brasileirão da Série A 2017:

SÁBADO, 17 DE JUNHO

  • 16h – Atlético-GO x Atlético-PR
    Palpite: 2×1 Atlético-PR
  • 19h – Vasco x Avaí
    Palpite: 1×0 Vasco
  • 21h – Santos x Ponte Preta
    Palpite: 1×0 Santos

DOMINGO, 18 DE JUNHO

  • 11h – Coritiba x Corinthians
    Palpite: 1×1
  • 16h – Fluminense x Flamengo
    Palpite: 1×1
  • 16h – São Paulo x Atlético-MG
    Palpite: 2×0 São Paulo
  • 16h – Bahia x Palmeiras
    Palpite: 2×0 Palmeiras
  • 16h – Chapecoense x Botafogo
    Palpite: 2×1 Chape
  • 19h – Sport x Vitória
    Palpite: 3×1 Sport

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JUNHO

  • 20h – Cruzeiro x Grêmio
    Palpite: 0x0