Copa Libertadores

Chapecoense luta pela liderança do Grupo 7 da Libertadores; Botafogo, Santos, Grêmio e Atlético-MG também jogam nesta semana

Foto: Sirli Freitas / Chapecoense / Reprodução

Catarinenses passam por situação curiosa, já que, apesar de ocuparem a lanterna de sua chave, têm os mesmos três pontos do líder, o Lanús

Mais uma semana de jogos decisivos para os brasileiros na Copa Libertadores da América. Mesmo na terceira rodada, cada ponto perdido pode representar a classificação para a fase de mata-mata mais longe. Por isso, mesmo fora de casa, é preciso buscar os três pontos. Aliás, com relação aos cinco times que representam o Brasil na principal competição interclubes das Américas nesta semana, a Chapecoense é a única que jogará diante da torcida, que será fundamental na luta pela recuperação no Grupo 7, em que todos os participantes somam três pontos. O detalhe é que o Verdão do Oeste ocupa a lanterna pelos critérios de desempate.

 

CHAPECOENSE X NACIONAL-URU

Será, com certeza, mais uma noite mágica na Arena Condá. Nesta terça-feira (18), às 21h45 (horário de Brasília), a Chape recebe o Nacional (URU), tricampeão da Libertadores e dono de uma das camisas mais respeitadas do futebol mundial. Está longe de seus dias áureos, apesar de ser o atual líder do campeonato uruguaio. Embalado, o time da casa vem de oito vitórias consecutivas no Campeonato Catarinense, sendo que, no último domingo (16), conquistou a taça Sandro Pallaoro e, assim, garantiu uma vaga na final do Estadual contra o Avaí.

Agora, todas as atenções estão voltadas para a Liberta. Em Chapecó, o Verdão do Oeste perdeu para o Lanús (ARG) na rodada anterior e não pode mais perder pontos em seus domínios, senão a situação pode ficar muito complicada no Grupo 7. Também pela 2ª rodada, os uruguaios perderam para o Zulia (VEN), em pleno estádio Parque Central, por 1 a 0.

Palpite: a Chape vive grande momento em 2017. A expectativa é de que a ótima fase na disputa estadual se reflita na competição sul-americana. E a força da Arena Condá será determinante para a segunda vitória da equipe comandada por Vagner Mancini.

 

SANTA FE-COL X SANTOS

Luta direta pela ponta do Grupo 2, na quarta-feira (19), quando o Santos irá até a Colômbia encarar o Santa Fe (COL), às 21h45 (horário de Brasília), no estádio El Campín. A equipe paulista ocupa a primeira colocação, com quatro pontos, um a mais que os colombianos. Resta saber de que lado a força divina estará, já que o nome dos dois clubes sugere uma proteção diferenciada. A realidade é que o Peixe tem decepcionado a torcida com um rendimento até certo ponto irregular, quando foi eliminado nas quartas de final do Paulistão pela Ponte Preta.

Palpite: o Santos não está com a confiabilidade nas alturas. Lucas Lima está devendo uma atuação condizente com o que se espera dele. Está faltando encaixe ao Peixe versão 2017. Mesmo assim, dá para trazer um pontinho importante da Colômbia.

 

LIBERTAD-PAR X ATLÉTICO-MG

Jogando em Assunção, o Libertad (PAR) é sempre um time perigoso. Também às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira, o Galo irá encarar os paraguaios, que têm apenas um ponto no Grupo 6 – do qual o Atlético-MG lidera com quatro. Com um elenco fortíssimo, em que Fred e Robinho são os grandes destaques, as chances de os mineiros voltarem para Belo Horizonte com os três pontos na bagagem ganham contornos animadores.

Palpite: não é de hoje que o Galo virou especialista na Libertadores. A experiência do time vai fazer a diferença no estádio Nicolás Leoz. Vai dar Atlético!

 

GUARANÍ-PAR X GRÊMIO

Na quinta-feira (20), teremos o choque dos líderes do Grupo 8, entre o Grêmio e o Guaraní (PAR), no estádio Defensores Del Chaco, na capital paraguaia, às 19h30 (horário de Brasília). Com 100% de aproveitamento na chave, os dois clubes podem continuar dividindo a tabela caso fiquem no empate. Aliás, trata-se de um bom resultado para os gaúchos, haja vista que o Cacique é o vice-líder do campeonato nacional.

Palpite: o Guaraní vai com tudo pra cima do Grêmio de Renato Gaúcho. O Tricolor Imortal é uma equipe bem arrumada, mas está longe de ser um colosso. O marcador igual está de bom tamanho.

 

BARCELONA DE GUAYAQUIL-EQU X BOTAFOGO

Quem segura o Glorioso na Libertadores de 2017? Muitos críticos duvidaram que o Botafogo passasse da fase de grupos, mas o Alvinegro superou Colo-Colo (CHI) e Olimpia (PAR). Após duas rodada no Grupo 1, a equipe de Jair Ventura já derrotou o Estudiantes, no Rio, e o Atlético Nacional, atual campeão da competição, em Medellín, na semana passada. Também nesta quinta-feira, mas às 21h45 (horário de Brasília), os cariocas vão ao Equador, mais precisamente em Guayaquil, encarar o Barcelona, que também está com seis pontos na chave. Parada duríssima à vista! E quando não foi assim este ano?

Palpite: quando a fase é iluminada, é melhor não ir na contramão. Mais uma boa vitória do Bota no horizonte.

 

Demais jogos da 3ª rodada da Libertadores nesta semana:

  • 18/04 – 21:00 – Lanús x Zulia
  • 18/04 – 21:00 – Sporting Cristal x The Strongest
  • 19/04 – 19:30 – Estudiantes x Atlético Nacional
  • 19/04 – 21:00 – Zamora x Deportes Iquique
  • 20/04 – 19:30 – Godoy Cruz x Sport Boys
  • 20/04 – 21:00 – Independiente Medellín x Melgar