Carioca

Carioca tem o Fla perto do primeiro lugar do grupo e Vasco com risco de eliminação; veja prognósticos

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Focado na Libertadores e eliminado na rodada passada, Botafogo irá apenas cumprir tabela; Flu já está com a primeira posição do Grupo C assegurada

Chegamos à última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. E duas disputas irão dividir as atenções dos torcedores. De um lado, Flamengo e Madureira, já classificados para as semifinais, lutarão pelo primeiro lugar do Grupo B. Na Chave C, Vasco e Volta Redonda aparecem empatados com seis pontos e são os únicos que têm chances de beliscarem a última vaga, já que o Fluminense, líder com 12 pontos, está garantido na ponta da tabela e com a vantagem de jogar por um empate para chegar à decisão da Taça GB, na fase seguinte.

 

FLAMENGO X MADUREIRA

O Madureira superou todas as expectativa na Taça Guanabara. Afinal, o Tricolor Suburbano faz uma campanha impecável até o momento, quando perdeu apenas dois pontos, depois do empate contra o Nova Iguaçu. Treinado pelo experiente Paulo César Gusmão, o Madura eliminou o Botafogo, que abriu mão da competição, ao colocar os reservas em campo, por priorizar a pré-Libertadores. Mas na única partida em que foi com força máxima, na primeira rodada, o Glorioso foi derrotado pelo time de Conselheiro Galvão por 2 a 0, com direito a gol do veterano Souza Caveirão, conhecido carrasco alvinegro.

No próximo domingo (19), às 17h (horário de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Madureira enfrentará o líder do Grupo B, Flamengo, invicto com 100% de aproveitamento na competição. Mas a cereja do bolo da campanha do Tricolor Suburbano pode ser, justamente, tomar a liderança da chave e conquistar o direito de buscar uma vaga na decisão com um placar igual na semifinal, quando o primeiro colocado do B pega o segundo da Chave C.

Ao que tudo indica, o Fla vai com força máxima para o confronto, já que usou os reservas, ontem (16), na partida em que venceu o América-MG, por 1 a 0, pela Copa da Primeira Liga. Mas o duelo entre o rubro-negro e o Madura promete ser muito interessante, apesar de que o time titular de Zé Renato é um dos mais fortes do Brasil e da América do Sul. O segundo lugar já está de ótimo tamanho para os jogadores de PC Gusmão, pois os flamenguistas dificilmente se prestarão ao vexame de deixar a ponta da tabela escapar.

Odds: Flamengo (1.35), Madureira (7.67), empate (4.81).

 

VASCO X PORTUGUESA-RJ

Quando alguém faz um passeio de Bugre nas dunas de Natal-RN, uma pergunta clássica feita pelo motorista é: “com ou sem emoção?” No caso da Vasco, o sofrido torcedor vê a equipe chegar à última rodada do Grupo C com reais chances de eliminação. Portanto, altas doses de adrenalina para acompanhar a saga cruzmaltina rumo à semifinal. Uma coisa é certa: o máximo que o Gigante da Colina pode alcançar é o segundo posto, já que o Fluminense não perdeu um ponto sequer e assegurou o primeiro lugar, a qualificação para a sequência da competição e a vantagem do empate contra o vice-líder da outra chave na semifinal. Lembrando que a próxima fase será disputada em jogo único.

Após o término da quarta rodada, os vascaínos conseguiram se manter no segundo lugar, com seis pontos. Mas ao perder para o Volta Redonda, os cruzmaltinos viram o time da Cidade do Aço igualar a sua pontuação, só que com número de vitórias inferior, principal critério de desempate da Taça Guanabara. Logo, basta ao Vasco derrotar a Portuguesa da Ilha do Governador (desfecho praticamente certo), na penúltima colocação e sem chances de classificação, para carimbar o passaporte rumo à semifinal. O duelo acontece no sábado, às 16h30 (horário de Brasília) do próximo sábado.

Odds: Vasco (1.24), Portuguesa (8.92), empate (5.85).

 

FLUMINENSE X VOLTA REDONDA

No mesmo dia e hora, o Fluminense enfrentará o Volta Redonda, em Moça Bonita. Será que o Tricolor das Laranjeiras vai prejudicar o arquirrival Vasco e, de quebra, beneficiar o Voltaço? Mesmo com uma possível derrota, o Flu não pode ser mais alcançado na liderança do Grupo C. O resultado negativo, aliado a um empate do Vasco, decretaria a passagem da equipe da Cidade do Aço para a semifinal da Taça GB. Mas é bem difícil o técnico Abel Braga abrir mão de mais três pontos.

Odds: Fluminense (1.54), Volta Redonda (4.89), empate (4.05).

 

BOAVISTA X BOTAFOGO

Situação: confronto pelo Grupo B entre dois clubes eliminados, que farão apenas um tira-teima pelo terceiro lugar. Mais uma vez, por conta do confronto decisivo contra o Olimpia, na quarta-feira da próxima semana, pela Libertadores, o Botafogo escalará os reservas para encarar o Boavista de Joel Santana.

Odds: Boavista (3.11), Botafogo (2.13), empate (5.85)

 

Demais jogos da última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara:

  • 18/02 – 16h30: Nova Iguaçu (2.23), Macaé (2.93), empate (3.44)
  • 18/02 – 16h30: Resende (1.79), Bangu (4.25), empate (3.49)