NBA

Briga entre jogadores marca vitória do Washington Wizards sobre o Boston Celtics

Foto: Greg Fiume/Getty Images

Agressiva – às vezes violenta -, a série agora está 2-1 Celtics

Estava na cara, e as previsões se confirmaram em Washington nesta quinta (4), na vitória dos Wizards por 116×89 sobre o Boston Celtics. Em um duelo agressivo e repleto de faltas flagrantes, os dois times se envolveram em uma triste briga generalizada.

Ela ocorreu no começo do segundo quarto, quando a vantagem dos Wizards já era de 45×24. Kelly Oubre Jr., do Washington, se irritou com um bloqueio do xará Kelly Olynyk, do Boston, e o jogou no chão, iniciando um empurra-empurra que precisou ser contido pela arbitragem e pelos demais jogadores. Oubre Jr. foi expulso e não retornou mais.

A série agora está 2-1 Celtics, e o Washington contou com um inesperado aliado no duelo desta quinta: o dente quebrado de Isaiah Thomas, que caiu da boca logo no começo e fez o astro do Boston passar tempo excessivo no banco de reservas. Quando ia para a quadra, seu desempenho era bem abaixo do normal. Depois de marcar 53 pontos do Jogo 2, Isaiah fez apenas 13 na partida de Washington, atuando por 29 minutos, bem aquém da sua média de 36.

É bem provável que Isaiah jogue banguela o restante do playoff, o que lhe dará um aspecto ainda mais curioso. Seu 1,73 metro já o deixa bastante fora do estereótipo do jogador da NBA, e a “janelinha” nos dentes da frente vai lhe conferir um ar juvenil difícil de ver em qualquer outro esporte.

O mais provável é que ele use um protetor bucal, já utilizado na NBA e bastante comum nas lutas. Mas voltar ao dentista é algo que ele não deve mais fazer. Thomas passou 11 horas em cirurgia entre segunda e terça, e a solução do problema só vai ocorrer depois do playoff, quando o jogador terá o repouso necessário para que a intervenção tenha real efeito.

Livre da concorrência de seu talentoso rival, coube ao armador John Wall comandar o jogo dos Wizards, que anularam o Boston e protagonizaram um massacre difícil de prever.

O placar do primeiro quarto já indicava a surra que estava a caminho. O Washington cravou 39×17, comandando as ações e fazendo os Celtics sentirem no uniforme toda a dificuldade de atuar sem Isaiah Thomas, que precisou suturar a boca ainda no início do jogo.

No último quarto, com a vitória do Washington já decretada, veio o segundo grande desentendimento da partida, entre Terry Rozier (Celtics) e Brandon Jennings (Wizards), que trocaram encontrões e acabaram também sendo expulsos. Até Brad Stevens, técnico do Boston, foi advertido logo em seguida.

O placar final de 116×89 certificou a vitória mais folgada neste playoff. É bom o Boston abrir o olho e concentrar seus esforços na recuperação de Isaiah Thomas. Se ele não estiver 100%, e é provável que o Washington faça de tudo para testar seu corpo até o final da série, a chance de reviravolta nesta semifinal é muito grande. O próximo capítulo vai ser às 19h30 de domingo. Está com cheiro de 2-2. Imperdível.

 

Em 24 segundos…

…Imperdível, ou melhor, imbatível, é o Golden State até aqui, já livrando 2-0 sobre o Utah Jazz.

…O placar de 115×104 teve requintes de crueldade. Os Warriors começaram com tudo e atingiram 33×15 no primeiro quarto, com os três períodos a seguir servindo apenas para controlar a distância obtida.
…O quarteto mágico do GSW brilhou outra vez. Kevin Durant foi o cestinha do time e o destaque (25 pontos, 11 rebotes e 7 assistências).

…O cestinha geral foi Gordon Hayward, com 33 pontos. Rudy Gobert também fez bonito, com 16 pontos e 16 rebotes.

…E Tony Parker vai mesmo perder o playoff. O armador dos Spurs sofreu uma ruptura no tendão do quadríceps esquerdo e só volta a jogar na próxima temporada.

…Sem ele, o jogo estruturado dos Spurs vai sofrer um bocado. A alternativa vai ser contar com a experiência do argentino Manu Ginóbili, outro tipo de jogador, mas essencial para fazer os companheiros dosarem suas energias. As respostas começarão a vir já a partir das 22h30.

 

Os jogos da NBA nesta sexta-feira são:

  • 20h00 – Toronto Raptors x Cleveland Cavaliers (Cavs 2-0)
  • 22h30 – Houston Rockets x San Antonio Spurs (1-1)

 

No sábado:

  • 21h30 – Utah Jazz x Golden State Warriors (Warriors 2-0)

 

E no domingo:

  • 16h30 – Toronto Raptors x Cleveland Cavaliers
  • 19h30 – Washington Wizards x Boston Celtics (Celtics 2-1)
  • 22h00 – Houston Rockets x San Antonio Spurs