Brasileirão Série A

Brasileirão: o Corinthians já é campeão, ou dá para acreditar na virada do Santos?

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Vitória do Timão por 3×2 sobre o Palmeiras em Itaquera praticamente define o campeonato. E para ajudar o Alvinegro, a tabela é bem favorável…

O Corinthians está bem perto de conquistar o seu sétimo título brasileiro. Ganhando com autoridade do Palmeiras por 3×2 na Arena Corinthians, em Itaquera, neste domingo (5), a sensação que a equipe passou para o seu fanático torcedor é que a questão agora é de “quando o time vai ser campeão”, e não “se vai ser ou não”.

O Timão está com 62 pontos, seis a mais que o Santos (com 56), o segundo colocado. Grêmio (54), Palmeiras (54) e Cruzeiro (51) completam os cinco primeiros e são praticamente espectadores desta disputa que ainda espera seis jogos até o fim.

 

Vantagem na pontuação e na tabela

Como se não bastasse a margem na ponta que o Corinthians passa a manter a partir desta 32ª rodada, o time tem também adversários bem mais “acessíveis” que o Santos até o final da competição. Cada um joga três vezes em casa e três como visitante nessas seis rodadas, mas convém olhar para o percurso dos dois alvinegros paulistas em busca do disco final.

O Corinthians enfrenta os seguintes adversários, pela ordem das rodadas: Atlético-PR (fora), Avaí, Fluminense (ambos em casa), Flamengo (fora), Atlético-MG (casa) e Sport (fora). De todos, o que está com uma posição melhor até aqui é o Flamengo, o sétimo no campeonato. Somando todas as posições atuais dos adversários, digamos que o Corinthians enfrentaria um 13º colocado no geral, pois a média das colocações dos seus rivais até aqui é exatamente 12,8.

O Santos, por sua vez, encararia o 10º. A tabela do time do novato técnico Elano – ainda tem mais essa! – prevê jogos contra Vasco (casa), Chapecoense, Bahia (ambos fora), Grêmio (casa), Flamengo (fora) e Avaí (18, casa).

Tal cálculo é só um indicativo, claro, mas suficiente lúcido para mostrar como o caminho corintiano para o título está bem aberto. Às vezes, algumas equipes à beira do rebaixamento, na base do desespero, oferecem perigo maior que outras que estão acima na tabela. E times como o Grêmio e o Flamengo, com a cabeça na Libertadores e Sul-Americana, também podem não se opor como o imaginado.

 

E o São Paulo, belisca uma Libertadores?

Quem diria! Sofrendo por meses para fugir da Série B, o São Paulo engatou três vitórias seguidas e agora já está no nono lugar do Brasileirão. E o que é mais impressionante: está com 43 pontos, contra 47 do Flamengo, hoje o sétimo colocado, o último posto a dar vaga no torneio continental do ano que vem.

Se quiser depender apenas de si, basta ao São Paulo seguir somando pontos e apresentr o futebol sólido das últimas rodadas. Três vitórias seguidas é uma sequência para colocar respeito diante de qualquer adversário – especialmente na próxima quinta (9), quando enfrenta, no Morumbi, a sufocada Chapecoense, a 14ª na tabela e ainda com o risco de cair para a Série B.

Se preferir contar com a sorte, o São Paulo nem precisaria subir na classificação. Caso Grêmio e Flamengo ganhem Libertadores e Sul-Americana, o tricolor do Morumbi também seria alçado ao principal torneio do continente em 2018, pois o Grêmio está em quarto, com o Flamengo em sétimo até aqui no Brasileirão.

 

Z-4 já é quase um Z-2

Vitória (34) e Atlético-GO (27) infelizmente parecem condenados à Série B. A pontuação do Vitória nem é tão desesperadora, mas a equipe em campo não deu sinais de que vai subir. Com os dois times praticamente agarrados no fundo da tabela, resta saber quais serão os outros a cair, e a briga tem três times muito complicados e um outro que ainda precisa nadar um pouco para respirar mais aliviado.

Ponte Preta e Avaí, ambos com 35 pontos, seriam as duas equipes que hoje cairiam juntas com Vitória e Atlético-GO. Mas Sport (também 35), Coritiba (38) e Chapecoense (39) também precisam ficar espertas.

Seja qual for a combinação, o Brasileirão 2017 não deve contar com o rebaixamento de mais de uma equipe do mesmo Estado. A única possibilidade de isso acontecer é se Avaí e Chape caírem juntos, mas a possibilidade é mesmo apenas uma entre uma grande variedade de combinações.

 

Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 4 de novembro

  • Santos 3×1 Atlético-MG
  • Botafogo 1×2 Fluminense
  • Atlético-GO 0x1 São Paulo
  • Coritiba 4×0 Avaí

Domingo, 5 de novembro

  • Corinthians 3×2 Palmeiras
  • Cruzeiro 1×0 Atlético-PR
  • Grêmio 3×1 Flamengo
  • Bahia 2×0 Ponte Preta
  • Vasco 1×1 Vitória
  • Chapecoense 1×1 Sport

 

Jogos da 33ª rodada

Quarta-feira, 8 de novembro

  • 19:30 – Ponte Preta x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:30 – Avaí x Bahia – Palpite: Empate
  • 21:00 – Sport x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 21:00 – Atlético-PR x Corinthians – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 21:45 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Santos x Vasco da Gama – Palpite: Santos

Quinta-feira, 9 de novembro

  • 20:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
  • 20:00 – Atlético-MG x Atlético-GO – Palpite: Atlético-MG
  • 21:00 – Fluminense x Coritiba – Palpite: Fluminense

 

Como apostar na futebol 2021